PÍLULAS
(em ordem alfabética)

Feira das Vaidades, de Mira Nair
Vanity Fair, Inglaterra/EUA, 2004
A ascensão e queda da alpinista social Becky Sharp que, de origem pobre, filha de pais artistas, procura entrar na restrita sociedade aristocrática inglesa do início do século XIX (em pé de guerra com a burguesia cada vez mais fortalecida), é possivelmente o romance mais conhecido de William Makepeace Thackeray, também autor de Barry Lyndon. Na adaptação para o cinema de A Feira das Vaidades realizada por Mira Nair, contudo, o senso trágico do escritor - que nasce do conflito entre o valor individual e a sociedade arcaica que privilegia o berço - se dilui no romance açucarado, da mesma forma que a ironia fina e implacável que revela a hipocrisia do ambiente cede lugar à carnavalização dos cenários, das roupas e dos gestos. Nair, de fato, estereotipa como ninguém sua Índia natal, em seqüências grotescas cujo mau gosto somente é comparável ao dos planos "artísticos" que pretendem resumir as idéias contidas no filme (o pavão dos créditos iniciais, as folhas de árvore no chão reviradas pelo vento, o teatro de marionetes com que brinca a ainda criança Becky), mas que guardam como sentido nada além da cafonice. (Paulo Ricardo de Almeida)

Maria Bethânia – Música É Perfume
, de Georges Gachot
França/Suíça, 2005
Antes de ver o filme, uma passada na loja de discos em frente. Alguns DVDs de Maria Bethânia à venda. Atravessamos a rua, e o filme de Georges Gachot funciona muito mais como um possível making-of de um espetáculo – a turnê do disco Brasileirinho –, ou seja, um extra de DVD, do que como um filme como estamos acostumados a ver no cinema (ou seja, não é nenhum Don’t Look Back, Year of the Horse ou Gimme Shelter). Como não poderia deixar de ser, todos os momentos com Maria Bethânia cantando ou falando são adoráveis,. assim como algumas participações especiais: Dona Canô, Caetano Veloso. Mas toda hora em que o diretor foge da cartilha institucional do documentário musical ele se estrepa bem. O filme já começa, por exemplo, mostrando meninos de rua e garis, ambos negros, nas areias do Arpoador. Mais tarde, veremos pessoas simples pegando ônibus do trabalho para casa, populares tomando o bondinho de Santa Tereza, um plano de um bar que é também uma barbearia, ou planos das favelas cariocas. Maria Bethânia, cantora das massas? MB, expressão profunda do povo brasileiro, último avatar do populismo? Ou então era simplesmente Gachot selecionando momentos de sua bela viagem ao Brasil com sua câmera turística? Preferimos achar, contra tudo isso, que é – e a ausência de ricos ou de luxo nas ruas, e/ou de burgueses empetecados passando pelas ruas engarrafadas de ipanema só comprova isso – simplesmente o apelo de quem quer vender uma determinada imagem exótica do país para fora. É o que os olhares estrangeiros querem? Daremos exatamente isso. Nenhum elemento decifrador da música de Maria Bethânia – embora o produtor Jaime Alem dê um testemunho precioso sobre seu trabalho com ela – e apenas uma ratificação da imagem do país para olhos turísticos, mas o encantamento da cantora ainda resiste a esse Música É Perfume. (Ruy Gardnier)

Mergulho Radical, de John Stockwell
Into the Blue, EUA, 2005
Embora observar as habilidades de cineastas-artesões seja sempre interessante, pouco atrai em Mergulho Radical - à parte o fato do material que o originou ser um filme de Peter Yates, O Fundo do Mar. O ambiente das profundezas do mar e as excentricidades à sua volta dão o tom na primeira metade, com a câmera se deixando seduzir por mergulhos longos dentro d’água e efeitos bastante estranhos sendo utilizados para dar um aspecto mais exótico para o fundo do mar. Stockwell não compromete, mas também não impressiona no ato de encenar, deixando que as paisagens o carreguem, vez ou outra apostando no elenco como um acompanhamento cômico para as imagens que propõe. Acontece que, em dado momento, o filme sofre uma virada drástica de tom e forma, com o cineasta abandonando o mar e abraçando as perseguições e reviravoltas da trama. O que poderia ser uma injeção de vida num filme até então em tom morno, apresenta um cineasta bem menos seguro, perdido com os tempos, acima de tudo. Preocupado em caminhar com o roteiro cheio de viradas, Stockwell sequer é capaz de encenar as repentinas e constantes mudanças da trama de forma compreensível. Incapaz de montar dois planos que demonstrem algum grau de interesse em terem sido rodados, fica difícil nutrir qualquer emoção por este filme. (Guilherme Martins)

