ARQUIVO DE CRÍTICAS (J até Z)

Consulte o arquivo de A a I

* * *

Jalla! Jalla!, de Josef Fares (Suécia, 2001)

Janela da Alma, de João Jardim e Walter Carvalho (Brasil, 2001)

Jantar, O, de Ettore Scola (Itália/França, 1998)

Jardineiro Fiel, O, de Fernando Meirelles (Inglaterra, 2005)

Joana d'Arc, de Luc Besson (EUA/França, 1999)

Jogo de Cena, de Eduardo Coutinho (Brasil, 2007)

Jogo de Espiões, de Tony Scott (EUA, 2001)

Jogo de Sedução, de Matthew Parkhill (Inglaterra/Espanha, 2003)

Jogo dos Espíritos, O, de Marcus Adams (EUA/Inglaterra, 2002)

Jogo Subterrâneo, de Roberto Gervitz (Brasil, 2005)

Jogos do Poder, de Mike Nichols (EUA, 2007)

Jogos Mortais, de James Wan (EUA, 2004)

Jogos Mortais 2, de Darren Lynn Bousman (EUA, 2005)

Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes, de Guy Ritchie (Inglaterra, 1999)

Johnny English, de Peter Howitt (Inglaterra, 2003)

Johnny e June, de James Mangold (EUA, 2005)

Jornada de James para Jerusalém, A, de Ra'anan Alexandrowicz (Israel, 2003)

Jovem Sedutor, Um, de Gary Winick (EUA, 2003)

Judy Berlin, de Eric Mendehlson (EUA, 1998)

Juízo, de Maria Augusta Ramos (Brasil, 2008)

Jumper, de Doug Liman (EUA, 2008)

Juno, de Jason Reitman (EUA, 2007)

Jurassic Park 3, de Joe Johnston (EUA, 2001)

Júri, O, de Gary Fleder (EUA, 2003)

Justiça, de Maria Augusta Ramos (Brasil, 2004)

Kamchatka, de Marcelo Piñeyro (Argentina, 2002)

Kate e Leopold, de James Mangold (EUA, 2002)

Ken Park, de Larry Clark (EUA, 2002)

Kill Bill, Volume 1, de Quentin Tarantino (EUA, 2003)

Kill Bill – Volume 2, de Quentin Tarantino (EUA, 2004)

Killshot - Tiro Certo, de John Madden (EUA, 2008) 

King Kong, de Peter Jackson (EUA, 2005) – texto 1; texto 2

Kinsey – Vamos Falar de Sexo, de Bill Condon (EUA, 2004)

Kippur – O Dia do Perdão, de Amos Gitai (Israel, 2000)

Kiriku e a Feiticeira, de Michel Ocelot (França, 1999)

Labirinto do Fauno, O, de Guillermo del Toro (México/Espanha/EUA, 2006)

Lado Selvagem, de Sebastien Lipschitz (França, 2004)

Ladrão, O, de Pavel Chukrai (Rússia/França, 1997)

Lady Chatterley, de Pascale Ferran (França/Bélgica/Inglaterra, 2006)

Lance de Sorte, de Neil Jordan (Inglaterra/França/Canadá/Irlanda, 2002)

Lara, de Ana Maria Magalhães (Brasil, 2002)

Lara Croft – Tomb Raider, de Simon West (EUA, 2001)

Lara Croft Tomb Raider – A Origem da Vida, de Jan De Bont (EUA, 2003)

Laura, a Voz de uma Estrela, de Mark Hermann (Inglaterra, 1998)

Laurel Canyon – Rua das Tentações, de Lisa Cholodenko (EUA, 2002)

Lavoura Arcaica, de Luiz Fernando Carvalho (Brasil, 2001)

Legalmente Loira, de Robert Luketic (EUA, 2001)

Legalmente Loira 2, de Charles Herman-Wurmfeld (EUA, 2003)

Leila, de Dariush Mehrjui (Irã, 1997)

Leis da Família, As, de Daniel Burman (Argentina, 2006)

Lembranças de um Verão, de Scott Hicks (EUA, 2001)

Lemming - Instinto Animal, de Dominik Moll (França, 2005)

Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça, A, de Tim Burton (EUA, 1999)

Lenda do Pianista do Mar, A, de Giuseppe Tornatore (EUA, 1999)

Lenda do Tesouro Perdido, A, de Jon Turtletaub (EUA, 2004)

Lendas da Vida, de Robert Redford (EUA, 2000)

Lenhador, O, de Nicole Kassel (EUA, 2004)

Leões e Cordeiros, de Robert Redford (EUA, 2007)

Leste/Oeste – O Amor no Exílio, de Régis Wargnier (França/Rússia/Espanha/Bulgária, 1999)

Liam, de Stephen Frears (Inglaterra, 2000)

Libertino, O, de Laurence Dunmore (EUA, 2004)

Lição de Amor, Uma, de Jessie Nelson (EUA, 2001)

Ligado em Você, de Peter e Bobby Farrelly (EUA, 2003)

Liga Extraordinária, A, de Stephen Norrington (EUA, 2002)

Lila Diz, de Ziad Doueiri (França/Inglaterra, 2004)

Limite Vertical, de Martin Campbell (EUA, 2000)

Língua das Mariposas, A, de José Luis Cuerda (Espanha, 1999)

Linha do Tempo, de Richard Donner (EUA, 2003)

Lisbela e o Prisioneiro, de Guel Arraes (Brasil, 2003) – texto 1; texto 2

Little Nicky – Um Diabo Diferente, de Steven Brill (EUA, 2000)

Livro da Vida, O, de Hal Hartley (EUA, 1998)

Lixo e a Fúria, O, de Julien Temple (Inglaterra, 2000)

Lobo, O, de Miguel Courtois (Espanha, 2004)

London River - Destinos Cruzados, de Rachid Bouchareb (Reino Unido/França/Argélia, 2009)

Longe do Paraíso, de Todd Haynes (EUA, 2002)

Looney Tunes: De Volta à Ação, de Joe Dante (EUA, 2003)

Lost Zweig, de Sylvio Back (Brasil, 2003)

Loucos do Alabama, de Antonio Banderas (EUA, 1999)

Loucuras de Dick e Jane, As , de Dean Parisot (EUA, 2005)

Lugar na Platéia, Um, de Danièle Thompson (França, 2006)

Lugar Nenhum na África, de Caroline Link (Alemanha, 2002)

Lugares Comuns, de Adolfo Aristarain (Argentina, 2003)

Lula e a Baleia, A, de Noah Bambauch (EUA, 2005)

Luta pela Esperança, A, de Ron Howard (EUA, 2005)

Lutador, O, de Darren Aronofsky (EUA, 2008)

Luz Silenciosa, de Carlos Reygadas (México/França/Holanda, 2007)

Luzes de um Verão, As, de Tran Ahn Hung (França/Vietnã, 2000)

Má Educação, de Pedro Almodóvar (Espanha, 2004) – texto1; texto 2

Maborosi – A Luz da Ilusão, de Hirokazu Kore Eda (Japão, 1995)

Maçã, A, de Samira Makhmalbaf (Irã/França, 1998)

Machuca, de Andrés Wood (Chile/Espanha, 2004)

Madagascar, de Eric Darnell e Tom McGrath (EUA, 2005)

