Arquivo de críticas 1 (A-I)

Consulte o arquivo de J a Z



+ Velozes + Furiosos
, de John Singleton (EUA, 2003)

007 — O Mundo Não É o Bastante, de Michael Apted (EUA, 1999)

007 - Um Novo Dia para Morrer, de Lee Tamahori (EUA, 2002)

1,99 - Um Supermercado que Vende Palavras, de Marcelo Masagão (Brasil, 2003)

11 de Setembro, de 11 diretores (França, 2002)

2000 Nordestes, de Vicente Amorim e David França Mendes (Brasil, 2000)

21 Gramas, de Alejandro Gonzáles Iñarritu (EUA, 2003)

2 Filhos de Francisco, de Breno Silveira (Brasil, 2005) - texto 1;
texto 2

33, de Kiko Goifman (Brasil, 2003)

60 Segundos, de Dominic Sena (EUA, 2000)

8 Mile – Rua das Ilusões, de Curtis Hanson (EUA, 2002)

8 Mulheres, de François Ozon (França, 2002) - texto 1; texto 2

8½ Mulheres, de Peter Greenaway (EUA, 1999)

9 Canções, de Michael Winterbottom (Inglaterra,2004) - texto 1; texto 2

À Espera de um Milagre, de Frank Darabont (EUA, 1999)

À Francesa, de James Ivory (EUA/Inglaterra, 2003)

À Margem da Imagem, de Evaldo Mocarzel (Brasil, 2002)

A.B.C. África, de Abbas Kiarostami (Irã/França, 2001)

Abaixo ao Amor, de Peyton Reed (EUA, 2003)

Abandono do Sucesso, de Zhang Yang (China, 2001)

Abismo de um Sonho, O, de Federico Fellini (Itália, 1952)

Abraço Partido, O, de Daniel Burman (Argentina, 2004)

Abril Despedaçado, de Walter Salles (Brasil/Suiça/França, 2001) - texto 1 e texto 2

Absolutamente Los Angeles
, de Mika Kaurismaki (EUA, 1999)

A Caminho de Kandahar, de Mohsen Makhmalbaf (Irã, 2001)

Acontece nas Melhores Famílias, de Fred Schepisi (EUA, 2003)

Acquaria, de Flávia Moraes (Brasil, 2003)

Adaptação, de Spike Jonze (EUA, 2002) - texto 1; texto 2

Addangaman, de Gnoan M'bala (Costa do Marfim, 2000)

Adeus, Lar Doce Lar, de Otar Iosseliani (França, 1999)

Adeus Lênin, de Wolfgang Becker (Alemanha, 2003) - texto 1, texto 2

Adversário, O, de Nicole Garcia (França, 2002)

Agenda, A, de Laurent Cantet (França, 2001)

Agente da Estação, O, de Thomas McCarthy (EUA, 2003)

Agente Teen, O, de Harald Zwart (EUA, 2003)

Agnes Browne – O Despertar de uma Vida, de Anjelica Huston (EUA, 1999)

Agora ou Nunca, de Mike Leigh (Inglaterra, 2002) - textos 1 e 2

Água Negra, de Walter Salles (EUA, 2005)

Água Quente sob Ponte Vermelha, de Shohei Imamura (Japão/França,2001)

A. I. - Inteligência Artificial, de Steven Spielberg (EUA, 2001)

Albergue Espanhol, de Cédric Klapisch (França/Espanha, 2002)
- textos 1 e 2

Alegres Comadres, As, de Leila Hipólito (Brasil, 2003)

Além da Linha Vermelha, de Terrence Malick (EUA, 1998)

Alento, de Damien Odoul (França, 2001)

Alexandre, de Oliver Stone (EUA/Inglaterra/Alemanha/Holanda, 2004)

Alfaiate do Panamá, O, de John Boorman (EUA/Irlanda, 2001)

Alguém tem que Ceder, de Nancy Meyers (EUA, 2003)

Ali, de Michael Mann (EUA, 2001)

Alila, de Amos Gitai (França/Israel, 2003)

Alta Fidelidade, de Stephen Frears (EUA, 2000)

Alto Risco, de John Mackenzie (Irlanda/EUA/Inglaterra, 2000)

Alucinação, de Steve Carpenter (EUA, 2001)

Amarelo Manga, de Claudio Assis (Brasil, 2002) - texto 1; texto 2

Amélia, de Ana Carolina (Brasil, 2000)

Amem, de Constantin Costa-Gavras (França/Alemanha/Romênia/EUA, 2002)

Americano Tranquilo, O, de Philip Noyce (EUA/Alemanha/Austrália, 2002)

American Pie 2 - A Segunda Vez é Ainda Melhor, de James B. Rodgers (EUA, 2001)

American Pie – O Casamento, de Jesse Dylan (EUA, 2003)

Amigas de Colégio, de Lukas Moodysson (Suécia, 1999)

Amigo Oculto, O, de John Polson (EUA, 2005)

Amizade sem Fronteiras, Uma, de François Dupeyron (França, 2003)

Amnésia, de Christopher Nolan (EUA, 2000)

Amor à Flor da Pele, de Wong Kar-wai (Hong Kong, 2000)

