É
Carnaval...
Bate,
Esteban (sobre Kubanacan),
por Francisco Guarnieri
...
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Uma
televisão para a América Latina (entrevista
com a TAL), por
Felipe Bragança (25/9)
...
... ...
Michael
Jordan despede-se das quadras,
por Ruy Gardnier (24/4)
...
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Uma
tarde no inferno com Márcia Goldschmidt,
por Bolívar Torres (28/3)
...
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Mulheres
higiênicas: amor, lavanda e bossa nova (sobre Mulheres
Apaixonadas), por
Felipe Bragança (19/3)
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O
tour dos Simpsons / Ana Paula vai à África (o
turismo de aventura na arquitetura das imagens jornalísticas),
por Felipe Bragança (18/12/02)
...
... ...
Em
busca do seriado adolescente perfeito,
por Ruy Gardnier (11/12/02)
...
... ...
Brasil
Documenta, notas, comentários, especulações
(do documentário ao reality show),
por Felipe Bragança (27/11/02)
...
... ...
As
Verdadeiras Verdades (1/3):
TV Fama, por Felipe Bragança (13/11/02)
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... ...
As
Verdadeiras Verdades (2/3):
o gueto e os homens, por Felipe Bragança (13/11/02)
...
... ...
As
Verdadeiras Verdades (3/3):
Luís Inácio, por Felipe Bragança
(13/11/02)
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... ...
O
painel do futebol brasileiro,
por Ruy Gardnier (08/05/02)
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Vinte
minutos de silêncio,
por Eduardo Valente (27/03/02)
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O
que McLuhan já sabia sobre os espetáculos de realidade,
por Ruy Gardnier (20/03/02)
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Sílvio
Santos e a TV Marginal,
por Eduardo Valente (13/03/02)
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Big Brother
Brasil: 1989 é aqui,
por Eduardo Valente (06/03/02)
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Câmeras
por todos os lados (Casa dos Artistas, Colin Powel, Bob Esponja),
por Felipe Bragança (21/02/02)
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Reality
shows: a nova dramaturgia televisiva do século XXI,
por Eduardo Valente (21/02/02)
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O
Coliseu é aqui (sobre o quadro "Agora ou nunca" do
Caldeirão do Huck),
por Eduardo Valente (21/02/02)
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O
jogo dos erros, ou como a Globo consegue detonar o BBB,
por Eduardo Valente (16/02/02) |
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Semana de
carnaval é um período ótimo para se ter
idéia das pretensões de cada emissora. Apenas três
faziam uma grande cobertura da festa: a mais respeitada e líder
de audiência, Rede Globo, mostrava o que tinha de mais impressionante
e grandioso, os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro
e São Paulo. Todo o discurso era de que carnaval era na Globo,
afinal só eles possuíam os direitos de transmissão
da festa "verdadeira" do feriado mais festivo no Brasil....
leia mais
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Dia 10
Sessão dupla à vista? Às 21:45, o Telecine
Action exibe mais uma vez Perversa Paixão (Play
Misty For Me, 1971), primeiro filme de Clint Eastwood como diretor.
Ótimo ponto de partida para assistir a um inédito
de Eastwood que passa ainda essa semana (mais detalhes no fim desta
coluna). Ao término do filme, vale a pena migrar para o Canal
Brasil, que vai estar começando a exibir Uma Vida Dividida.
Um Filme Sobre Arne Sucksdorff (dir. Fernando Camargos, 2001),
misto de documentário e biografia filmada sobre um dos personagens
estrangeiros mais decisivos na história do cinema novo (e
autor de Fábula [1965], pérola absoluta da
cinematografia nacional). Dia 11 Cara de furada, pinta de
furada, mas vamos lá... Buñuel e a Mesa do Rei
Salomão, filme inédito de Carlos Saura realizado
em 2001, começa a passar na grade de exibição
do Eurochannel. Além do interesse histórico (figuras
como Garcia Lorca e Salvador Dali, além do cineasta-título),
vai o biográfico também (Saura foi assistente de Buñuel).
O problema é que há quase quinze anos Carlos Saura
não sabe o que é fazer um filme bom. Em todo caso,
o filme pode ser conferido às 22:00, com reprise no dia seguinte
às 12:00 Dia 12 Dia cheio para assinantes da TVA.