Madame Satã, de Karim Ainouz (Brasil, 2002)

Madrugada dos Mortos, de Zack Snyder (EUA, 2004)

Máfia Volta ao Divã, A, de Harold Ramis (EUA, 2002)

Mágico, O, de Sylvain Chomet (Reino Unido/França, 2010)

Magnólia, de Paul Thomas Anderson (EUA, 1999)

Mais uma Vez Amor, de Rosane Svartman (Brasil, 2005)

Mais Estranho que a Ficção, de Marc Forster (EUA, 2006)

Maior Amor do Mundo, O, de Cacá Diegues (Brasil, 2006)

Maldição da Flor Dourada, A, de Zhang Yimou (China, 2006)

Malditas Aranhas, de Ellory Elkayem (EUA, 2002)

Maldito Coração, de Asia Argento (EUA, 2004)

Malena, de Giuseppe Tornatore (Itália, 2000)

Manderlay, de Lars Von Trier (Dinamarca/Suécia/ Holanda/França/Alemanha/EUA, 2005) – texto 1; texto 2

Mansão Mal-Assombrada, A, de Rob Minkoff (EUA, 2003)

Mão do Diabo, A, de Bill Paxton (EUA, 2001)

Mar Aberto, de Chris Kentis (EUA, 2004)

Mar Adentro, de Alejandro Amenábar (Espanha/Itália/França, 2004)

Mar de Fogo, de Joe Johnston (EUA, 2004)

Marcas da Vida, de Andrea Arnold (Inglaterra, 2006)

Marcas da Violência, de David Cronenberg (EUA, 2005) – texto 1; texto 2

Maria, de Abel Ferrara (EUA, 2005)

Maria Antonieta, de Sofia Coppola (EUA, 2006)

Maria Bethânia – Música É Perfume, de Georges Gachot (França/Suíça, 2005)

Maria Cheia de Graça, de Joshua Marston (EUA/Colômbia, 2004)

Maria, Mãe do Filho de Deus, de Moacyr Góes (Brasil, 2003)

Marie-Jo e seus Dois Amores, de Robert Guédiguian (França, 2002)

Mário, de Hermano Penna (Brasil, 1999)

Martelo de Vulcano – Ilha Rá-tim-bum, O, de Eliane Fonseca (Brasil, 2003)

Máquina, A, de João Falcão (Brasil, 2005)

Massacre da Serra Elétrica, O, de Marcus Nispel (EUA, 2003)

Matadores de Velhinhas, de Joel e Ethan Coen (EUA, 2004)

Mata-me de Prazer, de Chen Kaige (EUA, 2002)

Mater Dei, de Vinicius Mainardi (Brasil, 2001)

Matrix, de Larry e Andy Wachowsky (EUA, 1999)

Matrix Reloaded, de Larry e Andy Wachowsky (EUA, 2003)

Matrix Revolutions, de Larry e Andy Wachowsky (EUA, 2003)

Max Payne, de John Moore (EUA, 2008)

Medo e Delírio, de Terry Gilliam (EUA, 1998)

Medos Privados em Lugares Públicos, de Alain Resnais (França, 2006)

Melhores Coisas do Mundo, As, de Laís Bodanzky (Brasil, 2010)

Memoria del Saqueo, de Fernando Solanas (Argentina, 2004)

Memórias em Super-8, de Emir Kusturica (Alemanha/Itália, 2000)

Memórias Póstumas, de André Klotzel (Brasil, 2001)

Menina da Baía dos Anjos, A, de Manuel Pradal (França, 1997)

Menina de Ouro, de Clint Eastwood (EUA, 2004)

Menina Santa, A, de Lucrecia Martel (Argentina/Itália/Holanda/Espanha, 2004)

Meninas Malvadas, de Mark S. Waters (EUA, 2004)

Meninas Superpoderosas, As, de Craig McCraken (EUA, 2002)

Meninos de Deus, de Peter Care (EUA, 2002)

Meninos Não Choram, de Kimberly Pierce (EUA, 1999)

Mens@gem para Você, de Nora Ephron (EUA, 1998)

Mente Brilhante, Uma, de Ron Howard (EUA, 2001)

Mercenários, Os, de Sylvester Stallone (EUA, 2010)

Mergulho Radical, de John Stockwell (EUA, 2005)

Mestre Bimba - A Capoeira Iluminada, de Luiz Fernando Goulart (Brasil, 2007)

Mestre das Armas, O, de Ronni Yu (Hong Kong/China, 2006)

Mestre dos Mares: O Lado Mais Distante do Mundo, de Peter Weir (EUA, 2003)

Meu Amor de Verão, de Pawell Pawlikowski (Inglaterra, 2004)

Meu Nome É Joe
, de Ken Loach (Inglaterra, 1998)

Meu Melhor Inimigo, de Werner Herzog (Alemanha, 1999)

Meu Pequeno Negócio, de Pierre Jolivet (França, 1999)

Meu Primeiro Homem, de Christine Lahti (EUA, 2002)

Meu Tio Matou um Cara, de Jorge Furtado (Brasil, 2004)

Meu Vizinho Mafioso, de Jonathan Lynn (EUA, 1999)

Mexicana, A, de Gore Verbinski (EUA, 2000)

Miami Vice, de Michael Mann (EUA, 2006)

Migração Alada, de Jacques Perrin (França/Itália/Alemanha/Suíça, 2001)

Milagre de Berna, O, de Sonke Wottman (Alemanha, 2004)

Milagre em Juazeiro, de Wolney Oliveira (Brasil, 1999)

Milk, de Gus Van Sant (EUA, 2008)

Minha Vida em Suas Mãos, de José Antônio Garcia (Brasil, 2000)

Minha Vida sem Mim, de Isabel Coixet (Espanha/Canadá, 2003)

Minority Report – A Nova Lei, de Steven Spielberg (EUA, 2002)

Missão Impossível 2, de John Woo (EUA, 2000)

Missão: Marte, de Brian de Palma (EUA, 2000)

Mistério da Libélula, O, de Tom Shadyac (EUA,2002)

Mistério de Lulu, O, de Paul Auster (EUA, 1998)

Mistérios da Carne, de Gregg Araki (EUA, 2005)

Moça com Brinco de Pérola, de Peter Webber (Inglaterra/Luxemburgo, 2003)

Mochila do Mascate, A, de Gabriela Greeb (Brasil, 2005)

Monge à Prova de Balas, O, de Paul Hunter (EUA, 2003)

Monster – Desejo Assassino, de Patty Jenkins (EUA, 2003)

Monstros S.A., de Peter Docter e David Silverman (EUA, 2001)

Morro da Conceição, de Cristiana Grumbach (Brasil, 2005)

Moscou
, de Eduardo Coutinho (Brasil, 2009)

Mother, de Bong Joon-ho (Coréia do Sul, 2009)

Motoqueiros Selvagens, de Walt Becker (EUA, 2007)

Moulin Rouge, de Baz Luhrmann (EUA, 2001)

Mulher e o Atirador de Facas, A, de Patrice Leconte (França, 1999)

Mulher Invisível, A, de Cláudio Torres (Brasil, 2009) 

Mulheres de Adam, As, de Gerard Stembridge (Irlanda/Inglaterra, 2000)