Amor Além da Vida, de Vincent Ward (EUA, 1998)

Amor aos Pedaços, de Valerie Breiman (EUA, 2001)

Amor à Segunda Vista, de Marc Lawrence (EUA, 2002)

Amor à Toda Prova, de P. J. Hogan (EUA, 2002)

Amor Custa Caro, O, de Joel Coen (EUA, 2003)

Amor de Borges, Um, de Javier Torre (Argentina, 1999)

Amor é Cego, O, de Peter e Bobby Farrelly (EUA, 2001)

Amor em Jogo, de Peter e Bobby Farrelly (EUA, 2005)

Amor para Sempre, de Roger Mitchell (Inglaterra, 2004)

Amor Quase Perfeito, Um, de Ferzan Ozpetek (Itália/França, 2001)

Amor sem Fronteiras, de Martin Campbell (EUA, 2003)

Amores Brutos, de Alejandro Gonzáles Iñárratu (México, 2000)

Amores Parisienses, de Alain Resnais (França, 1997)

Amores Possíveis, de Sandra Werneck (Brasil, 2001)

Âncora, O, de Adam McKay (EUA, 2004)

Anésia - Um Vôo no Tempo, de Ludmila Ferolla (Brasil, 2000)

Anita não Perde a Chance, de Ventura Pons (Espanha, 2000)

Aniversário de Casamento, de Jennifer Jason Leigh e Allan Cumming (EUA, 2001)

Anjo Trapalhão, Um, de Alexandre Bhoury e Marcelo Travesso (Brasil, 1998-2000)

Antes do Pôr-do-Sol, de Richard Linklater (EUA, 2004)

Anti-Herói Americano, de Shari Springer Berman e Robert Pulcini (EUA, 2003)

Aos Olhos de Uma Mulher, de Antonio Serrano (México, 2003)

Apanhador de Sonhos, O, de Lawrence Kasdan (EUA, 2003)

Apolônio Brasil – O Campeão da Alegria, de Hugo Carvana (Brasil, 2003)

Após a Reconciliação, de Anne-Marie Miéville (França/Suiça, 2001)

Aprile, de Nanni Moretti (Itália, 1998)

Aqui Entre Nós, Jean-Jacques Zilberman (França, 1998)

Ararat, de Atom Egoyan (Canadá/França, 2002) – texto 1; texto 2

Arca Russa, de Alexandr Sokurov (Rússia, 2002)

Armadilha, de Jon Amiel (EUA, 1999)

Articulador, O, de Dan Algrant (EUA, 2001)

Assalto, O, de David Mamet (EUA, 2002)

Assalto à 13ª DP, de Jean-François Richet (EUA/França, 2005)

Assassinato em Gosford Park, de Robert Altman (EUA, 2001)

Assédio, de Bernardo Bertolucci (França/Itália, 1999)

Assunto de Meninas, de Léa Pool (Canadá, 2002)

Asterix e Obelix Contra César, de Claude Zidi (França/Alemanha/Itália. 1999)

Asterix e Obelix: Missão Cleópatra, de Alain Chabat (França, 2002)

Ato de Coragem, Um, de Nick Cassavetes (EUA, 2002)

Atrás das Linhas Inimigas, de John Moore (EUA, 2001)

Através da Janela, de Tata Amaral (Brasil, 2000)

Austin Powers e o Homem do Membro de Ouro, de Jay Roach (EUA, 2002)

Auto da Compadecida, O, de Guel Arraes (Brasil, 2000)

Avassaladoras, de Mara Mourão (Brasil, 2002)

Aviador, O, de Martin Scorsese (EUA, 2004)

Babilônia 2000, de Eduardo Coutinho (Brasil, 2001)
críticas 1 e 2

Bad Boys 2, de Michael Bay (EUA, 2003)

Baladas, Rachas e um Louco de Kilt, de Ronny Yu
(EUA/Canadá/Inglaterra, 2001)

Banda de Ipanema - Folia de Albino, de Paulo Cezar Saraceni (Brasil, 2002)

Banhos, de Zhang Yang (China, 1999)

Baran, de Majid Majidi (Irã, 2001)

Barato de Grace, O, de Nigel Cole (Inglaterra, 2000)

Barra 68 - Sem Perder a Ternura, de Vladimir Carvalho (Brasil, 2000)

Bastardo, O, de Nonzee Nimibutr (Tailândia, 2001)

Batalha de Riddick, A, de David Twohy (EUA, 2004)

Bater ou Correr em Londres, de David Dobkin (EUA, 2003)

Batman Begins, de Christopher Nolan (EUA, 2005)

Beautiful People, de Jasmin Dizdar (Inglaterra, 1999)

Be Cool – O Outro Nome do Jogo, de F. Gary Gray (EUA, 2005)

Beijando Jessica Stein, de Charles Herman-Wurmfeld (EUA, 2001)

Beijo do Dragão, O, de Chris Nahon (França/EUA, 2001)

Beleza Americana, de Sam Mendes (EUA, 1999)

Bellini e a Esfinge, de Roberto Santucci (Brasil, 2001)

Bem Me Quer... Mal Me Quer, de Laetitia Colombani (França, 2002)

