Entrando Numa Fria,
de Jay Roach


Meet The Parents, EUA, 2000

Toda a narrativa de Entrando numa Fria se estrutura em torno de uma situação cômica clássica: a do homem errado no lugar errado, a do homem enfrentando um mundo todo que conspira contra ele. Claro que trata-se de uma comédia de erros, mas uma comédia também de costumes. É em torno desta estrutura clássica que o diretor Roach consegue seus acertos e também, principalmente seus erros.

Ele já começa contando com dois ótimos atores, perfeitamente bem escalados: Bem Stiller, que está se especializando na figura do "average guy" (o cara comum) que faz tudo sempre errado; e Robert DeNiro, se divertindo muito no papel do paizão paranóico. É uma velha situação da comédia, a do "pai da noiva", mas Roach coloca novos elementos, brincando com a imagem do "agente da CIA", tornando o pai da noiva uma figura quase miticamente ameaçadora. Esta é a parte boa do filme. Roach explora em alguns momentos perturbadores silêncios que dão uma noção bastante boa da sensação de uma pessoa que tenta desesperadamente agradar as outras, e só consegue errar. Talvez se investisse mais neste jogo de relações pudesse criar uma comédia clássica, daquelas que marcam época. Ele chega a ousar dar tons nem tão bondosos ao seu mocinho, ao mesmo tempo que insere uma certa doçura no seu pai malvado.

Infelizmente, Roach erra na mão ao tentar usar o humor escatológico e exagerado, típico dos irmãos Farrelly, pois com isso mistura dois tipos de humor completamente opostos e que não se misturam bem. No caso dos Farrelly, o retrato ácido e sem piedade dos EUA pelo seu lado mais absurdo, não se pretende um estudo situacional de relações, e neste sentido o personagem de Stiller em Quem vai Ficar com Mary funcionava especialmente por ser o "straight man" no meio de um universo enlouquecido. Aqui neste filme, Roach perde num certo momento o controle da narrativa, e passa a tentar apenas montar situações que sejam cada vez mais absurdas e constrangedoras para o personagem principal. Algumas delas (como a da piscina e a do avião) efetivamente funcionam, mas no geral fica uma sensação de oportunidade perdida, especialmente no que se refere ao personagem de De Niro e seu desenvolvimento. Termina sendo um filme irregular e absolutamente esquecível, ainda que tenha pelo menos uma interpretação/personagem impagável no "noivo dos sonhos" interpretado por Owen Wilson.

Eduardo Valente