Mulheres do Brasil, de Malu de Martino (Brasil, 2006)

Múmia - Tumba do Imperador Dragão, A, de Rob Cohen (EUA, 2008)

Munique, de Steven Spielberg (EUA, 2005)

Musa, A, de Albert Brooks (EUA, 1999)

Música do Coração, de Wes Craven (EUA, 1999)

Música e o Silêncio, A, de Caroline Link (Alemanha, 1996)

Momento de Afeto, de Alan Rickman (EUA, 1998)

Motoqueiro Fantasma, de Mark Steven Johnson (EUA, 2007)

Mulheres Perfeitas, de Frank Oz (EUA, 2004)

Mulheres Sexo Verdades Mentiras, de Euclydes Marinho (Brasil, 2007)

Mutum, de Sandra Kogut (Brasil, 2007)

Não É Mais um Besteirol Americano, de Joel Gallen (EUA, 2002)

Não se Mova, de Sergio Castellito (Itália/Espanha/Inglaterra, 2004)

Na Cama, de Matías Bize (Chile, 2005)

Na Captura dos Friedmans, de Andrew Jarecki (EUA, 2003)

Na Companhia do Medo, de Mathieu Kassovitz (EUA, 2003)

Nação Fast Food, de Richard Linklater (EUA, 2006)

Não Estou Lá, de Todd Haynes (EUA, 2007) – texto 1; texto 2

Não Por Acaso, de Philippe Barcinski (Brasil, 2006) – texto 1; texto 2

Nas Profundezas do Mar Sem Fim, de Ulu Grosbard (EUA, 1998)

Narradores de Javé, de Eliane Caffé (Brasil, 2003)

Nascidos em Bordéis, de Zana Briski e Ross Kaufman (EUA/ìndia, 2004)

Nathalie X, de Anne Fontaine (França, 2003)

Náufrago, de Robert Zemeckis (EUA, 2000)

Navio Fantasma, de Steve Beck (EUA, 2002)

Nelson Freire, de João Moreira Salles (Brasil, 2003)

Nelson Gonçalves, de Elizeu Ewald (Brasil, 2001)

Nêmesis, de Stuart Baird (EUA, 2002)

Nem Trens, Nem Aviões, de Jos Stelling (Holanda, 1999)

Nenhum a Menos, de Zhang Yimou (China, 1999)

Neste Mundo, de Michael Winterbottom (Inglaterra, 2003)

Netto Perde sua Alma, de Beto Silva e Tabajara Ruas (Brasil, 2001)

Nevoeiro, O, de Frank Darabont (EUA, 2007)

Nicotina, de Hugo Rodriguez (Mexico/Espanha/Argentina, 2003)

Nina, de Heitor Dhalia (Brasil, 2004)

Nine, de Rob Marshall (EUA/Itália, 2009)

Ninguém É Perfeito, de Joel Schumacher (EUA, 1999)

Ninguém Escreve ao Coronel, de Arturo Ripstein (México/Espanha/França, 1999) – texto 1; texto 2

Ninguém Pode Saber, de Hirokazu Kore-eda (Japão, 2004)

Ninja Assassino, de James McTiegue (EUA/Alemanha, 2009)

No Meio da Rua, de Antonio Carlos da Fontoura (Brasil, 2006)

No Meu Lugar, de Eduardo Valente (Brasil, 2009)

Noel, o Poeta da Vila, de Ricardo Van Steen (Brasil, 2007)

Noiva-Cadáver, A, de Tim Burton (EUA, 2005)

Noiva de Chucky, A, de Ronny Yu (EUA, 1998)

Nome Próprio, de Murilo Salles (Brasil, 2008)

Os Normais – O Filme, de José Alvarenga Jr. (Brasil, 2003)

Nós Que Aqui Estamos, Por Vós Esperamos, de Marcelo Masagão (Brasil, 1998)

Nossa Música, de Jean-Luc Godard (França/Suiça, 2004)

Notas Sobre um Escândalo, de Richard Eyre (Inglaterra, 2006)

Nova Cinderela, A, de Mark Rosman (EUA, 2004)

Nova Onda do Imperador, A, de Mark Dindal (EUA, 2000)

Novas Roupas do Imperador, As, de Alan Taylor (Inglaterra/Alemanha/Itália, 2001)

Novato, O, de Roger Donaldson (EUA, 2003)

Nove Rainhas, de Fabián Belinsky (Argentina, 2001)

Novo Mundo, de Emanuele Crialese (Itália/França, 2006)

Novo Mundo, O, de Terrence Malick (EUA, 2005)

Núcleo – Missão ao Centro da Terra, O, de Jon Amiel (EUA, 2003)

Nunca É Tarde Para Amar, de Amy Heckerling (EUA, 2007)

Nunca Fui Beijada, de Raja Gosnell (EUA, 1999)

Nuvem, A, de Fernando Solanas (Argentina, 1998)

Ó Pai, Ó, de Monique Gardenberg (Brasil, 2007)

Obrigado por Fumar, de Jason Reitman (EUA, 2005)

Ódiquê?, de Felipe Joffily (Brasil, 2004) – texto 1; texto 2

Oitava Cor do Arco-Íris, A
, de Amauri Tangará (Brasil, 2004)

Oito Milímetros, de Joel Schumacher (EUA, 1998)

Old Boy, de Park Chan-Wook (Coréia do Sul, 2004)

Olga, de Jayme Monjardim (Brasil, 2004)

Olhar da Inocência, O, de Jean Becker (França, 1999)

Olho que Tudo Vê, O, de Marc Evans (Inglaterra/EUA, 2002)

Olhos Famintos, de Victor Salva (EUA, 2001)

Oliver Twist, de Roman Polanski (Grã Bretanha/França/República Tcheca, 2005)

Onda dos Sonhos, A, de John Stockwell (EUA, 2002)

Onda no Ar, Uma, de Helvécio Ratton (Brasil, 2002)

Onde Anda Você, de Sérgio Rezende (Brasil, 2004)

Onde a Terra Acaba, de Sérgio Machado (Brasil, 2001)

Onde Fica a Casa do Meu Amigo?, de Abbas Kiarostami (Irã, 1987)

Onde os Fracos Não Têm Vez, de Joel e Ethan Coen (EUA, 2007)

Ônibus 174, de José Padilha (Brasil, 2002) – texto 1; texto 2

Only The Strong Survive, de Chris Hegedus e D.A. Penebaker (EUA, 2003)

Onze Homens e um Segredo, de Steven Soderbergh (EUA, 2001)

Operação Babá, de Adam Shankman (EUA, 2005)

Operário, O, de Brad Anderson (EUA/Espanha, 2004)

O Que Fazer em Caso de Incêndio?, de Gregor Schnitzler (Alemanha, 2001)

Orfeu, de Carlos Diegues (Brasil, 1999)

Orgulho e Preconceito, de Joe Wright (França/Inglaterra, 2005)

Origem, A, de Christopher Nolan (EUA, 2010)

Osama, de Siddiq Barmak (Afeganistão/Japão/Irlanda, 2003)

Ouro Carmim, de Jafar Panahi (Irã, 2003)

Outono em Nova York, de Joan Chen (EUA, 2000)

Outra, A, de Youssef Chahine (Egito, 1999)

