South Park: Maior, Melhor e Sem Cortes,
de Trey Parker


South Park: Bigger, Longer & Uncut, EUA, 2000

South Park não é cinema.

Nada de mais uma série de televisão de sucesso virar um filme. É o caminho normal da produção audiovisual. O cinema é o último passo, é a etapa que legitima a existência e é o objetivo final na carreira de qualquer programa. Chegar à tela grande é sinal de esplendorosa vitória.

A vontade do público, aliada a sua incapacidade de compreender o espetáculo cinematográfico ou televisivo de forma independente, faz do acontecimento da transposição para cinema inevitável. As expectativas em torno de South Park foram imensas. Apesar da animação ser tão adequada à televisão, ao seu formato e público, essa mistura de mídias acabou se impondo. E, claro, desnecessariamente.

O êxito do programa na TV não pedia essa mudança. Fazer de South Park um filme foi um equívoco. A solução adotada para não torná-lo maior foi compor as duas horas de projeção com uma história que resumisse de forma eficaz todos os elementos da série de televisão sem ser um simples episódio maior. As piadas incômodas de TV ficaram então mais sórdidas. As situações ganharam em repugnância. Chocar no cinema exige mais acidez e o filme tem isso de sobra. O riso recorrente sempre aparece, mas como o resultado de uma surpresa com a coragem que tamanha falta de pudor exige. Quem conhecia South Park da TV, pelo menos ganhou de presente uma radicalização do seu absurdo.

Mas diferenciação em relação a TV tem nesse filme um lado péssimo. Para sustentar uma duração 4 vezes maior com um enredo que não parece adequado para mais de uma hora, os produtores usaram artifícios que não se camuflam. Fica óbvio que a opção por se fazer um musical não passa de encheção de lingüiça. Mesmo sendo musiquinhas engraçadas, com situações hilariantes, salta aos olhos o motivo de se usar esse tipo de gênero. Aqui ele não foi escolhido para ser satírico com a instituição americana que é, mas sim para garantir que a ação toda dure duas horas mesmo não tendo assunto para isso. Fica a impressão de ser uma adaptação burocrática exigida por um mercado estabelecido.

Quem vai ao cinema ver South Park com certeza não está interessado em avaliar esse tipo de coisa. O público alvo é bem conhecido e restrito e se satisfaz apenas com o absurdo que já esperava. Para fazer rir, o filme deu muito certo. Como cinema a história já é outra.

João Mors Cabral