Bem-Vindo à Selva, de Peter Berg (EUA, 2003)

Bendito Fruto, de Sérgio Goldenberg (Brasil, 2004)

Benjamim, de Monique Gardenberg (Brasil, 2003)

Bicho de Sete Cabeças, de Laís Bodanzky (Brasil, 2000)
críticas 1 e 2

As Bicicletas de Belleville, de Sylvain Chomet (França, 2003)

Bicicletas de Pequim, de Xang Xiaoshuai (China/França, 2000)

Bilhete Premiado, de Nora Ephron (EUA, 2000)

Billy Elliot, de Stephen Daldry (Inglaterra, 1999)

Blade 2, de Guillermo del Toro (EUA, 2002)

Bob Esponja – o Filme, de Sherm Cohen (EUA, 2004)

Bodas, As, de Pavel Lounguine (França/Rússia, 2000)

Bom Dia, Noite, de Marco Bellochio (Itália, 2003)

Bossa Nova, de Bruno Barreto (Brasil, 2000)

Brava Gente Brasileira, de Lúcia Murat (Brasil, 2000)

Bridget Jones: No Limite da Razão, de Beeban Kidron (EUA/Inglaterra, 2004)

Brigada 49, de Jay Russell (EUA, 2004)

Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças, de Michel Gondry

Brother, de Takeshi Kitano (Japão, 2000)

Brown Bunny, The, de Vincent Gallo (EUA, 2004)

Bruxa de Blair 2 – O Livro das Sombras, A, de Joe Berlinger (EUA, 2000)

Bufo e Spallanzani, de Flávio R. Tambellini (Brasil, 2000)

Buena Vista Social Club, de Wim Wenders (EUA, 1999)

Cabra Cega, de Toni Venturi (Brasil, 2004)

Cachorro, de Carlos Sorin (Argentina, 2004)

Cama de Gato, de Alexandre Stockler (Brasil, 2002)

Camareira do Titanic, A, de Bigas Luna (Espanha/França, 1998)

Camelos Também Choram, de Byambasuren Davaa e Luigi Falorni (Alemanha/Mongólia, 2004)

Caminho das Nuvens, O, de Vicente Amorim (Brasil, 2003)

Canguru Jack, de David MacNally (EUA, 2003)

Capitães de Abril, de Maria de Medeiros (França/Portugal, 2000)

Capitão Corelli, O, de John Madden (EUA, 2001)

Capitão Sky e o Mundo de Amanhã, de Kerry Corran (EUA, 2004)

Carandiru, de Hector Babenco (Brasil, 2003)

Carga Explosiva, de Corey Yuen (França/EUA, 2002)

Carne Trêmula, de Pedro Almodóvar (Espanha/França, 1997)

Carta, A, de Manoel de Oliveira (Portugal/França/Espanha, 1999)

Cartada Final, A, de Frank Oz (EUA, 2001)

Cartas na Mesa, de John Dahl (EUA, 1998)

Cartomante, A , de Wagner de Assis e Pablo Uranga (Brasil, 2004)

Carvoeiros, Os, de Nigel Noble (Brasil, 1998)

Casa de Areia, A, de Andrucha Waddington (Brasil, 2005)

Casa de Areia e Névoa, de Vadim Perelman (EUA, 2003)

Casa de Cera, A, de Jaume Collet-Serra (EUA, 2004)

Casa de Vidro, A, de Daniel Sackheim (EUA, 2001)

Casa dos Bebês, de John Sayles (EUA, 2003)

Casa Vazia, de Kim Ki-Duk (Coréia do Sul, 2004)

Casamento à Indiana, Um, de Mira Nair (Índia, 2001)

Casamento Arranjado, de Dover Kosashvili (Israel, 2001)

Casamento de Romeu e Julieta, O, de Bruno Barreto (Brasil, 2005)

Casamento Grego, de Joel Zwick (EUA, 2002)

Casseta e Planeta – A Taça do Mundo É Nossa, de Lula Buarque de Holanda (Brasil, 2003)

Castelo Animado, O, de Hayao Miyazaki (Japão, 2004)

Caubóis do Espaço, de Clint Eastwood (EUA, 2000)

Cavalgada com o Diabo, de Ang Lee (EUA, 1998)

Cazuza - O Tempo não Pára, de Sandra Werneck e Walter Carvalho (Brasil, 2004)

Cecil Bem Demente, de John Waters (EUA, 2000)

Celebridades, de Woody Allen (EUA, 1998)

Cem Passos, Os, de Marco Tulio Giordana (Itália, 2000)

Céu Pode Esperar, O, de Chris Weitz e Paul Weitz (EUA, 2001)

Chamado, O, de Gore Verbinski (EUA, 2002)

Chamado 2, O, de Hideo Nakata (EUA, 2005)

Chamado de Deus, O, de José Joffily (Brasil, 2000)

Chamas da Vingança, de Tony Scott (EUA, 2004)

Chave Mestra, A, de Iain Softley (EUA, 2005)

Chicago, de Rob Marshall (EUA, 2002)

Chocolate, de Lasse Hällstrom (França, 2000)

Cidade de Deus, de Fernando Meirelles (Brasil, 2002)

