ARQUIVO DA EDIÇÃO DE MARÇO DE 2005

ARTIGOS
A Sentinela, de Arnaud Desplechin (exibição na TV5)
por Tatiana Monassa (10/02/2005)

The Road to Memphis, de Richard Pearce (exibição na GNT)
por Paulo Ricardo de Almeida (20/01/2005)

Piano Blues, de Clint Eastwood (exibição na GNT)
por Paulo Ricardo de Almeida (07/01/2005)

FILMES DA SEMANA
(março de 2005)


Dia 01
Devemos bater palmas porque o Telecine Classic, depois de meses, finalmente
exibe uma retrospectiva de um cineasta a qual se tem pouquíssimo acesso no Brasil? Bem, Rouben Mamoulian pode não figurar na lista A dos maiores diretores de Hollywood no período, mas uma mostrinha de seus primeiros filmes é certamente muito bem-vinda. Começa com Aplauso (Applause, 1929), filme feito no exato ano em que o cinema passou do mudo para o falado, e coincide com of ato de ser o primeiro filme feito por Mamoulian. Encontro às 21:00 na frente da tevê. Logo depois, às 22:30, o Cinemax Prime exibe Mister Roberts (idem, 1955), filme dirigido por John Ford mas terminado por Mervyn LeRoy. Entre os motivos levantados, uma indisposição de Ford com Henry Fonda que o teria levado a deixar o set, ou uma doença que obrigou o cineasta a abaondonar o filme para se recuperar. Em todo caso, mesmo que não tenha sido terminado por Ford, o filme ainda tem o interesse do elenco estelar: Henry Fonda, James Cagney, William Powell, Jack Lemmon, Betsy Palmer. Antes de tudo disso, bem cedinho, a TV5 exibe às 04:10 o filme Rencontre avec le dragon (2003), filme de Hélène Angel, que anteriormente ganhara o Leopardo de Ouro no festival de Locarno por Pele de Homem, Coração de Animal (1999), sua estréia no longa-metragem. O filme conta com diversos atores de destaque – Daniel Auteuil, Emmanuele Devos, Sergi Lopez – e é a oportunidade de travar o primeiro contato com a obra de uma cineasta premiada e, tomara, promissora.
Dia 02
Em seu segundo filme, Ruas da Cidade (City Streets, 1931), Rouben Mamoulian já contava com dois atores que viriam a se tornar lendas do cinema americano: Gary Cooper e Sylvia Sidney. O filme é o primeiro longa-metragem de Sylvia Sidney como protagonista, enquanto Cooper já tinha feito, entre inúmeras pontas na época do cinema mudo, Morocco (1930), protagonizando com Marlene Dietrich. 21:00, como sempre. E é isso. E vale lembrar que As Panteras Detonando (Charlie's Angels: Full Throttle, 2003), dirigido por McG, passa às 23:00 na HBO. Para quem não viu nos cinemas, o encontro com as meninas é obrigatório. Estamos falando de outra relação com o cinema, um passo além do cinema de ação a que estamos acostumados. McG é um caso a seguir com cuidado e de perto.
Dia 03
A boa dica da quinta-feira é Ama-me esta Noite (Love Me Tonight, 1932), continuando a programação da pequena mostra dedicada a Rouben Mamoulian no Telecine Classic. O filme é uma comédia musical estrelada por Maurice Chevalier e Jeanette MacDonald, e tem trilha musical assinada por Rodgers & Hart. Mais credenciável que isso, impossível. O filme passa às 21:00.
Dia 04
É sempre uma satisfação saber que um filme de Ozualdo Candeias, finalmente, vai ser exibido na televisão. Afora algumas míticas projeções de A Margem na TVE e de alguns especiais feitos especialmente para a telinha, Candeias é um verdadeiro ignorado da televisão brasileira, e um ignorado completo no cabo. Felicidade, então, de saber que A Freira e a Tortura (1983), um de seus filmes menos interessantes ("É meu só uns 50%", diz ele do filme), vai estrear no Canal Brasil, à meia-noite e meia da madrugada de sexta-feirta para sábado. No elenco, Vera Gmienez e David Cardoso. Antes disso, às 23:45, estréia na HBO a terceira temporada de Segura a Onda/Curb your Enthusiasm, série cômica de Larry David, criador de Seinfeld.
Dia 05
Sábado é dia de estréias ao longo do dia na RetrôTV, e esse está recheado de raridades. Às 11:00, o prato principal: Sally, a Filha do Circo (Sally of the Sawdust, 1925), dirigido por David Wark Griffith e estrelado por W.C. Fields em seu primeiro papel de renome. Fúria ao Entardecer (Rage at Dawn, dir. Tim Whelan, 1955), um western com Randolph Scott, passa às 14h. Dando continuidade à programação, Galante e Sanguinário (2:10 to Yuma, 1957), um dos filmes mais importantes de Delmer Daves, passa às 15:35. Mais à noite, uma curiosidade: Homem, Orgulho e Vingança (L'Uomo, l'orgoglio, la vendetta, 1968), de Luigi Bazzoni, nada mais nada menos do que uma adaptação de Carmen para o formato western-spaghetti, com Franco Nero e Klaus Kinski disputando o amor de Tina Aumont, às 20:30. Motivo para ficar o dia inteiro ligado na RetrôTV nesse sábado.
