Villa-Lobos – Uma Vida de Paixão,
de Zelito Vianna


Villa-Lobos – Uma Vida de Paixão, Brasil, 2000

O subtítulo do filme poderia bem ser uma saída ao cinema brasileiro "oficial" de reconstituição histórica e adaptação literária. Pois, já que há essa restrição temática no cinema brasileiro para arrecadar verbas com os gerentes de marketing das grandes empresas, ao menos o cinema pudesse ser feito com o tesão característico da vida do compositor que é tema do filme. Mas, à medida que começa o filme, as esperanças vão sendo frustradas: a vida pode ser de paixão, mas o filme é tão certinho que redunda quase sempre na placidez e num muito fácil romantismo do gênio incompreendido.

Formalmente mais ousado do que os outros primos filmes históricos, Villa-Lobos não parece aproveitar muito do labirinto temporal que cria. Ambigüidades positivas, não cria; mas cria negativas: quando Letícia Spiller é apresentada ao público, não estamos suficientemente identificados com Villa-Lobos a ponto de levarmos como uma atitude não-canalha sua traição. De qualquer forma, o modelo filme-histórico-quebra-cabeça-temporal acaba se transformando em fórmula: seja O Poderoso Chefão, seja Bird, etc. Villa-Lobos se resuma a copiar quando poderia ter criado.

Mas o filme apresenta alguns aspectos positivos: a adesão do público, principalmente dos mais idosos, é bem-vinda e sem par no cinema brasileiro recente. Mas o próprio Villa-Lobos, não o filme, mas o artista, soube ser popular sem cair no populismo em que Villa-Lobos, o filme, cai. No momento mais brilhante do filme, o único em que a figura de Villa-Lobos realmente brilha (e tiremos o chapéu a Antônio Fagundes nessa cena), é exatamente a relação do artista com o público o assunto. Villa-Lobos está de cama, recuperando-se de um ataque. Ele é entrevistado, e responde: "O povo é horizontal; a música clássica é vertical; mas a minha música é diagonal". Quando indagado sobre o que queria dizer diagonal, subitamente afetado pela falta de palavras, Villa responde brilhantemente o indizível: "Cada um tem que descobrir o seu diagonal". Pode-se dizer que em Villa-Lobos, o filme, a estética está horizontal demais para conseguir ser diagonal.

Ruy Gardnier