Outra História Americana, A, de Tony Kaye (EUA, 1998)

Outras Histórias, de Pedro Bial (Brasil, 1999)

Outro Lado da Rua, O, de Marcos Bernstein (Brasil, 2004)

Os Outros, de Alejandro Amenábar (EUA/Espanha, 2001)

Pacto de Justiça, de Kevin Costner (EUA, 2003)

Pacto dos Lobos, O, de Christophe Gans (França, 2001)

Pagamento, O, de John Woo (EUA, 2004)

Paixão à Flor da Pele, de Paul McGuigan (EUA, 2004)

Paixão de Cristo, A, de Mel Gibson (EUA, 2004)

Paixão de Jacobina, A, de Fábio Barreto (Brasil, 2002)

Paixão Perdida, de Walter Hugo Khouri (Brasil, 1998)

Palácio das Ilusões, de Patricia Rozema (EUA, 2000)

Palavra (en)cantada, de Helena Solberg (Brasil, 2008)

Palavra e Utopia, de Manoel de Oliveira (Portugal,2000)

Pânico 2, de Wes Craven (EUA, 1998)

Pânico 3, de Wes Craven (EUA, 2000)

Pânico na Floresta, de Rob Schmidt (EUA, 2003)

Pantaleão e as Visitadoras, de Francisco Lombardi (Peru,1999)

Pântano, O, de Lucrecia Martel (Argentina, 2002)

Panteras, As, de McG (EUA, 2000)

Panteras Detonando, As, de McG (EUA, 2003)

Pânico no Lago, de Steve Miner (EUA, 1999)

Pão e Rosas, de Ken Loach (Inglaterra, 2000)

Pão e Tulipas, de Silvio Soldini (Itália/França, 2000)

Papai Noel às Avessas, de Terry Zwigoff (EUA, 2003)

Para Minha Irmã, de Catherine Breillat (França, 2001)

Para Sempre Lilya, de Lukas Moodysson (Suécia, 2002)

Para Sempre na Minha Vida, de Gabriele Muccino (Itália, 1999)

Paradise Now, de Hany Abu-Assad (França/Alemanha/Holanda/Israel, 2005)

Paraíso, deTom Tykwer (EUA/Inglaterre/Itália/França/Alemanha, 2002)

Paranoid Park, de Gus Van Sant (França/EUA, 2007)

Paris, Te Amo, de vários diretores (Alemanha/França, 2005)

Partilha, A , de Daniel Filho (Brasil, 2001)

Party Monster, de Fenton Bailey e Randy Barbato (EUA, 2003)

Passageiro - Segredos de Adulto, O, de Flávio Tambellini (Brasil, 2006)

Passagem Azul, de Yee Chih-yen (Taiwan/França, 2002)

Passaporte Húngaro, Um, de Sandra Kogut (Brasil/França/Hungria/Bélgica, 2001)

Paulinho da Viola – Meu Tempo É Hoje, de Izabel Jaguaribe (Brasil, 2002)

Pearl Harbor, de Michael Bay (EUA, 2001)

Pecados Íntimos, de Todd Field (EUA, 2006)

Peixe Grande, de Tim Burton (EUA, 2003) – texto 1; texto 2

Pelé Eterno, de Anibal Massaini Neto (Brasil, 2004)

Penetras Bons de Bico, de David Dobkin (EUA, 2005)

Peões, de Eduardo Coutinho (Brasil, 2004)

People – Histórias de Nova York, de Danny Leiner (EUA, 2005)

Pequena Lili, A, de Claude Miller (França, 2003)

Pequena Miss Sunshine, de Jonathan Dayton e Valerie Faris (EUA, 2005)

Pequenos Espiões, de Robert Rodriguez (EUA,2001)

Perfume - A História de um Assassino, de Tom Tykwer (Alemanha/França/Espanha, 2006)

Pergunte ao Pó, de Robert Towne (EUA, 2006)

Perto Demais, de Mike Nichols (EUA, 2004) – texto 1; texto 2

Pessoa é para o que Nasce, A, de Roberto Berliner (Brasil, 2004)

Peter Pan
, de P. J. Hogan (EUA, 2003)

Pi, de Darren Aronofsky (EUA, 1998)

Piaf – Um Hino ao Amor, de Olivier Dahan (França/Reino Unido, 2007)

Pianista, O, de Roman Polanski (França/Inglaterra/Alemanha, 2002)

Pintar ou Fazer Amor, de Arnaud e Jean-Marie Larieu (França, 2005)

Piratas do Caribe – A Maldição do Pérola Negra, de Gore Verbinski (EUA, 2003)

Piratas do Caribe 2 – O Baú da Morte, de Gore Verbinski (EUA, 2006)

Place Vendôme, de Nicole Garcia (França, 1997)

Planeta dos Macacos, O, de Tim Burton (EUA, 2001)

Planeta Vermelho , de Anthony Hoffman (EUA, 2000)

Plano de Vôo, de Robert Schwentke (EUA, 2005)

Plano Perfeito, O, de Sipke Lee (EUA, 2006)

Plano Simples, Um, de Sam Raimi (EUA, 1999)

Plata Quemada, de Marcelo Piñeyro (Argentina, 2000)

Plataforma, de Jia Zhang-ke (China/França/Japão, 2000)

Podecrer!, de Arthur Fontes (Brasil, 2007)

Poder Vai Dançar, O, de Tim Robbins (EUA, 1999) – texto 1; texto 2; texto 3

Poeta de Sete Faces, de Paulo Thiago (Brasil, 2002)

Polaróides Urbanas, de Miguel Falabella (Brasil, 2008)

Polícia, Adjetivo, de Corneliu Porumboiu (Romênia, 2009) - texto 1; texto 2

Pollock, de Ed Harris (EUA, 2000)

Ponte, A, de Eric Steel (EUA/Reino Unido, 2006)

Ponte para Terabítia, de Gabor Csupo (EUA, 2007)

Ponto de Vista, de Pete Travis (EUA, 2008)

Ponto Final, de Woody Allen (EUA/Inglaterra/Luxemburgo, 2005)

Por um Fio, de Joel Schumacher (EUA, 2003)

Por um Sentido na Vida, de Miguel Arteta (EUA, 2002)

Por um Triz, de Carl Franklin (EUA, 2003) – texto 1; texto 2

Porralokinhas, Os, de Lui Farias (Brasil, 2007)

Poucas e Boas, de Woody Allen (EUA, 1999)

Pornógrafo, O, de Bertrand Bonello (França/Canadá, 2001)

Poseidon, de Wolfgang Petersen (EUA, 2006)

Possessão, de Neil Labute (EUA, 2002)

Possuídos, de William Friedkin (EUA, 2006) – textos 1; texto 2

Praia, A, de Danny Boyle (EUA, 1999)

Preciosa, de Lee Daniels (EUA, 2009)

Prefiro o Barulho do Mar, de Mimmo Calopresti (Itália, 2000)

Premonição, de James Wong (EUA, 2000)

Premonição 2, de David R. Ellis (EUA, 2003)

Premonição 3, de James Wong (EUA, 2006)

Prenda-me se for Capaz, de Steven Spielberg (EUA, 2002)

Primavera, Verão, Outono, Inverno, e... Primavera, de Kim Ki-Duk (Coréia, 2003)