Cidade dos Sonhos, de David Lynch (EUA, 2001)

Cidade Está Tranqüila, A, de Robert Guédiguian (França, 2000)

Cidade-Fantasma, de Matt Dillon (EUA, 2002)

Cine Majestic, de Frank Darabont (EUA, 2001)

Cinzas da Guerra, de Tim Blake Nelson (EUA, 2002)

Cinzas de Ângela, As, de Alan Parker (EUA, 1999)

Clã das Adagas Voadoras, O, de Zhang Yimou (China/Hong Kong, 2004)

Clean, de Olivier Assayas (França/Canadá/Inglaterra, 2004)

Closet, O, de Francis Veber (França, 2001)

Close-Up, de Abbas Kiarostami (Irã, 1990)

Código Desconhecido, de Michael Haneke (França/Áustria, 2000): crítica 1 e 2

Código 46, de Michael Winterbottom (Inglaterra, 2004)

Códigos de Guerra, de John Woo (EUA, 2002)

Coisa de Mulher, de Eliane Fonseca (Brasil, 2005)

Coisa Mais Linda, de Paulo Thiago (Brasil, 2005)

Coisas Belas e Sujas, de Stephen Frears (Inglaterra, 2002)

Coisas Que Você Pode Dizer Só De Olhar Para Ela, de Rodrigo Garcia (EUA, 2000)

Coisas Simples da Vida, As, de Edward Yang (Taiwan, 2000):
crítica 1 e 2

Colateral, de Michael Mann (EUA, 2004)

Cold Mountain, de Anthony Minghella (EUA, 2003)

Com a Bola Toda, de Rawson Marshall Turber (EUA, 2004)

Com as Próprias Mãos, de Kevin Bray (EUA, 2004)

Como Cães e Gatos, de Lawrence Guterman (EUA, 2001)

Como Enlouquecer Seu Chefe, de Mike Judge (EUA, 1998)

Como Fazer um Filme de Amor, de José Roberto Torero (Brasil, 2004)

Como Perder um Homem em 10 Dias, de Donald Petrie (EUA, 2003)

Como se Fosse a Primeira Vez, de Peter Segal (EUA, 2004)

Comunidade, A, de Alex de la Iglesia (Espanha, 2000)

Concerto Campestre, de Henrique de Freitas Lima (Brasil, 2003)

Concorrência Desleal, de Ettore Scola (Itália, 2000)

Conde de Monte Cristo, O, de Kevin Reynolds (EUA, 2002)

Condenado à Liberdade, de Emiliano Ribeiro (Brasil, 2000)

Confidence, de James Foley (EUA, 2003)

Confidências Muito Íntimas, de Patrice Leconte (França, 2004)

Confissões de uma Mente Perigosa, de George Clooney (EUA, 2002)

Confissões de Schmidt, As, de Alexander Payne (EUA, 2002)

Constantine, de Francis Lawrence (EUA, 2005)

Contos Proibidos do Marquês de Sade, Os, de Phillip Kaufman (EUA, 2000)

Contra a Parede, de Fatih Akin (Alemanha, 2004)

Contracorrente, de David Gordon Green (EUA, 2004)

Contra Todos, de Roberto Moreira (Brasil, 2004)

Copa, A, de Khyentse Norbu (Austrália/Butão, 1999)

Copacabana, de Carla Camurati (Brasil, 2001)

Copo de Cólera, Um, de Aluízio Abranches (Brasil, 1998)

Cor do Paraíso, A, de Majid Majidi (Irã, 1999)

Coração de Cavaleiro, de Brian Helgeland (EUA, 2001)

Coração dos Deuses, No, de Geraldo Moraes (Brasil, 1999)

Coronel e o Lobisomem, O, de Maurício Farias (Brasil, 2005)

Corpo, O, de Jonas McCord (EUA, 2001)

Corpo Fechado, de M. Night Shyamalan (EUA, 2000)

Corridas Clandestinas, de Reggie Rock Bythewood (EUA, 2003)

Corruptor, O, de James Foley (EUA, 1998)

Crime do Padre Amaro, O, de Carlos Carrera (Espanha/México,2002)

Crime Verdadeiro, de Clint Eastwood (EUA, 1999)

Cristina quer Casar, de Luiz Villaça (Brasil, 2003)

Crônica da Inocência, de Raoul Ruiz (França, 2000)

Cronicamente Inviável, de Sérgio Bianchi (Brasil, 2000):
crítica 1 e 2

Crupiê - A Vida em Jogo, de Mike Hodges (Inglaterra, 1998)

Cruzada, de Ridley Scott (EUA, 2005) - texto 1 e 2

Cruz e Souza – O Poeta do Desterro, de Sylvio Back (Brasil, 1999)

Cruzeiro das Loucas, de Mort Nathan (EUA/Alemanha, 2002)

Custo da Coragem, O, de Joel Schumacher (EUA/Irlanda, 2003)

Da Cama para a Fama, de Pablo Berger (Espanha/
Dinamarca, 2003)

Dançando no Escuro, de Lars Von Trier (Diamarca, 2000)

Debi e Lóide 2: Quando Debi conheceu Lóide, de Troy Miller (EUA, 2002)