Dia 06
E é a RetrôTV que continua nos presenteando com algumas raridades de interesse. Desta vez, é Casanova 70 (idem, 1965), comédia de Mario Monicelli estrelada por Marcello Mastroianni, Virna Lisi, Marco Ferreri e grande elenco. Caso o leitor nunca tenha visto Loin (que recebeu o nome de Relações Distantes no Festival do Rio e de Distante no Telecine Emotion), de André Techiné, que a TV5 exibe às 20:25, é melhor não perder este filme. Loin é o melhor de Techiné em anos, e a fotografia em digital assinada por Renato Berta é uma das melhores fotografias naturalistas feitas em digital. Ainda neste domingo, reprisam em seqüência todos os filmes da mostrinha Mamoulian, numa ótimoa chance para quem gosta de gravar: às 11:30 passa Alegre e Feliz (High, Wide and Handsome, 1937); às 13:30, Tornamos a Viver (We Live Again, 1934); às 14:45, Ama-me esta Noite (ver acima); às 16:25, Ruas da Cidade (City Streets, 1931); e, por fim, às 17:55, Aplausos (Aplause), seu primeiro filme.
Dia 07
Sabe-se que Alfred Hitchcock tinha como seu melhor filme, ou ao menos um de seus melhores, A Sombra de uma Dúvida (The Shadow of a Doubt, 1943). Curiosamente, talvez por ter sido feito nos anos 40 – dado que a seqüência de obras-primas foi nos anos 50 –, o filme tenha menos reputação do que alguns outros. Para ajudar a acabar com esse esquecimento, a Film&Arts exibe o filme três vezes nessa segunda-feira: às 10:00, às 15:00 e às 22:00, e assim não há desculpas para perder. Esse dia também marca a estréia de duas séries importantes: a Fox lança a quarta temporada da série 24 Horas às 21:00, enquanto a AXN traz a primeiríssima temporada de Lost, série badalada nos EUA, às 20:00. Repercussões em sua seção de tv preferida. Às 22:30, o Cinemax Prime estréia em sua programação a animação japonesa Cowboy Bebop – O Filme (Cowboy Bebop: Tengoku no tobira, 2001), de Shinichiro Watanabe, também criador da série homônima. Um dos preferidos do nosso desáiner e colunista Tiago Teixeira (mais a série que o filme).
Dia 08
Dia Internacional da Mulher, o Telecine Classic resolve fazer sua gracinha, e nós é que lucramos com isso. Dos três filmes que o canal exibe em homenagem ao dia, dois são imprescindíveis
. O primeiro é Belíssima (Bellissima, 1951), de Luchino Visconti, com Anna Magnani em estado de graça conduzindo sua filha para um teste de atrizes mirins. O filme passa às 19:05. Em seguida, estréia O Eclipse (L'Eclisse, 1962), de Michelangelo Antonioni, com Alain Delon e Monica Vitti. Mesmo já tendo sido exibido em cabo (pela Eurochannel quando lá passava filme bom), é um momento importante, uma vez que o filme é um dos mais importantes de Antonioni e nunca foi lançado em vídeo no Brasil. Horário marcado na frente da televisão: 21:00.
Dia 09
Para fazer a dobradinha Randolph Scott na semana, nada como um grande clássico filme de Budd Boetticher com seu ator preferido. O Homem Que Luta Só (Ride Lonesome, 1959) passa na Cinemax às 13:30 e é exclusivamente para aqueles que gostam de verdadeiro cinema. Mais à noite, para aqueles que não ligam muito pra isso de cinema, tem Ju-on: The Grudge 2 (2003), de Takashi Shimizu, continuação do The Grudge japonês, às 20:45. Se for como o primeiro, não é de se esperar grande coisa; se for como o remake americano, é para desligar a televisão. Mas quem sabe nesse aparece algum talento.
Dias 10 a 16
A coluna não foi publicada no perído.
Dia 17
A grande estréia deste dia 17 é Nous ne veillirons pas ensemble (1972), de Maurice Pialat, jamais exibido no Brasil em qualquer formato. Segundo longa-metragem de Pialat, o filme é tido com um dos mais importantes de sua carreira, que, reavaliada a partir de sua morte no começo de 2003. Pialat, junto com Eustache e Garrel, é um dos pilares do cinema francês pós-nouvelle vague. O filme passa às 20:25 na TV5. Obrigatório.
Dia 18