Princesas, de Fernando León de Aranoa (Espanha, 2005)

Príncipe, O, de Ugo Giorgetti (Brasil, 2002)

Príncipe do Egito, O, de Brenda Chapman, Steve Hickner e Simon Wells (EUA, 1998)

Príncipes e Princesas, de Michel Ocelot (França, 2000)

Prisioneiro da Grade de Ferro, O, de Paulo Sacramento (Brasil, 2003)

Pro Dia Nascer Feliz, de João Jardim (Brasil, 2006)

Procedimento Operacional Padrão, de Errol Morris (EUA, 2008)

Procura-se um Amor em Barcelona, de Susan Seidelman (Espanha, 2000)

Procurando Nemo, de Andrew Stanton e Lee Unkrich (EUA, 2003)

Produtores, Os, de Susan Stroman (EUA, 2005)

Profecia, A, de John Moore (EUA, 2006)

Professora de Piano, A, de Michael Haneke (Áustria/França, 2001)

Profissão de Risco, de Ted Demme (EUA, 2001)

Proibido Proibir, de Jorge Durán (Brasil, 2006) – texto 1; texto 2

Promessa, A
, de Sean Penn (EUA, 2001)

Promessas de um Novo Mundo, de Justine Shapiro, Carlos Bolado e B. Z. Goldberg (EUA, 2001)

Prova, A de John Madden (EUA, 2005)

Prova de Vida
de Taylor Hackford (EUA, 2000)

Próxima Parada, Wonderland, de Brad Anderson (EUA, 1998)

P.S. Eu Te Amo, de Richard LaGravenese (EUA, 2007)

Psicopata Americano, de Mary Harron (EUA, 2000)

Psicose, de Gus Van Sant (EUA, 1998)

Quanto Vale ou é por Quilo?, de Sérgio Bianchi (Brasil, 2005)

Quarteto Fantástico, de Tim Story (EUA, 2005)

Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado, de Tim Story (EUA, 2007)

Quarto do Filho, O, de Nanni Moretti (Itália, 2001) – texto 1; texto 2

Quarto do Pânico, O, de David Fincher (EUA, 2002)

Quase Dois Irmãos, de Lucia Murat (Brasil, 2004)

Quase Famosos, de Cameron Crowe (EUA, 2000)

Quase Nada, de Sérgio Rezende (Brasil, 2000)

Quase um Segredo, de Jacob Aaron Estes (EUA, 2004)

Quatro Irmãos, de John Singleton (EUA, 2005)

Quatro Plumas, As, de Shekhar Kapur (EUA, 2002)

Que Mulher é Essa?, de Harald Zwart (EUA, 2001)

Que Resta do Tempo, O, de Elia Suleiman (Palestina/França, 2009)

O Que Você Faria?, de Marcelo Piñeyro (Argentina/Espanha/Itália, 2005)

Queimando ao Vento, de Silvio Soldini (Itália/Suiça, 2002)

Queime Depois de Ler, de Joel e Ethan Coen (EUA/Reino Unido/França, 2008)

Quem Quer Ser um Milionário?, de Danny Boyle (Reino Unido, 2008)

Quem Somos Nós?, de Mark Vicente, William Arntz e Betsy Chasse (EUA, 2004)

Querida Wendy, de Thomas Vintenberg (Dinamarca/Alemanha/Inglaterra/França, 2004)

Querido Estranho, de Ricardo Pinto e Silva (Brasil, 2002)

Querô, de Carlos Cortez (Brasil, 2006)

Quem Sabe, de Jacques Rivette (França, 2000)

Quem Sou Eu?, de Jackie Chan (EUA, 1998)

Quero Ficar com Polly, de John Hamburg (EUA, 2004)

Quero Ser John Malkovich, de Spike Jonze (EUA, 1999)

Questão de Imagem, de Agnès Jaoui (França, 2004)

Questão Humana, A, de Nicolas Klotz (França, 2007)

Rambo IV, de Sylvester Stallone (EUA, 2008)

Rainha, A, de Stephen Frears (Inglaterra/França/Itália, 2006)

Raízes do Brasil, de Nelson Pereira dos Santos (Brasil, 2004)

Rap do Pequeno Príncipe Contra as Almas Sebosas, O, de Paulo Caldas e Marcelo Luna (Brasil, 2000)

Ratatouille, de Brad Bird e Bob Peterson (EUA, 2007)

Ray, de Taylor Hackford (EUA, 2004)

Reencarnação, de Jonathan Glazer (EUA, 2004)

Receita para a Máfia, Uma, de Bob Giraldi (EUA, 2000)

Recém-Casados, de Shawn Levy (EUA, 2003)

Reconstrução de um Amor, de Christoffer Boe (Dinamarca, 2003)

Rede Social, A, de David Fincher (EUA, 2011)

Redemoinho, de Dennis Villeneuve (Canadá, 2000)

Redentor, de Cláudio Torres (Brasil, 2004)

Refém de uma Vida, de Pieter Jan Brugge (EUA/Alemanha, 2004)

Refúgio, O, de François Ozon (França, 2009)

Regras da Atração, As, de Roger Avary (EUA, 2002)

Regras do Jogo, de William Friedkin (EUA, 2000)

Rei Está Vivo (Dogma 4), 0, de Kristian Levring (Dinamarca, 2000)

Reino de Fogo, de Rob Bowman (EUA,2002)

Reis e Rainha, de Arnaud Desplechin (França, 2004)

Relação Pornográfica, Uma, de Frédéric Fonteyne (França/Bélgica, 1999)

Réquiem – Um Encontro com Fernando Pessoa, de Alain Tanner (Suiça/Portugal/França, 1998)

Réquiem para um Sonho, de Darren Aronofsky (EUA, 2000)

Resgate do Soldado Ryan, O, de Steven Spielberg (EUA, 1998)

Respiro, de Emanuele Crialese (Itália/França, 2001)

Retorno, O, de Andrey Zvyagintsev (Rússia, 2003)

Retorno do Talentoso Ripley, O, de Liliana Cavani (EUA/Inglaterra/Itália, 2003)

Retratos de Família, de Phil Morrison (EUA, 2005)

Retratos de uma Obsessão, de Mark Romanek (EUA, 2002)

Revelações, de Robert Benton (EUA, 2003)

Riding Giants, de Stacy Peralta (EUA, 2004)

Rio de Jano, de Ana Azevedo, Eduardo Souza Lima e Renata Baldi (Brasil, 2003)

Rios Vermelhos, de Mathieu Kassovitz (França, 2000)

Robôs, de Chris Wedge e Carlos Saldanha (EUA,2005)

Rocha que Voa, de Erik Rocha (Brasil,2002)

Rock Star, de Stephen Herek (EUA, 2001)

Roma, de Adolfo Aristarain (Argentina/Espanha, 2005)

Romance, de Guel Arraes (Brasil, 2008)

Romeu Tem Que Morrer, de Andrzej Bartkowiak (EUA, 2000)

Rua Seis s/nº, de João Batista de Andrade (Brasil, 2003)

Ruas de Casablanca, As, de Nabil Ayouch (Marrocos/França, 2000)

S1m0ne, de Andrew Niccol (EUA, 2002)