Defesa Secreta, de Jacques Rivette (França, 1997)

Desejo e Obsessão, de Claire Denis (França/Japão/Alemanha, 2001)

Desde que Otar Partiu, de Julie Bertucelli (França/Bélgica, 2003)

De-Lovely – Vida e Amores de Cole Porter, de Irwin Winkler (EUA, 2004)

Demolidor - o Homem sem Medo, de Mark Steven Johnson (EUA, 2003)

De Passagem, de Ricardo Elias (Brasil, 2003)

Depois da Chuva, de Takashi Koizumi (Japão, 1999)

Depois da Vida, de Hirozaku Kore-eda (Japão, 1998)

Desconstruindo Harry, de Woody Allen (EUA, 1997)

Desmundo, de Alain Fresnot (Brasil, 2002)

Desventuras em Série, de Brad Silberling (EUA, 2004)

Deus é Brasileiro, de Carlos Diegues (Brasil, 2003) - texto 1; texto 2

Desmundo, de Alain Fresnot (Brasil, 2002)

De Tanto Bater meu Coração Parou, de Jacques Audiard (França, 2005)

Deusa de 1967, A, de Clara Law (Austrália, 2000)

Deuses e Monstros, de Bill Condon (EUA, 1998)

Dez, de Abbas Kiarostami (Irã/França, 2002)

Dezessete Anos, de Zhang Yuan (China, 1999)

Dia de Rainha, Um, de Marion Vernoux (França, 2001)

Dia de Treinamento, de Antoine Fuqua (EUA, 2001)

Dia Depois de Amanhã, O, de Roland Emmerich (EUA, 2004)

Dia do Perdão, O, de Amos Gitai (Israel, 2000)

Diabo a Quatro, O, de Alice de Andrade (Brasil, 2004)

Diário da Princesa, O, de Garry Marshall (EUA, 2001)

Diário de Bridget Jones, O, de Sharon Maguire (EUA, 2001)

Diário de uma Paixão, de Nick Cassavetes (EUA, 2004)

Diário de um Novo Mundo, de Paulo Nascimento (Brasil, 2005)

Diários de Motocicleta, de Walter Salles (EUA/Alemanha/Reino Unido/Argentina, 2004) - textos 1 e 2

Um Dia sem Mexicanos, de Sergio Arau (Espanha/EUA/México, 2004)

Dias de Nietzsche em Turim, de Júlio Bressane (Brasil, 2001)

Didi - O Cupido Trapalhão, de Paulo Aragão e Alexandre Boury (Brasil, 2003)

Didi quer ser Criança, de Reynaldo e Alexandre Boury (Brasil, 2004)

Dinossauro, de Ralph Zondag e Eric Leighton (EUA, 2000)

Dirigindo no Escuro, de Woody Allen (EUA, 2003)

Dívida de Sangue, de Clint Eastwood (EUA, 2002)

Djomeh, de Hassan Yektapanah (Irã, 2000)

Doce Lar, de Andy Tennant (EUA, 2002)

Doce Novembro, de Pat O'Connor (EUA, 2001)

Dogma do Amor, de Thomas Vinterberg
(EUA/Japão/Suécia/ Inglaterra/Dinamarca/Alemanha/Holanda, 2003)
- texto 1, texto 2 e texto 3

Dogville, de Lars Von Trier (Dinamarca/França/Noruega/Holanda/Finlândia/ Itália/ Alemanha/Japão/Inglaterra/EUA, 2003) - textos 1 e 2

Doidas Demais, de Bob Dolman (EUA, 2002)

Do Inferno, de Albert e Allan Hughes (EUA, 2001)

Dois Perdidos numa Noite Suja, de José Joffily (Brasil, 2002)

Do Jeito Que Ela É, de Peter Hedges (EUA, 2003)

Dolls, de Takeshi Kitano (Japão, 2002)

Dom, de Moacyr Góes (Brasil, 2003)

Dom da Premonição, O, de Sam Raimi (EUA, 2000)

Domésticas – O Filme, de Nando Olival e Fernando Meirelles (Brasil, 2001)

Domingo Qualquer, Um, de Oliver Stone (EUA, 2000)

Domingo Sangrento, de Paul Greengrass (Reino Unido, 2002)

Dona da História, A, de Daniel Filho (Brasil, 2004)

Doutores da Alegria, de Mara Mourão (Brasil, 2005)

Do Outro Lado da Lei, de Pablo Trapero (Argentina/França/Chile, 2002)

Doze Homens e Outro Segredo, de Steven Soderbergh (EUA, 2004)

Dr. T e as Mulheres, de Robert Altman (EUA, 2000)

Driblando o Destino, de Gurinder Chadha (Inglaterra, 2002)

D-Tox, de Jim Gillespie (EUA, 2002)

Duas Vezes com Helena, de Mauro Farias (Brasil, 2001)

Duplex, de Danny De Vito (EUA, 2003)

Durval Discos, de Anna Muylaert (Brasil, 2002) - texto 1; texto 2

E Aí, Meu Irmão, Cadê Você, de Joen Coen (EUA, 2000)

Ecos do Além, de David Koepp (EUA, 1999)