Primeira atração inédita da Retrospectiva Glauber Rocha, O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro (1969) é o primeiro filme em cores de Glauber Rocha, e aquele que trouxe um prêmio ao cineasta no Festival de Cannes (direção), consagrando sua carreira internacionalmente. Aqueles que viram no filme uma simplificação de sua estética para tornar seu cinema mais palatável deveriam rever suas impressões, sob pena de má fé: o filme é uma verdadeira pérola, apenas a brutalidade está escondida mais fundo. Passa no Canal Brasil às 20:00.
Dia 19
Sábado dos menos inspirados na RetrôTV, ainda assim um mudo essencial (embora nada raro, estando disponível em vídeo e sendo o título mais conhecido do cineasta): A General, de Buster Keaton (co-dir. Eddie Kline, 1925), às 11:00. Mas as verdadeiras atrações são noturnas: Ligado em Você, dos irmãos Farrelly – e um dos top 10 Contracampo de 2004 –, é possivelmente a obra-prima até hoje desses renovadores da comédia americana. O filme estréia às 21:00 no Telecine Premium. Na Retrospectiva Glauber Rocha, outro filme raro que chegou a passar há quase dez anos na TVE mas que está fora de circulação desde então: Cabeças Cortadas (Cabezas cortadas, 1970). Filmado na Espanha com Francisco "Paco" Rabal e Pierre Clémenti, o filme não figura entre os melhores Glauber, mas sabe-se lá quando vai estar disponível de novo, então é melhor não marcar bobeira e assistir às 21:00 no Canal Brasil.
Dia 20
Outro filme que ficou entre os melhores de 2004 de Contracampo foi Dez (Ten), de Abbas Kiarostami. Vergonhosamente inédito nas salas do Rio de Janeiro exceto pela Estação-Contracâmpica Sessão Cineclube, o filme é um dos pontos altos do cinema nessa nova década, nada menos que isso. Duas câmeras digitais, um carro, não-atores interpretando papéis não muito diferentes de suas vidas e um dispositivo radical de cinema: grande aposta para um resultado avassalador de cinema, uma reinvenção de seu próprio cinema como só alguém com a estatura artística de Kiarostami pode conseguir. O filme passa às 23:05 no Telecine Emotion.
Dia 21
Antes de tomar fôlego para quatro dias seguidos de filmes essenciais de Glauber Rocha, o Canal Brasil exibe Rua Sem Sol (1954), raro filme de Alex Viany que aparece bissextamente na programação do Canal. Com Roberto Santos e principalmente Nelson Pereira dos Santos, Viany foi um desses cineasta que prepararam o tererno para o cinema novo. Com os dois Santos mais do que reconhecidos, resta agora avaliar o papel do cinema de Viany nisso tudo. Passa às 21:40.
Dias 22 e 23
Os quatro Glauber essenciais são, sempre no Canal Brasil às 20:00: O Leão de Sete Cabeças (Der Leone Have Sept Cabeças, 1970, dia 22)
, Câncer (1968-72, dia 23), Claro (1975, dia 24) e A Idade da Terra (1980, dia 25). Fase final de Glauber, dois inéditos absolutos (Der Leone... e Claro), uma obra-prima absoluta da história do cinema (A Idade da Terra) e outro filme seminal de passagem de mentalidade no país (Câncer). Não deixar de atentar, no entanto, para um filme tardio de Jack Arnold que o Telecine Classic estréia às 21:00: Uma Casa Como Poucas (Hello Down There, 1969), uma comédia com Tony Randall (Em Busca de um Homem) e Janet Leigh (Psicose). Não é Arnold em seu terreno preferido (o cinema fantástico) mas quem sabe aparece algo de interessante.
Dias 24 a 31
A coluna não foi publicada no perído.
Ruy Gardnier


 
Glauber Rocha em mostra no Canal Brasil

contra-regra

Muito se tem falado sobre a recente estréia do horário das seis horas, na Rede Globo, Como Uma Onda. Mas tudo que ouvimos envolve uma dita quebra da tradição recente de novelas desse horário. Uma tradição que impedia abordagem da sexualidade e o uso de homens e mulheres com pouca roupa de forma sensual. Já daí nasce algo interessante: uma ruptura com o que vinha sendo feito. Porém, o que mais chama atenção está longe de ser essa "polêmica", o grande destaque de Como Uma Onda tem um nome: Dennis Carvalho. (...)

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FILMES

Máscara Negra 2, de Tsui Hark
por Guilherme Martins

Ali, de Michael Mann
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O Círculo Vermelho (Le Cercle Rouge), de Jean-Pierre Melville
por Paulo Ricardo de Almeida

Paris No Verão (Haut Bas Fragile), de Jacques Rivette
por Ruy Gardnier

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