ARTIGOS
A Sentinela, de Arnaud
Desplechin (exibição na TV5)
por Tatiana Monassa (10/02/2005)
The Road to Memphis,
de Richard Pearce (exibição na GNT)
por Paulo Ricardo de Almeida
(20/01/2005)
Piano Blues, de Clint
Eastwood (exibição na GNT)
por Paulo Ricardo de Almeida
(07/01/2005)
FILMES DA SEMANA
(março de 2005)
Dia 01
Devemos bater palmas porque o Telecine Classic, depois
de meses, finalmente
exibe uma retrospectiva de um cineasta a qual se tem
pouquíssimo acesso no Brasil? Bem, Rouben Mamoulian
pode não figurar na lista A dos maiores diretores
de Hollywood no período, mas uma mostrinha de
seus primeiros filmes é certamente muito bem-vinda.
Começa com Aplauso (Applause, 1929),
filme feito no exato ano em que o cinema passou do mudo
para o falado, e coincide com of ato de ser o primeiro
filme feito por Mamoulian. Encontro às 21:00
na frente da tevê. Logo depois, às 22:30,
o Cinemax Prime exibe Mister Roberts (idem, 1955),
filme dirigido por John Ford mas terminado por Mervyn
LeRoy. Entre os motivos levantados, uma indisposição
de Ford com Henry Fonda que o teria levado a deixar
o set, ou uma doença que obrigou o cineasta a
abaondonar o filme para se recuperar. Em todo caso,
mesmo que não tenha sido terminado por Ford,
o filme ainda tem o interesse do elenco estelar: Henry
Fonda, James Cagney, William Powell, Jack Lemmon, Betsy
Palmer. Antes de tudo disso, bem cedinho, a TV5 exibe
às 04:10 o filme Rencontre avec le dragon
(2003), filme de Hélène Angel, que anteriormente
ganhara o Leopardo de Ouro no festival de Locarno por
Pele de Homem, Coração de Animal
(1999), sua estréia no longa-metragem. O filme
conta com diversos atores de destaque Daniel
Auteuil, Emmanuele Devos, Sergi Lopez e é
a oportunidade de travar o primeiro contato com a obra
de uma cineasta premiada e, tomara, promissora.
Dia 02
Em seu segundo filme, Ruas da Cidade (City
Streets, 1931), Rouben Mamoulian já contava
com dois atores que viriam a se tornar lendas do cinema
americano: Gary Cooper e Sylvia Sidney. O filme é
o primeiro longa-metragem de Sylvia Sidney como protagonista,
enquanto Cooper já tinha feito, entre inúmeras
pontas na época do cinema mudo, Morocco
(1930), protagonizando com Marlene Dietrich. 21:00,
como sempre. E é isso. E vale lembrar que As
Panteras Detonando (Charlie's Angels: Full Throttle,
2003), dirigido por McG, passa às 23:00 na HBO.
Para quem não viu nos cinemas, o encontro com
as meninas é obrigatório. Estamos falando
de outra relação com o cinema,
um passo além do cinema de ação
a que estamos acostumados. McG é um caso a seguir
com cuidado e de perto.
Dia 03
A boa dica da quinta-feira é Ama-me esta Noite
(Love Me Tonight, 1932), continuando a programação
da pequena mostra dedicada a Rouben Mamoulian no Telecine
Classic. O filme é uma comédia musical
estrelada por Maurice Chevalier e Jeanette MacDonald,
e tem trilha musical assinada por Rodgers & Hart.
Mais credenciável que isso, impossível.
O filme passa às 21:00.
Dia 04
É sempre uma satisfação saber que
um filme de Ozualdo Candeias, finalmente, vai ser exibido
na televisão. Afora algumas míticas projeções
de A Margem na TVE e de alguns especiais feitos
especialmente para a telinha, Candeias é um verdadeiro
ignorado da televisão brasileira, e um ignorado
completo no cabo. Felicidade, então, de saber
que A Freira e a Tortura (1983), um de seus filmes
menos interessantes ("É meu só uns
50%", diz ele do filme), vai estrear no Canal Brasil,
à meia-noite e meia da madrugada de sexta-feirta
para sábado. No elenco, Vera Gmienez e David
Cardoso. Antes disso, às 23:45, estréia
na HBO a terceira temporada de Segura
a Onda/Curb your Enthusiasm, série cômica
de Larry David, criador de Seinfeld.
