Entrando
Numa Fria,
de Jay Roach
Meet The Parents, EUA,
2000
Toda a narrativa de Entrando numa Fria
se estrutura em torno de uma situação cômica clássica:
a do homem errado no lugar errado, a do homem enfrentando um mundo todo
que conspira contra ele. Claro que trata-se de uma comédia de erros,
mas uma comédia também de costumes. É em torno desta
estrutura clássica que o diretor Roach consegue seus acertos e
também, principalmente seus erros.
Ele já começa
contando com dois ótimos atores, perfeitamente bem escalados: Bem
Stiller, que está se especializando na figura do "average
guy" (o cara comum) que faz tudo sempre errado; e Robert DeNiro,
se divertindo muito no papel do paizão paranóico. É
uma velha situação da comédia, a do "pai da
noiva", mas Roach coloca novos elementos, brincando com a imagem
do "agente da CIA", tornando o pai da noiva uma figura quase
miticamente ameaçadora. Esta é a parte boa do filme. Roach
explora em alguns momentos perturbadores silêncios que dão
uma noção bastante boa da sensação de uma
pessoa que tenta desesperadamente agradar as outras, e só consegue
errar. Talvez se investisse mais neste jogo de relações
pudesse criar uma comédia clássica, daquelas que marcam
época. Ele chega a ousar dar tons nem tão bondosos ao seu
mocinho, ao mesmo tempo que insere uma certa doçura no seu pai
malvado.
Infelizmente, Roach erra
na mão ao tentar usar o humor escatológico e exagerado,
típico dos irmãos Farrelly, pois com isso mistura dois tipos
de humor completamente opostos e que não se misturam bem. No caso
dos Farrelly, o retrato ácido e sem piedade dos EUA pelo seu lado
mais absurdo, não se pretende um estudo situacional de relações,
e neste sentido o personagem de Stiller em Quem vai Ficar com Mary
funcionava especialmente por ser o "straight man" no meio de
um universo enlouquecido. Aqui neste filme, Roach perde num certo momento
o controle da narrativa, e passa a tentar apenas montar situações
que sejam cada vez mais absurdas e constrangedoras para o personagem principal.
Algumas delas (como a da piscina e a do avião) efetivamente funcionam,
mas no geral fica uma sensação de oportunidade perdida,
especialmente no que se refere ao personagem de De Niro e seu desenvolvimento.
Termina sendo um filme irregular e absolutamente esquecível, ainda
que tenha pelo menos uma interpretação/personagem impagável
no "noivo dos sonhos" interpretado por Owen Wilson.
Eduardo Valente
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