Entre as Pernas,
de Manuel Gomez Pereira


Bajo las Piernas, Espanha, 1998

O filme nos apresenta os peronagens de maneira pouco peculiar: Bardem e Victoria Abril são sexômanos e estão entrando num tratamento para relacionarem-se melhor com isso. Por um ou outro jogo narrativo, vão ficar amigos e acabar fazendo sexo num carro abandonado que está relacionado a um crime nefasto. O que entretanto mais surpreende em Entre as Pernas é que, apesar de tratar-se de um filme que até no título evoca sexo, não há um tantinho de desejo a ser estabelecido entre espectador e filme. Javier Bardem, outrora deficiente físico para suprir o porte machão de seu corpo em Carne Trêmula, tem uma interpretação óbvia, decepcionante; e por mais que Victoria Abril se esforce para acrescentar a seu personagem um foco maior de interesse, é impedida pela obviedade das situações que o roteiro prefigura. O final, romanescamente esperando uma grande reviravolta, nos apresenta aquele patético "ah! então era isso!" presente em filmes bem-intencionados mas bobos (à maneira de O Sexto Sentido). Vê-se ao final que é possível matar pelos desejos sexuais recalcados; mas isso só é feito às expensas de um desejo cinematográfico muito pequeno, desejo sublimado nos vai-véns sempre previsíveis do roteiro.

Ruy Gardnier