Edifício Master, de Eduardo Coutinho (Brasil, 2002)

Edukators, de Hans Weingartner (Alemanha, 2004)

Efeito Borboleta, de Eric Bress e J. Mackye Ruber (EUA, 2004)

Efeito Colateral, de Andrew Davis (EUA, 2002)

Ela É Demais, de Robert Iscove (EUA, 1999)

Eldorado - Lituanos no Brasil, de Fabiano Canosa e Julius Ziz (Brasil, 2001)

Elefante, de Gus Van Sant (EUA, 2003)

Elizabeth, de Shekhar Kapur (Inglaterra, 1998)

Elogio ao Amor, de Jean-Luc Godard (França/Suiça, 2001)

Embriagado de Amor, de Paul Thomas Anderson (EUA, 2002)

Em Boa Companhia, de Paul Weitz, (EUA, 2004)

Em Busca da Terra do Nunca, de Marc Forster (EUA, 2004)

Em Carne Viva, de Jane Campion (EUA, 2003)

Em Minha Terra, de John Boorman (Inglaterra/África do Sul/Irlanda, 2004)

Em Nome de Deus, de Peter Mullan (Inglaterra/Irlanda, 2002)

Encantadora de Baleias, de Niki Caro (Nova Zelândia, 2003)

Encontrando Forrester, de Gus Van Sant (EUA, 2000)

Encontros e Desencontros, de Sofia Coppola (EUA, 2003)

Encontros em Paris, de Martine Dugowson (França, 1997)

Endiabrado, de Harold Ramis (EUA, 2000)

Enfermeira Betty, A, de Neil Labute (EUA, 2000)

Enigma no Divã, Um, de Jean-Jacques Beineix (França/Alemanha, 2001)

Entrando Numa Fria, de Jay Roach (EUA, 2000)

Entrando numa Fria Maior Ainda, de Jay Roach (EUA, 2004)

Entreatos, de João Moreira Salles (Brasil, 2004)

Entre Casais, de Andreas Dresen (Alemanha, 2002) - texto 1; texto 2

Entre as Pernas, de Manuel Gomez Pereira (Espanha, 1999)

Entre Quatro Paredes, de Todd Field (EUA, 2001)

Erin Brokovich — Uma Mulher de Talento, de Steven Soderbergh (EUA, 2000)

Eros, de Wong Kar-Wai, Steven Soderbergh e Michelangelo Antonioni (Hong Kong/EUA/Itália/China/França/
Luxemburgo/Inglaterra, 2005)

Escola de Rock, de Richard Linklater (EUA, 2003)

Escorpião de Jade, O, de Woody Allen (EUA, 2001)

Escorpião Rei, O, de Chuck Russell (EUA, 2002)

Escrito nas Estrelas, de Peter Chelsom (EUA, 2001)

Espanglês, de James L. Brooks (EUA, 2004)

Espanta Tubarões, O, de Bob Bergeron, Vicky Jenson e Rob Letterman (EUA, 2004)

Espelho, O, de Jafar Panahi (Irã, 1998)

Espelho D'Água, de Marcus Vinicius César (Brasil, 2004)

Espinha do Diabo, A, de Guillermo del Toro (México/Espanha, 2001)

Esquecidos, Os, de Joseph Ruben (EUA, 2004)

Essência da Paixão, A, de Terence Davies (Inglaterra, 2000)

Estorvo, de Ruy Guerra (Brasil/Portugal/Cuba, 2000)

Estrada para Perdição, de Sam Mendes (EUA, 2002)

Estranha Família de Igby, A, de Burr Steers (EUA, 2002)

Estranhas Ligações, de Delphine Gleize (França/Bélgica/Suiça/Espanha, 2002)

Estranho, O, de Steven Soderbergh (EUA, 1999)

E Sua Mãe Também, de Alfonso Cuarón (México/EUA, 2001)

Eternidade e um Dia, A, de Theo Angelopoulos (Itália / França / Grécia, 1998)

Eterno Amor, de Jean-Pierre Jeunet (França, 2004)

Eu Fui a Secretária de Hitler, de André Heller e Othmar Schmiderer (Áustria, 2002)

Eu não Tenho Medo, de Gabriele Salvatores (Itália,2003)

Eu Tu Eles, de Andrucha Waddington (Brasil, 2000)

Evangelho das Maravilhas, O, de Arturo Ripstein (Espanha/México/Argentina, 1998)

Evolução, de Ivan Reitman (EUA, 2001)

Excêntricos Tenenbaums, Os, de Wes Anderson (EUA, 2001)

Exílios, de Tony Gatlif (França, 2004)

Exorcista - o Início, O, de Renny Harlin (EUA, 2004)

Expresso Polar, O, de Robert Zemeckis (EUA, 2004)

Exterminador do Futuro 3 – A Rebelião das Máquinas, O, de Jonathan Mostow (EUA/Alemanha, 2003)

Extermínio, de Danny Boyle (Inglaterra, 2003)

Extremo Sul, de Monica Schmiedt e Sylvestre Campe (Brasil, 2005)

Fábio Fabuloso, de Pedro Cezar, Ricardo Bocão e Antonio Ricardo (Brasil, 2004)

