O Homem Sem Sombra,
de Paul Verhoeven


The Hollow Man, EUA, 2000

O Homem sem Sombra era um filme a se esperar. Paul Verhoeven, seu diretor, depois de uma série de filmes de interesse reduzido produzidos nos Estados Unidos, voltara a sua melhor fase com Showgirls e Starship Troopers, dois panfletos deliciosamente deselegantes e politicamente certeiros. Ver o novo filme de Verhoeven, tendo em mente seus dois últimos, é uma experiência decepcionante. Não só está ausente toda a perspicácia e a esperteza do diretor holandês, mas acima de tudo a força porralouca e a graça que preenchiam e faziam toda a beleza de seus dois filmes anteriores.

Nesse filme, porém, Verhoeven se acomodou e decidiu fazer o cinema ruim que estava acostumado, linhagem Instinto Selvagem: vulgaridade sem humor, frivolidade sem graça, uma historieta medíocre e uma direção burocrática. Como achar algum interesse na história de Kevin Bacon, que aqui interpreta um cientista genial e arrogante (adora se proclamar Deus) que decide injetar em si mesmo o soro da invisibilidade para testar sua descoberta e, se possível, dar uma ajeitadinha na sua vida emocional? Em O Homem Sem Sombra, o personagem de Bacon dá razão à câmara para se fazer de engraçadinha e dar uma de voyeurista (a pornografia, sempre interessante até mesmo no pior Verhoeven, é aqui extremamente desagradável) e de intrusona: logo no começo do filme, Bacon olha para a sua vizinha do prédio de frente, enquanto ela tira a roupa; sua primeira atitude como "homem invisível" será entrar na casa dela para vê-la nua e pregar-lhe uma peça.

Como pôde Paul Verhoeven, cineasta muitas vezes talentoso, desperdiçar as chances que muito diretor pediu a Deus? Afinal, um personagem invisível é algo de infinitamente aproveitável no cinema (é só lembrar do simpático Memórias de um Homem Invisível de John Carpenter) e, hoje, com inúmeros efeitos especiais novos à disposição, as possibilidades de fazer um uso criativo e poético através das inserções nas imagens aumentam muito. Pois bem, Verhoeven não é nenhum Brian de Palma. À medida que de Palma consegue extrair poesia de um bando de M&M's flutuando, Verhoeven só consegue nos fornecer um show gore quando as cobaias passam da invisibilidade à visibilidade e vice-versa (podemos ver um corpo se constituindo e desconstituindo a partir das artérias, coração, veias, tecidos, órgãos, derme até a epiderme). mas o pior de tudo é o final: não contente com tanta chatice e burocracia da direção, Verhoeven ainda nos dá uns trinta minutos em que um filme sobre a ciência se transforma num filme de terror e o cientista sai matando, um a um, todos os personagens do filme (!). Se o grande talento de Verhoeven reside em saber filmar o lixo (social, ético, político), ele sempre corre o risco de chafurdar nele. O Homem Sem Sombra certamente participa desse segundo caso.

Ruy Gardnier