As Regras da Atração, de Roger Avary

The Rules of Attraction, EUA, 2002

Se a estréia de Roger Avary na direção, Parceiros do Crime, provava alguma coisa é que os méritos de Pulp Fiction não eram de roteiro. As Regras da Atração é bem menos intragável em parte porque Avary parece se integrar bem ao material adaptado (no caso, o livro homônimo do Brett Easton Ellis). Como na estréia de Avary, tudo aqui se resume a um parque temático hedonista um tanto bobo, mas ao menos dessa vez o tom é bem menos irritante.

Ellis é um escritor terrível cujos livros sempre se resumem a uma serie de provocações superficiais. De certa forma o filme de Avary segue a mesma linha. Mas é um bom ilustrativo das diferenças entre cinema e literatura. Já que todos os excessos de Ellis como escritor costumam terminar por engessar seus livros que soam sempre como se ele estivesse desesperadamente em busca de algo que dê apoio a suas pretensões; Avary, por sua vez, faz um esforço enorme em imitar estes excessos. Só que eles resultam em quase o oposto. Cada excesso de Avary (e o filme lança mão de cada truque que o diretor consegue lançar mão) termina por deixar o filme mais bobo. Se as pretensões do filme não deixam de soar por vezes ridículas, elas o são de uma forma mais tragável do que o original.

Em alguns momentos a tolice do filme chega a torná-lo até agradável; em outras, é quase insuportável. Tudo em Regras de Atração se resume a uma superfície que tenta vender a idéia de que é mais do que isso. Os ocasionais momentos onde as opções de Avary funcionam não conseguem apagar a má impressão que o filme deixa, mas é um zavanço razoável em relação a sua estréia.

Filipe Furtado