Fabuloso Destino de Amelie Poulain, O, de Jean Pierre Jeunet (França, 2001)

Fahrenheit 11 de Setembro, de Michael Moore (EUA, 2004)

Falando de Sexo, de John McNaughton (EUA, 2001)

Fala Tu, de Guilherme Coelho (Brasil, 2003)

Falcão Negro em Perigo, de Ridley Scott (EUA, 2001)

Fale Com Ela, de Pedro Almodóvar (Espanha, 2002)

Fama para Todos, de Dominique Derrudere (Bélgica/Holanda/França, 2000)

Fantasma, O, de João Pedro Rodrigues (Portugal, 2000)

Fantasma da Ópera, O, de Joel Schumacher (EUA, 2004)

Fantasmas de Marte, de John Carpenter (EUA, 2001)

A Fantástica Fábrica de Chocolate, de Tim Burton (EUA, 2005)

Fast Food Fast Women, de Amos Kollek (EUA/Itália/França, 1999)

Feminices, de Domingos Oliveira (Brasil, 2004)

Femme Fatale, de Brian De Palma (Alemanha/França/EUA, 2002)

Feras, As, de Walter Hugo Khouri (Brasil, 1994-2001)

Festa de Família, de Thomas Vinterberg (Dinamarca, 1997)

Festa de Margarette, A, de Renato Falcão (Brasil, 2002)

Festa Nunca Termina, A, de Michael Winterbottom (Inglaterra, 2002)

Filhas do Vento, de Joel Zito Araújo (Brasil, 2004)

O Filho, de Luc e Jean-Pierre Dardenne (Bélgica, 2002)

Filho Adotivo, O, de Aktan Abdikalikov (Quirguistão/França, 1998)

Filho da Noiva, O, de Juan José Campanella (Argentina/Espanha, 2001)

Filho de Chucky, O, de Don Mancini (EUA, 2004)

Filhos do Paraíso, de Majid Majidi (Irã, 1998)

Filme de Amor, de Julio Bressane (Brasil, 2003)

Filme Falado, Um, de Manoel de Oliveira - texto 1 e 2

Final Fantasy, de Hinorobu Sakaguchi (EUA, 2001)

Fio da Inocência, O, de Atom Egoyan (Canadá/Inglaterra, 1999)

Flamenco, de Carlos Saura (Espanha, 1996

Fogo Sagrado, de Jane Campion (EUA, 1999)

Foi Só Um Beijo, de Fisher Stevens (EUA, 2002)

Fomos Heróis, de Randall Wallace (EUA, 2002)

Fora de Controle, de Roger Mitchell (EUA, 2002)

Fora do Mapa, de Campbell Scott (EUA, 2003)

Formiga nas Calças, de Marc Rothemund (Alemanha, 2000)

Freddy vs. Jason, de Ronny Yu (EUA, 2003)

Frida, de Julie Taymor (EUA, 2002)

Full Frontal, de Steven Soderbergh (EUA, 2002)

Fúria em Duas Rodas, de Joseph Kahn (EUA, 2004)

Fuso Horário do Amor, de Danièle Thompson (França/Inglaterra, 2002)

Gaijin - Ama-me como Sou, de Tizuka Yamasaki (Brasil, 2005)

Galera do Mal, de Brian Dannelly (EUA, 2004)

Gangues de Nova York, de Martin Scorsese (EUA, 2002)

Garota do Rio, A, de Christopher Monger (Espanha/Inglaterra, 2001)

Garota, Interrompida, de James Mangold (EUA, 1999)

Garotas de Futuro, de Mike Leigh (Inglaterra, 1997)

Garota Veneno, de Tom Brady (EUA, 2002)

Garrincha - Estrela Solitária, de Milton Alencar (Brasil, 2003)

Gatos Numa Roubada, de Gregory Poirier (EUA, 2000)

Gêmeas, de Andrucha Waddington (Brasil, 1999)

Geração Roubada, de Phillip Noyce (Austrália, 2002)

Ghost Dog, de Jim Jarmusch (EUA, 1999)

Gladiador, de Ridley Scott (EUA, 2000)

Glauber, o Filme, Labirinto do Brasil, de Silvio Tendler (Brasil, 2003)

Gosto dos Outros, O, de Agnès Jaoui (França, 2000)

Gotas D'Água Sobre Pedras Escaldantes, de François Ozon (França, 1999)

Grande Lebowski, O, de Joel Coen (EUA, 1997)

Gregório de Mattos, de Ana Carolina (Brasil, 2002)

Grilo Feliz, O, de Walbercy Ribas (Brasil, 2001)

Grito, O, de Takashi Shimizu (EUA, 2004)

Guardião da Floresta, O, de Volker Schlöndorff (França, 1998)

Guardiões da Noite, de Timur Bekmambetov (Rússia, 2004)

Guerra dos Mundos, de Steven Spielberg (EUA, 2005)

Guerra nas Estrelas – Episódio 1: A Ameaça Fantasma, de George Lucas (EUA, 1999)

Guerra nas Estrelas, Episódio III: A Vingança dos Sith, de George Lucas (EUA, 2005)

Halloween H20, de Steve Miner (EUA, 1998)