Sabor da Melancia, O, de Tsai Ming-liang (Taiwan/França, 2005)

Saída de Mestre, Uma
, de F. Gary Grey (EUA, 2003)

Salomé, de Carlos Saura (Espanha, 2002)

Samsara, de Pan Nalin (Índia/Alemanha/França/Itália, 2001)

Samurai do Entardecer, O, de Yoji Yamada (Japão, 2002)

Saneamento Básico, O Filme, de Jorge Furtado (Brasil, 2007) – texto 1; texto 2

Sangue Negro, de Paul Thomas Anderson (EUA, 2007) – texto 1; texto 2

Sanguinaires – A Ilha do Fim do Milênio, de Laurent Cantet (França, 1998)

Santiago, de João Moreira Salles (Brasil, 2007)

Santitos, de Alejandro Springall (México, 2000)

Santo Forte, de Eduardo Coutinho (Brasil, 1999)

Santos e Demônios, de Dito Montiel (EUA, 2006)

São Jerônimo, de Júlio Bressane (Brasil, 1998)

Scooby-Doo, de Raja Gosnell (EUA, 2002)

Scoop - O Grande Furo, de Woody Allen (EUA/Inglaterra, 2006)

Se Eu Fosse Você, de Daniel Filho (Brasil, 2006)

Seabiscuit – Alma de Herói, de Gary Ross (EUA, 2003)

Secretária, de Steven Shainberg (EUA, 2002) – texto 1; texto 2

Segredo de Brokeback Mountain, O, de Ang Lee (EUA, 2005)

Segredo de Vera Drake, O, de Mike Leigh (Inglaterra, 2004)

Segredos em Família, de Fernando Léon de Aranoa (Espanha, 1996)

Segunda-Feira ao Sol, de Fernando León de Aranoa (Espanha, 2003) – texto 1; texto 2

Seja o Que Deus Quiser!, de Murilo Salles (Brasil, 2002)

Sempre Bela, de Manoel de Oliveira (Portugal/França, 2006) 

Senha: Swordfish, A, de Dominic Sena (EUA, 2001)

Senhor das Armas, O
, de Andrew Niccol (EUA, 2005)

Senhor dos Anéis – A Sociedade do Anel, O, de Peter Jackson (EUA, 2001)

Senhor dos Anéis: As Duas Torres, O, de Peter Jackson (EUA/N.Zelândia, 2002) – texto 1; texto 2

Separações, de Domingos Oliveira (Brasil, 2002)

Separados pelo Casamento, de Peyton Reed (EUA, 2006)

Ser e Ter, de Nicholas Philibert (França, 2002)

Serpentes a Bordo, de David R. Ellis (EUA, 2006)

Serras da Desordem, de Andrea Tonacci (Brasil, 2006)

Seus Amigos, Seus Vizinhos, de Neil Labute (EUA, 1999)

Sétima Vítima, A, de Jaume Balagueró (Espanha/EUA, 2002)

Sétimo Dia, O, de Carlos Saura (Espanha, 2004)

Sexo, Amor e Traição, de Jorge Fernando (Brasil, 2003)

Sexo por Compaixão, de Laura Mañá (Espanha, 2000)

Sexo, Pudor e Lágrimas, de Antonio Serrano (México, 1999)

Sexta-Feira Muito Louca, de Mark Waters (EUA, 2003)

Sexto Dia, O, de Roger Spottiswoode (EUA, 2000)

Sideways – Entre Umas e Outras, de Alexander Payne (EUA, 2004)

Shaft, de John Singleton (EUA, 2000)

Shakespeare Apaixonado, de John Madden (Inglaterra, 1998)

Show de Verão, Um, de Moacyr Góes (Brasil, 2004)

Show Não Pode Parar, O, de Nanette Burnstein e Brett Morgen (EUA, 2002)

Showtime, de Tom Dey (EUA, 2002)

Shrek, de Andrew Adamson e Vicky Jenson (EUA, 2001)

Shrek 2, de Andrew Adamson (EUA, 2004)

Shrek Terceiro, de Chris Miller e Raman Hui (EUA, 2007)

Sicko - $O$ Saúde, de Michael Moore (EUA, 2007)

Signo do Caos, O, de Rogério Sganzerla (Brasil, 2003)

Silêncio de Lorna, O, de Jean-Pierre e Luc Dardenne (Bélgica/França/Itália/Alemanha, 2008)

Simão, o Fantasma Trapalhão, de Paulo Aragão (Brasil, 1998)

Sinbad: A Lenda dos Sete Mares, de Tim Johnson (EUA, 2003)

Simplesmente Amor, de Richard Curtis (Inglaterra, 2003)

Simplesmente Feliz, de Mike Leigh (Reino Unido, 2008)

Simplesmente Martha, de Sandra Nettelbeck (Alemanha, 2001)

Sinais, de M. Night Shyamalan (EUA, 2002)

Sinbad: A Lenda dos Sete Mares, de Tim Johnson (EUA, 2003)

Sin City – A Cidade do Pecado, de Robert Rodriguez e Frank Miller (EUA, 2005)

Snatch – Porcos e Diamantes, de Guy Ritchie (EUA, 2001)

Só Deus Sabe, de Carlos Bolado (Brasil/México, 2005)

Sob a Areia, de François Ozon (França, 2001)

Sob a Névoa da Guerra, de Erroll Morris (EUA, 2003)

Sob o Céu do Líbano, de Randa Chahal Sabag (Líbano/França, 2003)

Sobre Café e Cigarros, de Jim Jarmusch (EUA, 2003)

Sobre Meninos e Lobos, de Clint Eastwood (EUA, 2003)

Sobrevivente, O, de Daniel Minahan (EUA, 2001)

Sobrevivente, O , de Werner Herzog (EUA, 2006)

Sogra, A, de Robert Luketic (EUA, 2005)

Sol, O, de Aleksandr Sokurov (Rússia, 2005)

Solaris, de Steven Soderbergh (EUA, 2002)

Soldado de Deus, de Sérgio Sanz (Brasil, 2004)

Soldado do Futuro, O, de Paul Anderson (EUA, 1998)

Sol de Cada Manhã, O, de Gore Verbinski (EUA, 2005)

Solo, de Ugo Giorgetti (Brasil, 2009)

Sombra do Vampiro, A, de E. Elias Mehridge (EUA, 2000)

Sombras de Goya, de Milos Forman (EUA, 2006)

Sonhadores, Os, de Bernardo Bertolucci (Itália/França/EUA, 2003) – texto 1; texto 2

Sonhos com Xangai, de Wang Xiaoshuai (China, 2005)

Sonho de Cassandra, O, de Woody Allen (Inglaterra, 2008)

Sonho de Rose – 10 Anos Depois, O, de Tetê Moraes (Brasil, 2000)

Sonhos e Desejos, de Marcelo Santiago (Brasil, 2006)

Sonhos Tropicais, de André Sturm (Brasil, 2002)

Sorriso de Mona Lisa, O, de Mike Newell (EUA, 2003)

Sou Feia Mas Tô na Moda, de Denise Garcia (Brasil, 2005)

South Park: Maior, Melhor e Sem Cortes, de Trey Parker (EUA, 2000)

Soy Cuba - O Mamute Siberiano, de Vicente Ferraz (Brasil, 2005)