Dia 05
Sábado é dia de estréias ao longo
do dia na RetrôTV, e esse está recheado
de raridades. Às 11:00, o prato principal: Sally,
a Filha do Circo (Sally of the Sawdust, 1925),
dirigido por David Wark Griffith e estrelado por W.C.
Fields em seu primeiro papel de renome. Fúria
ao Entardecer (Rage at Dawn, dir. Tim Whelan,
1955), um western com Randolph Scott, passa às
14h. Dando continuidade à programação,
Galante e Sanguinário (2:10 to Yuma,
1957), um dos filmes mais importantes de Delmer Daves,
passa às 15:35. Mais à noite, uma curiosidade:
Homem, Orgulho e Vingança (L'Uomo,
l'orgoglio, la vendetta, 1968), de Luigi Bazzoni,
nada mais nada menos do que uma adaptação
de Carmen para o formato western-spaghetti,
com Franco Nero e Klaus Kinski disputando o amor de
Tina Aumont, às 20:30. Motivo para ficar o dia
inteiro ligado na RetrôTV nesse sábado.
Dia 06
E é a RetrôTV que continua nos presenteando
com algumas raridades de interesse. Desta vez, é
Casanova 70 (idem, 1965), comédia de Mario
Monicelli estrelada por Marcello Mastroianni, Virna
Lisi, Marco Ferreri e grande elenco. Caso o leitor nunca
tenha visto Loin (que recebeu o nome de Relações
Distantes no Festival do Rio e de Distante
no Telecine Emotion), de André Techiné,
que a TV5 exibe às 20:25, é melhor não
perder este filme. Loin é o melhor de
Techiné em anos, e a fotografia em digital assinada
por Renato Berta é uma das melhores fotografias
naturalistas feitas em digital. Ainda neste domingo,
reprisam em seqüência todos os filmes da
mostrinha Mamoulian, numa ótimoa chance para
quem gosta de gravar: às 11:30 passa Alegre
e Feliz (High, Wide and Handsome, 1937);
às 13:30, Tornamos a Viver (We Live
Again, 1934); às 14:45, Ama-me esta Noite
(ver acima); às 16:25, Ruas da Cidade
(City Streets, 1931); e, por fim, às 17:55,
Aplausos (Aplause), seu primeiro filme.
Dia 07
Sabe-se que Alfred Hitchcock tinha como seu melhor filme,
ou ao menos um de seus melhores, A Sombra de uma
Dúvida (The Shadow of a Doubt, 1943).
Curiosamente, talvez por ter sido feito nos anos 40
dado que a seqüência de obras-primas
foi nos anos 50 , o filme tenha menos reputação
do que alguns outros. Para ajudar a acabar com esse
esquecimento, a Film&Arts exibe o filme três
vezes nessa segunda-feira: às 10:00, às
15:00 e às 22:00, e assim não há
desculpas para perder. Esse dia também marca
a estréia de duas séries importantes:
a Fox lança a quarta temporada da série
24 Horas às
21:00, enquanto a AXN traz a primeiríssima temporada
de Lost, série badalada nos EUA, às
20:00. Repercussões em sua seção
de tv preferida. Às 22:30, o Cinemax Prime estréia
em sua programação a animação
japonesa Cowboy Bebop O Filme (Cowboy
Bebop: Tengoku no tobira, 2001), de Shinichiro Watanabe,
também criador da série homônima.
Um dos preferidos do nosso desáiner e colunista
Tiago Teixeira (mais a série que o filme).
Dia 08
Dia Internacional da Mulher, o Telecine Classic resolve
fazer sua gracinha, e nós é que lucramos
com isso. Dos três filmes que o canal exibe em
homenagem ao dia, dois são imprescindíveis.
O primeiro é Belíssima
(Bellissima, 1951), de Luchino Visconti, com
Anna Magnani em estado de graça conduzindo sua
filha para um teste de atrizes mirins. O filme passa
às 19:05. Em seguida, estréia O Eclipse
(L'Eclisse, 1962), de Michelangelo Antonioni,
com Alain Delon e Monica Vitti. Mesmo já tendo
sido exibido em cabo (pela Eurochannel quando lá
passava filme bom), é um momento importante,
uma vez que o filme é um dos mais importantes
de Antonioni e nunca foi lançado em vídeo
no Brasil. Horário marcado na frente da televisão:
21:00.