Halloween: Ressurreição, de Rick Rosenthal (EUA, 2002)

Hamlet, de Michael Almereyda (EUA, 2000)

Hana-Bi, de Takeshi Kitano (Japão, 1998)

Hannibal, de Ridley Scott (EUA, 2000)

Hans Staden, de Luiz Alberto Pereira (Brasil, 1999)

Harmada, de Maurice Capovilla (Brasil, 2003)

Harry Chegou para Ajudar, de Dominik Moll (França, 2000)

Harry Potter e a Câmara Secreta, de Chris Columbus (EUA, 2002)

Harry Potter e a Pedra Filosofal, de Chris Columbus (EUA, 2001)

Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, de Alfonso Cuarón (EUA, 2004)

Hedwig – Amor, Rock e Traição, de John Cameron Mitchell (EUA, 2001)

Hellboy, de Guillermo del Toro (EUA, 2004)

Herança de Mr. Deeds, A, de Steven Brill (EUA, 2002)

Herdeira, A, de Agnieszka Holland (EUA, 1998)

Herdeiros, Os, de Stefan Ruzowitzky (Áustria, 1998)

Herói, de Zhang Yimou (China, 2002)

Herói da Família, O, de Douglas McGrath (EUA/Inglaterra/Alemanha/Holanda, 2002)

História Real, de David Lynch (EUA, 1999)

Histórias de Cozinha, de Bent Hamer (Suécia/Noruega, 2003)

Histórias do Flamengo, de Alexandre de Niemeyer (Brasil, 1999)

Histórias Mínimas, de Carlos Sorin (Argentina/Espanha, 2002)

Histórias Proibidas, de Todd Solondz (EUA, 2001)

Hitch - Conselheiro Amoroso, de Andy Tennant (EUA, 2005)

Homem-Aranha, de Sam Raimi (EUA, 2002)

Homem-Aranha 2, de Sam Raimi (EUA, 2004)

Homem do Ano, O, de José Henrique Fonseca (Brasil, 2003)

Homem que Copiava, O, de Jorge Furtado (Brasil, 2003)

Homem que não Estava Lá, O, de Joel Coen (EUA, 2001)

Homem sem Passado, O, de Aki Kaurismaki (Finlândia, 2002)

Homem Sem Sombra, O, de Paul Verhoeven (EUA, 2000)

Homens de Preto II, de Barry Sonnenfeld (EUA, 2002)

Hora de Voltar, de Zach Braff (EUA, 2004)

Hora do Rush 2, A, de Brett Ratner (EUA, 2001)

Hora do Show, A, de Spike Lee (EUA, 2001)

Hora Mágica, A, de Guilherme de Almeida Prado (Brasil, 1998)

Hora Marcada, A, de Marcelo Taranto (Brasil, 2000)

Horas, As , de Stephen Daldry (EUA, 2002)

Horror em Amityville, de Andrew Douglas (EUA, 2005)

Hotel de um Milhão de Dólares, O, de Wim Wenders (EUA, 1999)

Hotel Ruanda, de Terry George (Inglaterra/África do Sul, 2005)

Houve Uma Vez Dois Verões, de Jorge Furtado (Brasil, 2002)

Hulk, de Ang Lee (EUA, 2003)

Humanidade, A, de Bruno Dumont (França, 1999)

Identidade, de James Mangold (EUA, 2003)

Identidade Bourne, A, de Doug Liman (EUA, 2002)

Idiotas, Os, de Lars Von Trier (Dinamarca, 1998)

Igual a Tudo na Vida, de Woody Allen (EUA, 2004)

Ilha, A , de Michael Bay (EUA, 2005)

Ilusão de Movimento, de Hector Molina (Argentina, 2001)

Império, de Franc. Reyes (EUA, 2002)

Império (do Besteirol) Contra-Ataca, O, de Kevin Smith (EUA, 2001)

Incríveis, Os, de Brad Bird (EUA, 2004)

Infidelidade, de Adrian Lyne (EUA, 2002)

Infiel, de Liv Ullman (Suécia, 2000)

Informante, O, de Michael Mann (EUA, 1999)

Inglesa e o Duque, A, de Éric Rohmer (França, 2001)

Inquietude, de Manoel de Oliveira (Portugal, 1998)

Insônia, de Christopher Nolan (EUA, 2002)

Instituto de Beleza Vênus, de Tonie Marshall (França, 1998)

Intervenção Divina, de Elia Suleiman (Palestina, 2002)

Invasões Bárbaras, As, de Denys Arcand (Canadá/França, 2003)

Invasor, O, de Beto Brant (Brasil, 2001) - texto1 e texto 2

Irmão Urso, de Aaron Blaise e Robert Walker (EUA, 2003)

Irmãos, de Patrice Chéreau (França, 2003)

Irmãos de Fé, de Moacyr Góes (Brasil, 2004)

Irmãos Grimm,Os, de Terry Gilliam (EUA/República Tcheca, 2005)

Irreversível, de Garpar Noé (França, 2002)

Isca Perfeita, A, de Jez Butterworth (EUA/Inglaterra, 2002)

Italiano para Principiantes, de Lone Scherfig (Dinamarca, 2000)