Entre
as Pernas,
de Manuel Gomez Pereira
Bajo las Piernas, Espanha,
1998
O filme nos apresenta os
peronagens de maneira pouco peculiar: Bardem e Victoria Abril são
sexômanos e estão entrando num tratamento para relacionarem-se
melhor com isso. Por um ou outro jogo narrativo, vão ficar amigos
e acabar fazendo sexo num carro abandonado que está relacionado
a um crime nefasto. O que entretanto mais surpreende em Entre as Pernas
é que, apesar de tratar-se de um filme que até no título
evoca sexo, não há um tantinho de desejo a ser estabelecido
entre espectador e filme. Javier Bardem, outrora deficiente físico
para suprir o porte machão de seu corpo em Carne Trêmula,
tem uma interpretação óbvia, decepcionante; e por
mais que Victoria Abril se esforce para acrescentar a seu personagem um
foco maior de interesse, é impedida pela obviedade das situações
que o roteiro prefigura. O final, romanescamente esperando uma grande
reviravolta, nos apresenta aquele patético "ah! então
era isso!" presente em filmes bem-intencionados mas bobos (à
maneira de O Sexto Sentido). Vê-se ao final que é
possível matar pelos desejos sexuais recalcados; mas isso só
é feito às expensas de um desejo cinematográfico
muito pequeno, desejo sublimado nos vai-véns sempre previsíveis
do roteiro.
Ruy Gardnier
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