Quase Um Segredo, de Jacob Aaron Estes.
Mean Creek, 2004, EUA
A frase "guinchar como um porco" é dita em Quase Um Segredo. Trata-se de referência à cena de Amargo Pesadelo, na qual o personagem de Ned Beatty, descendo o rio com os amigos, acaba estuprado por dois caipiras. O primeiro longa-metragem de Jacob Aaron Estes guarda com o filme de John Boorman, entretanto, apenas a presença do curso d’água, uma vez que, se neste a violência inerente à natureza desperta nos homens os instintos mais brutais adormecidos por milênios de civilização, naquele as crueldades praticadas pelos jovens protagonistas nascem espontaneamente – por assim dizer, do fundo da alma. Ao contrário dos adolescentes de Larry Clarke (cujo Bully possui a mesma trama a respeito do grupo de amigos que deseja se livrar do outro indesejável), que constróem seus próprios códigos de conduta, de moral e de comportamento para não entrarem no mundo dos adultos, os de Jacob Aaron Estes somente reproduzem em escala microscópica a sordidez da realidade que os cerca, fruto da omissão de pais irresponsáveis. Enquanto em Clark a juventude confronta e se rebela contra os adultos, em Quase um Segredo submete-se a eles: no lugar da força libertadora do sexo sugerida por Ken Park, resta a culpa, gerada pela força da Lei e pela vida em sociedade. (Paulo Ricardo de Almeida)

Quem Somos Nós?, de Mark Vicente, William Arntz e
Betsy Chasse
What the bleep do we (k)now!?, EUA, 2004
Estruturado entre ficção e documentário – na verdade alguns depoimentos de cientistas – este longa se propõe como um estudo sobre a existência do mundo, a partir de um ponto de vista científico. Diversos efeitos de imagem tentam aproximar o olhar humano comum a um olhar vindo da ciência – através de partes da imagem que congelam, animações que se misturam, elementos que se fundem em cena, etc. Toda a ficção parece montada de forma a reforçar o discurso dos cientistas, com a lógica de aplicar à vida real estas noções de física. Só que é tudo encaixado de tal forma que a ficção em si daria conta de boa parte destas noções, ou ao menos a parte delas que realmente parece interessar – como se os cineastas se intimidassem diante do diálogo dos cientistas. O mais curioso da ficção aqui usada é ver como algo que deveria soar como um exemplo prático de uma teoria, soa como qualquer coisa menos algo em que se acredite. É tudo filmado com alguma distância, usando momentos de texturas mais granuladas, como se se buscasse aproximar a encenação de uma visão documental. As opções de encenação no entanto são tudo menos próximas de uma idéia de cinema direto, com fades, closes, travellings e afins. Exceção feita a existência de uns poucos trechos do depoimento de um cientista específico, que possui tanta noção de fala e postura de câmera (gesticulando, sempre consciente de onde está a lente) que chega a ser cativante, há muito, muito pouco aqui. E para um filme que se propõe fazer pensar, Quem Somos nós? é na verdade um filme que não permite pensar, apresentando todo o seu discurso e teoria de forma mastigada e verborrágica, com os teóricos falando ininterruptamente, sem nos dar chance de respirar. (Guilherme Martins)

Sou Feia Mas Tô na Moda, de Denise Garcia
Brasil, 2005
Denise Garcia revela duas grandes qualidades neste trabalho: primeiro de tudo, um olhar sobre o universo escolhido (o funk) que não tenta enquadrá-lo vindo nem de cima ("piedoso"), nem debaixo ("endeusador"). A segunda qualidade, que é claramente uma conseqüência desta primeira, é a de conseguir extrair daqueles que entrevista uma intimidade e uma confiança que levam aos melhores momentos do filme. Atirando para vários lados ao mesmo tempo (contar uma breve história do funk no Rio de Janeiro, mapear a geografia da criação deste hoje, traçar os paralelos do movimento com a questão social, cultural e de gêneros), o filme consegue na sua curta duração dar conta de quase todos eles satisfatoriamente (o que não é desafio pequeno). E em dois momentos, mostra que é muito mais do que apenas uma reportagem bem realizada, ao esticar o tempo do plano e buscar sentidos políticos neste movimento (quando Cidinho e Doca cantam à capela o "Rap da Felicidade", e quando o taxista de Gana escuta o funk no seu rádio do carro, em Londres). São belos momentos que providenciam a cereja no topo deste documentário que é ainda um libelo pela produção independente, fruto do desejo de falar de algo mesmo que não haja intere$$e direto de patrocinadores no tema. (Eduardo Valente)