A Identidade Bourne,
de Doug Liman

The Bourne identity, EUA, 2002


A bem da verdade, me parece que o sonho de todo jovem diretor independente americano, daqueles que fazem os filmes de baixo orçamento que infestam o festival de Sundance, é mesmo comandar uma superprodução de grande estúdio, daquelas que custam e arrecadam milhões de dólares. Vejamos o caso do sr. Doug Liman. Depois de estrear com uma produção baratinha sobre um grupo de homens solteiros que sai à noite para correr atrás de mulher, o curioso Swingers, curtindo a noite, Liman passou a um projeto mais ambicioso, porém ainda dentro de um estilo "muderninho", que foi Vamos nessa. Mas já no terceiro filme entregou-se a dirigir um possível candidato a blockbuster.

Identidade Bourne é uma fita de ação e espionagem, repleta de reviravoltas, inspirada em um best seller de Robert Lundum. Conta a história de um sujeito (Matt Damon) que, após perder a memória, vai se descobrindo parte de um complô organizado por um órgão de inteligência americano e que passa a ser perseguido pela própria organização à qual pertence. A trama parece ter tido como principal modelo Os três dias do Condor, de Sidney Pollack. A ele foram acrescidos uma série de clichês das franquias James Bond e Missão impossível, como as locações cartão-postal na Europa (Zurich, Paris) e uma perseguição automobilística. As reviravoltas do roteiro, apesar de nada originais, conseguem manter o interesse durante a projeção.

Só que existe um sério problema que impede que Identidade Bourne possa ser considerado um bom exemplar do gênero: Doug Liman simplesmente não sabe dirigir cenas de ação. Isso faz com que alguns momentos chave do filme, como as lutas, a perseguição pelas ruas de Paris e principalmente a sequência clímax soem desconjuntadas e até meio ridículas. O que, somando-se à falta de carisma de Matt Damon como herói de acão, provavelmente não deverá permitir que este filme venha a ser considerado marcante mesmo pelos mais entusiasmados apreciadores do chamado cinema-pipoca, quanto mais pelos frequentadores de um festival de cinema.

Gilberto Silva Jr.