Logo às 11:45, o Cinemax volta a exibir o precioso Lord Jim
(Lord Jim, 1965), adaptação de Richard Brooks para
o romance mais conhecido de Joseph Conrad. Visceralidade e austeridade
de um encontrando outro, não tem como ser tiro na água.
Mais tarde, oportunidade nada fácil de ver a produção
mais comercial de Hong Kong, excetuando Jackie Chan. Às 20:00,
o Cinemax Prime exibe Gen-Y Cops A Nova Geração
(Tejing Xinrenlei 2, 2000). OK, o filme é produzido
por Chan, mas nem o estilo nem o gênero é dos filmes
do ator. Aqui, comédia esquizofrênica e totalmente
superficial com gosto próprio. Para quem está e para
quem não está acostumado, bom apetite! Logo depois,
o Canal Mundo exibe às 22:00 Meus Vizinhos São
o Terror (The Burbs, 1989), filme subestimado de Joe
Dante, mago da fábula política, também um tanto
esquizo. Vale a pena. Dia 13 Passagem meteórica nos
cinemas nacionais graças ao fiasco de bilheteria nos estêites,
Ali (Ali, 2001) de Michael Mann merece uma segunda
chance na telinha, mesmo que o diretor faça seus filmes para
a tela grande. Um dos raros estilistas no cinema mainstream americano
narra a saga do pugilista Muhammad Ali. Se fosse um apelador como
Oliver Stone, os americanos teriam amado. O filme passa no Telecine
Premium às 23:30. Dia
14 Aproveitando a água na boca que já deram as
exibições especiais de Garotas do ABC (filme
que já vimos e já gostamos) no Vivo Open Air e no
Unibanco Arteplex, a dica do dia é assistir a Dois Córregos,
filme anterior de Carlos Reichenbach que em muito se assemelha a
Garotas. A política advinda da vivência cotidiana,
a fala entre o declamado e o literário, um certo gosto pelo
anacrônico (ou a-crônico) que acrescenta um molho ímpar
em nosso cinema nativo, famoso por sempre ir com a onda. Quem sabe
o Canal Brasil (que exibe Dois Córregos) não
toma vergonha na cara e exibe outras peças fundamentais de
Reichenbach, como Extremos do Prazer, Império do
Desejo ou Amor Palavra Prostituta. Fica aqui o recado.
Dois Córregos passa às 23:00. Dia 15 Quando
Ligado em Você chega aos cinemas coroado de louros
(por aqueles que vale ouvir e ler, claro), você percebe que
é a melhor hora para assistir a outro filme dos irmãos
Farrelly, mas um que não entrou em cartaz tampouco despertou
fuzuê na época de sua saída. Osmose Jones
Uma Aventura Radical pelo Corpo Humano (Osmosis Jones,
2001), mistura de desenho e live action com Bill Murray,
passa na HBO às 14:15. Mais à noite, o Cinemax Prime
exibe Replicante (Replicant, 2001), subestimado filme
de Ringo Lam para Jean-Claude Van Damme. Lam esteve sempre na sombra
de Woo e Tsui: quem sabe não é hora de prestarmos
mais atenção no trabalho desse artesão virtuoso,
uma vez que Tsui anda meio parado (desde o fracasso de seu vampiro)
e Woo entrou em fase morna? Replicante passa às 21:30. Dia
16 Por fim, as duas estréias decisivas da semana se dão
na terça-feira. No Cinemax, às 15:15, passa A Sangue
Frio (In Cold Blood, 1967), outra adaptação
de Richard Brooks para um clássico austero da literatura
americana, dessa vez o livro homônimo de Truman Capote
baseado num fato real e escrito em forma mista entre relatório
e reportagem. O livro, preciosidade, a gente encontra em tudo que
é sebo. O filme, temos que esperar a bondade da rede HBO...
Antes disso, à 00:30 e às 09:30 (horários interessantes,
não?), o Telecine Action exibe Interlúdio de Amor
(Breezy, 1973), primeiro filme de Clint Eastwood em que ele
não trabalha como ator, e um de seus títulos mais
invisíveis hoje em dia (indisponível em vídeo,
e até então inédito no cabo). Imperdível.
Voltaremos ao filme. (Ruy Gardnier)
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