Spartan, de David Mamet (EUA, 2004)

Speed Racer, de Larry e Andy Wachowski (EUA, 2008)

Spider, de David Cronenberg (Canadá/Inglaterra, 2002)

Sr. e Sra. Smith, de Doug Liman (EUA, 2005)

Star Trek, de J.J. Abrams (EUA, 2009)

Star Wars: Episódio 2 – O Ataque dos Clones, de George Lucas (EUA, 2002)

Sunshine – Alerta Solar, de Danny Boyle (Reino Unido, 2007)

Sunshine – O Despertar de um Século, de István Szabó (Hungria/Canadá/Alemanha/Áustria, 2000)

Superman - O Retorno, de Bryan Singer (EUA, 2006) – texto 1; texto 2

Supersize Me – A Dieta do Palhaço, de Morgan Spurlock (EUA, 2004)

Supremacia Bourne, A, de Paul Greengrass (EUA, 2004)

Surf Adventures – o Filme, de Arthur Fontes (Brasil, 2002)

Surpresas do Amor, de Seth Gordon (EUA/Alemanha, 2008)

Swimming Pool – À Beira da Piscina, de François Ozon (França, 2002)

S.W.A.T., de Clark Johnson (EUA, 2003)

Sweetie, de Jane Campion (Austrália, 1989)

Sylvia – Paixão Além das Palavras, de Christine Jeffs (Inglaterra, 2003)

Tabu, de Nagisa Oshima (Japão, 2000)

Tão Distante, de Hirokazu Kore-eda (Japão, 2001)

Tango e o Assassino, O, de Robert Duvall (EUA, 2003)

Tapas, de José Corbacho e Juan Cruz (Espanha, 2005)

Tapete Vermelho, de Luiz Alberto M. Pereira (Brasil, 2005)

Tartarugas Podem Voar, de Bahman Ghobadi (Irã, 2004)

Tá Todo Mundo Louco, de Jerry Zucker (EUA, 2001)

Taurus, de Alexandr Sokurov (Rússia, 2001)

Táxi, de Tim Story (EUA, 2004)

Teia de Chocolate, A, de Claude Chabrol (França/Suiça, 2000)

Tempestade de Gelo, A, de Ang Lee (EUA, 1997)

Tempo de Cada Um, O, de Rebecca Miller (EUA, 2002)

Tempo de Embebedar Cavalos, de Bahman Ghobadi (Irã, 2000)

Tempo de Espera, de Moufida Tlatli (Tunísia, 2000)

Tempo e o Lugar, O, de Eduardo Escorel (Brasil, 2008)

Tempo que Resta, O, de François Ozon (França, 2005)

Tempo Redescoberto, O, de Raoul Ruiz (França, 1999)

Tenha Fé, de Edward Norton (EUA, 1999)

Tentação Fatal, de Kevin Williamson (EUA, 1999)

Terceiro Olho, O, de Roland Suso Richter (EUA, 2003)

Terminal, O, de Steven Spielberg (EUA, 2004)

Terno de Dois Bilhões de Dólares, O, de Kevin Donovan (EUA, 2002)

Terra de Ninguém, de Danis Tanovic (Eslovênia/França/Itália/Inglaterra, 2001)

Terra dos Mortos, de George Romero (EUA, 2005)

Terra dos Sonhos, de Jim Sheridan (EUA/Irlanda, 2003)

Tetro, de Francis Ford Coppola (EUA/ Espanha/Itália/Argentina, 2009)

This Is It, de Kenny Ortega (EUA, 2009)

Tigre e o Dragão, O, de Ang Lee (EUA/China, 2000)

Time, de Kim Ki-duk (Coréia do Sul/Japão, 2006)

Timor Lorosae – O Massacre que o Mundo não Viu, de Lucélia Santos (Brasil, 2001)

Tiradentes, de Oswaldo Caldeira (Brasil, 1997)

Tiresia, de Bertrand Bonello (França, 2003)

Tiros em Columbine, de Michael Moore (EUA, 2002)

Todo Mundo em Pânico 3
, de David Zucker (EUA, 2003)

Todo Mundo em Pânico 4, de David Zucker (EUA, 2006)

Todo Poderoso, de Tom Shadyac (EUA, 2003)

Tolerância, de Carlos Gerbase (Brasil, 2000)

Tolerância Zero, de Henry Bean (EUA, 2001)

Tônica Dominante, de Lina Chamie (Brasil, 2000)

Tony Manero, de Pablo Larraín (Chile/Brasil, 2008)

Tortura Selvagem, de Afonso Brazza (Brasil, 2001)

Tosca, de Benoit Jacquot (França, 2000)

Traffic, de Steven Soderbergh (EUA, 2000)

Traição, de José Henrique Fonseca, Arthur Fontes e Cláudio Torres (Brasil, 1998)

Trair e Coçar É Só Começar, de Moacyr Góes (Brasil, 2006)

Transamérica, de Duncan Tucker (EUA, 2005)

Transformers, de Michael Bay (EUA, 2007)

Trapaça, A, de David Mamet (EUA, 1999)

Trapaceiros, de Woody Allen (EUA, 2000)

Trapalhão e a Luz Azul, O, de Paulo Aragão (Brasil, 1999)

Tratamento de Choque, de Peter Segal (EUA, 2003)

Trem da Vida, de Radu Mihaileanu (Romênia/França, 1998)

Três Irmãs, de Danièle Thompson (França, 1999)

Três Irmãos de Sangue, de Ângela Patrícia Reiniger (Brasil, 2006)

Três Marias, As, de Aluizio Abranches (Brasil, 2002)

Três Zuretas, Os, de A. S. Cecílio Neto (Brasil, 1997)

Trilogia: Um Casal Admirável / Em Fuga / Acordo Quebrado, de Lucas Belvaux (França, 2002)

Triunfo do Amor, O, de Clare People (Inglaterra/Itália, 2001)

Troca, A, de Clint Eastwood (EUA, 2008)

Tróia, de Wolfgang Petersen (EUA, 2004)

Tron: O Legado, de Joseph Kosinski (EUA, 2010)

Tropa de Elite, de José Padilha (Brasil, 2007)

Tropa de Elite 2 - O Inimigo Agora É Outro, de José Padilha (Brasil, 2010)

Tudo Acontece em Elizabethtown, de Cameron Crowe (EUA, 2005)

Tudo Bem, Até Logo, de Claude Moriéras (França, 2000)

Tudo Pode Dar Certo, de Woody Allen (EUA, 2009)

Tudo Sobre Minha Mãe, de Pedro Almodóvar (Espanha, 1999)

U-571 – A Batalha do Atlântico, de Jonathan Mostow (EUA, 2000)

Última Amante, A, de Catherine Breillat (França, 2007)

Última Ceia, A, de Marc Forster (EUA, 2001)

Última Noite, A, de Spike Lee (EUA, 2002)

Última Noite, A, de Robert Altman (EUA, 2006)

Última Profecia, A, de Mark Pellington (EUA, 2002)

Último Beijo, O, de Gabriele Muccini (Itália, 2001)

Último Lance, O, de Marleen Gorris (Inglaterra/França, 2000)

Último Mitterand, O, de Robert Guédiguian (França, 2004)

Último Portal, O, de Roman Polanski (França/Espanaha, 1999)

