GALERA DO MAL
Brian Dannelly, Saved!, EUA, 2004

Galera do Mal (Saved!, no original) gira em torno de dilemas adolescentes num ambiente escolar altamente religioso, onde a vida de todos é profundamente regida pela presença de Deus e seus desígnios. A protagonista, com o sugestivo nome de Mary, para tentar “salvar” o namorado que ela percebe estar “virando” gay, resolve se entregar a ele e acaba engravidando, tendo que enfrentar a hostilidade do grupo liderado por Hilary Faye, a garota mais popular do colégio. Ser popular aqui significa ser a mais religiosa e estar à frente dos principais eventos da escola, assim como “condenar” publicamente a menina judia rebelde e nada pudica. Ou seja: todos os estereótipos de um filme de high-school americana são reproduzidos com um colorido religioso. O filme tenta “colocar em questão” o fanatismo por meio da paródia exagerada e da caricatura absoluta, para no final postular a fé numa transcendência, afirmando a necessidade de “moderação” quanto a todos os principais ditames morais do cristianismo – o que acaba se revelando uma crítica das mais rasteiras e denunciando a estratégia de negar para afirmar. Condenando um comportamento exagerado e cego, ele tenta cativar e ganhar força para convencer-nos de que “há algo maior”, sim, mas que é preciso ter jogo de cintura.

É preciso compreender que Mary estava bem-intencionada ao oferecer seu corpo para o namorado, que ser homossexual não faz de ninguém filho do diabo e negador da palavra divina, que ter fé verdadeiramente não significa almejar uma posição de grande visibilidade pública que traga sucesso e admiradores, que aceitar o diferente é muito mais cristão do que acusá-lo de infiel. Na verdade, Galera do Mal se estrutura a partir de um ponto de vista de uprightness, afirmando que ser falso, materialista e interesseiro ou não ter opinião própria deve ser inaceitável, para então valorizar o que seria justo e bom: a compreensão, o perdão, o amor ao próximo, a sensibilidade, a honestidade, a sinceridade. E, neste movimento, é muito importante lembrar que, juntamente com esta “releitura” da espiritualidade, o que é valorizado e afirmado ao longo de todo o filme é o Amor. Mais do que o amor cristão, o amor romântico. É ele que promove a redenção final, ocupando seu lugar de direito na viabilização de um final feliz. Pois não é de outra forma que o diretor arremata sua operação de crítica aparente.

Torpe e ardiloso, o filme busca resgatar os preceitos mais básicos da moral judaico-cristã, como perdão e amor ao próximo, com a apresentação de um processo de degradação desta (vista principalmente como a banalização da religiosidade), numa tentativa de renová-la com a ressignificação do que poderia ameaçá-la em tempos de consumo desenfreado e esvaziamento de sentidos e valores. O homossexualismo, o desejo sexual irreprimível a rebeldia adolescente, a vaidade e o culto ao corpo, a necessidade do respaldo de um coletivo (“o grupo”), a gravidez adolescente, a mãe solteira, o relacionamento entre jovens; tudo é incorporado e tem seu valor convertido a partir da lógica de incorporação de um certo liberalismo para o fortalecimento e a sobrevivência de uma moralidade ultrapassada e largamente rejeitada por uma maioria da população. É como se, subitamente, os valores cristãos diluídos no senso comum precisassem ser reafirmados como um cabedal de princípios morais a serem lembrados.

Por fim, o filme, com este propósito claro, se dedica especialmente aos jovens, estes que ele quer “salvar”, assumindo todos os clichês do gênero apenas para fantasiá-los com os tema em questão, de acordo com o que está em jogo. A “vilã” é a menina intolerante, superficial e fanática; a garota “certinha” é compreensiva e tem um bom coração, sabe entender as palavras de Deus em sentidos mais amplos, acolhendo seus semelhantes e valorizando suas características distintivas; a bad girl e o bad boy não são lá muito religiosos, mas são respeitosos dos outros, e, sobretudo, éticos. Pela sua atitude de “ponderação”, o diretor pretende atingir todo um público que se sensibilize com as problemáticas “atuais” apresentadas e reconheça as afirmações construídas como respostas apropriadas e sensatas a uma certa “imoralidade” que enfrentaríamos hoje. Extremamente reconciliatório e esquemático, o filme, de fato, não questiona nem problematiza nada, não consegue transmitir nenhum sentimento genuíno nem dar autenticidade a seus personagens. Apenas opera um jogo sentimentalóide para aliviar e amainar qualquer angústia moral que ainda possa atingir os cristãos moderados, que buscam a melhor forma de “casar” fé e vida comum. Desnecessário e reacionário.

Tatiana Monassa