Último Rei da Escócia, O, de Kevin Macdoland (EUA, 2006)

Último Samurai, O, de Edward Zwick (EUA, 2003)

Último Suspeito, O, de Michael Caton-Jones (EUA, 2002)

Urbania, de Flavio Frederico (Brasil, 2001)

V de Vingança, de James McTeigue (EUA, 2006) – texto 1; texto 2

Valentin, de Alejandro Agresti (Argentina, 2004)

Vampiros, de John Carpenter (EUA, 1997)

Vampiros do Deserto, de J. S. Cardone (EUA, 2001)

Vanilla Sky, de Cameron Crowe (EUA, 2001)

Vatel – Um Banquete para o Rei, de Roland Joffé (Inglaterra/França, 2000)

Velozes e Furiosos, de Rob Cohen (EUA, 2001)

Velozes e Mortais, de Robert Harmon (Canadá, 2003)

Velvet Goldmine, de Todd Haynes (Inglaterra, 1999)

Veneno da Madrugada, O, de Ruy Guerra (Brasil, 2005)

Vento nos Levará, O
, de Abbas Kiarostami (Irã, França, 1999)

Ventos da Liberdade, de Ken Loach (Inglaterra/Irlanda/Alemanha/Espanha/França, 2006)

Verão para Toda a Vida, Um, de Rod Hardy (EUA/Austrália/Reino Unido, 2007)

Verdade Inconveniente, Uma , de Davis Guggenheim (EUA, 2006)

Verdade Nua, de Atom Egoyan (Canadá/Inglaterra/França, 2005)

Vestido, O , de Paulo Thiago (Brasil, 2003)

Via Láctea, A, de Lina Chamie (Brasil, 2007)

Viagem a Darjeeling, de Wes Anderson (EUA, 2007) – texto 1; texto 2

Viagem de Chihiro, A, de Hayao Miyazaki (Japão, 2002)

Viagem do Coração, de Jean-Paul Rappeneau (França, 2003)

Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo, de Karim Aïnouz e Marcelo Gomes (Brasil, 2009) 

Vício Frenético, de Werner Herzog (EUA, 2009)

Vicky Cristina Barcelona, de Woody Allen (EUA/Espanha, 2008)

Vida Bandida, de Barry Levinson (EUA, 2001)

Vida de David Gale, A, de Alan Parker (EUA, 2002)

Vida de Menina
, de Helena Solberg (Brasil, 2004)

Vida dos Outros, A, de Florian Henckel von Donnersmarck (Alemanha, 2006)

Vida Durante a Guerra, A, de Todd Solondz (EUA, 2009)

Vida Iluminada, Uma, de Liev Schreiber (EUA, 2005)

Vida É Bela, A, de Roberto Benigni (Itália, 1998)

Vida em Cana, A, de Jorge Wolney Attala (Brasil, 2001)

Vida em Segredo, Uma, de Suzana Amaral (Brasil, 2001)

Vida é um Milagre, A, de Emir Kusturica (Bósnia/França, 2004)

Vida Marinha com Steve Zissou, A, de Wes Anderson (EUA, 2004)

Vida que Segue, de Brad Silberling (EUA, 2002)

Vida Sobre a Terra, A, de Abderrahmane Sissako (Mali/França. 1999)

Vidas de Maria, de Renato Barbieri (Brasil, 2005)

Vigaristas, Os, de Ridley Scott (EUA, 2003)

Vila, A, de M. Night Shyamalan (EUA, 2004)

Villa-Lobos – Uma Vida de Paixão, de Zelito Vianna (Brasil, 2000)

Vincere, de Marco Bellocchio (Itália/França, 2009) 

Vingança de Willard, A, de Glen Morgan (EUA, 2003)

Vingança do Mosqueteiro, A, de Peter Hyams (EUA, 2001)

Vinícius, de Miguel Farias Jr. (Brasil, 2005)

Violação de Conduta, de John McTiernan (EUA, 2003)

Virgem de 40 Anos, O, de Judd Apatow (EUA,2005)

Virgens Suicidas, As, de Sofia Coppolla (EUA, 1999)

Viúva de Saint-Pierre, A, de Patrice Leconte (França, 2000)

Viva São João!, de Andrucha Waddington (Brasil, 2002)

Viva Voz, de Paulo Morelli (Brasil, 2003)

Vivendo no Limite, de Martin Scorsese (EUA, 1999)

Viver Mata, de Nicholas Echevarria (México, 2001)

Vlado – 30 Anos Depois, de João Batista de Andrade (Brasil, 2005)

Voando Alto, de Bruno Barreto (EUA, 2003)

Volta ao Mundo em 80 Dias – Uma Aposta Muito Louca, de Frank Coraci (EUA, 2004)

Volta do Todo Poderoso, A, de Tom Shadyac (EUA, 2007)

Voltando a Viver, de Denzel Washington (EUA, 2002)

Volver, de Pedro Almodóvar (Espanha, 2006)

Vôo da Fênix, O, de John Moore (EUA, 2004)

Vôo United 93, de Paul Greengrass (EUA/Reino Unido, 2006)

Voto é Secreto, O, de Babak Payami (Irã/Itália, 2001) – texto 1; texto 2

Vou Para Casa, de Manoel de Oliveira (Portugal/França, 2001)

Vovó... Zona, de Raja Gosnell (EUA, 2000)

Voz do Coração, A, de Christophe Barratier (França/Suiça, 2003)

Vozes do Além, de Geoffrey Sax (EUA, 2005)

Waking Life, de Richard Linklater (EUA, 2001)

Wallace e Gromit em A Batalha dos Vegetais, de Nick Park e Steve Box (Inglaterra, 2005)

Wall-E, de Andrew Stanton (EUA, 2008)

Whisky, de Juan Pablo Rebella e Pablo Stoll (Uruguai/Argentina, 2003)

Wilde, de Brian Gilbert (Inglaterra, 1998)

Wintersleepers – Inverno Quente, de Tom Tykwer (Alemanha, 1997)

Wood & Stock - Sexo, orégano e rock 'n' roll, de Otto Guerra (Brasil, 2006)

Xeque-Mate, de Paul McGuigan (EUA, 2006)

X-Men
, de Bryan Singer (EUA, 2000)

X-Men 2, de Bryan Singer (EUA, 2003)

Xuxa e o Tesouro da Cidade Perdida, de Moacyr Góes (Brasil, 2004)

Xuxa e os Duendes, de Paulo Sérgio Almeida e Rogério Gomes (Brasil, 2001)

Xuxa e os Duendes 2, de Paulo Sérgio Almeida e Rogério Gomes (Brasil, 2002) – texto 1; texto 2

Xuxa Popstar, de Paulo Sérgio de Almeida (Brasil, 2000)

Xuxa Requebra, de Tizuka Yamasaki (Brasil, 1999)

Xuxu, de Merzak Allouache (França, 2003)

Zatoichi, de Takeshi Kitano (Japão, 2003)

Zoando na TV, de José Alvarenga Jr. (Brasil, 1998)

Zona de Conflito, de Tim Roth (Inglaterra, 1999)

Zoolander, de Ben Stiller (EUA, 2001)

Zuzu Angel, de Sérgio Rezende (Brasil, 2006)