Dia 09
Para fazer a dobradinha Randolph Scott na semana, nada
como um grande clássico filme de Budd Boetticher
com seu ator preferido. O Homem Que Luta Só
(Ride Lonesome, 1959) passa na Cinemax às
13:30 e é exclusivamente para aqueles que gostam
de verdadeiro cinema. Mais à noite, para aqueles
que não ligam muito pra isso de cinema, tem Ju-on:
The Grudge 2 (2003), de Takashi Shimizu, continuação
do The Grudge japonês, às 20:45.
Se for como o primeiro, não é de se esperar
grande coisa; se for como o remake americano, é
para desligar a televisão. Mas quem sabe nesse
aparece algum talento.
Dias 10 a 16
A coluna não foi publicada no perído.
Dia 17
A grande estréia deste dia 17 é Nous
ne veillirons pas ensemble (1972), de Maurice Pialat,
jamais exibido no Brasil em qualquer formato. Segundo
longa-metragem de Pialat, o filme é tido com
um dos mais importantes de sua carreira, que, reavaliada
a partir de sua morte no começo de 2003. Pialat,
junto com Eustache e Garrel, é um dos pilares
do cinema francês pós-nouvelle vague. O
filme passa às 20:25 na TV5. Obrigatório.
Dia 18
Primeira atração inédita da Retrospectiva
Glauber Rocha, O Dragão da Maldade Contra
o Santo Guerreiro (1969) é o primeiro filme
em cores de Glauber Rocha, e aquele que trouxe um prêmio
ao cineasta no Festival de Cannes (direção),
consagrando sua carreira internacionalmente. Aqueles
que viram no filme uma simplificação de
sua estética para tornar seu cinema mais palatável
deveriam rever suas impressões, sob pena de má
fé: o filme é uma verdadeira pérola,
apenas a brutalidade está escondida mais fundo.
Passa no Canal Brasil às 20:00.
Dia 19
Sábado dos menos inspirados na RetrôTV,
ainda assim um mudo essencial (embora nada raro, estando
disponível em vídeo e sendo o título
mais conhecido do cineasta): A General, de Buster Keaton
(co-dir. Eddie Kline, 1925), às 11:00. Mas as
verdadeiras atrações são noturnas:
Ligado em Você, dos irmãos Farrelly
e um dos top 10 Contracampo de 2004 , é
possivelmente a obra-prima até hoje desses renovadores
da comédia americana. O filme estréia
às 21:00 no Telecine Premium. Na Retrospectiva
Glauber Rocha, outro filme raro que chegou a passar
há quase dez anos na TVE mas que está
fora de circulação desde então:
Cabeças Cortadas (Cabezas cortadas,
1970). Filmado na Espanha com Francisco "Paco"
Rabal e Pierre Clémenti, o filme não figura
entre os melhores Glauber, mas sabe-se lá quando
vai estar disponível de novo, então é
melhor não marcar bobeira e assistir às
21:00 no Canal Brasil.
Dia 20
Outro filme que ficou entre os melhores de 2004 de Contracampo
foi Dez (Ten), de Abbas Kiarostami. Vergonhosamente
inédito nas salas do Rio de Janeiro exceto pela
Estação-Contracâmpica Sessão
Cineclube, o filme é um dos pontos altos do cinema
nessa nova década, nada menos que isso. Duas
câmeras digitais, um carro, não-atores
interpretando papéis não muito diferentes
de suas vidas e um dispositivo radical de cinema: grande
aposta para um resultado avassalador de cinema, uma
reinvenção de seu próprio cinema
como só alguém com a estatura artística
de Kiarostami pode conseguir. O filme passa às
23:05 no Telecine Emotion.
Dia 21
Antes de tomar fôlego para quatro dias seguidos
de filmes essenciais de Glauber Rocha, o Canal Brasil
exibe Rua Sem Sol (1954), raro filme de Alex
Viany que aparece bissextamente na programação
do Canal. Com Roberto Santos e principalmente Nelson
Pereira dos Santos, Viany foi um desses cineasta que
prepararam o tererno para o cinema novo. Com os dois
Santos mais do que reconhecidos, resta agora avaliar
o papel do cinema de Viany nisso tudo. Passa às
21:40.
Dias 22 e 23
Os quatro Glauber essenciais são, sempre no Canal
Brasil às 20:00: O Leão de Sete Cabeças
(Der Leone Have Sept Cabeças, 1970, dia
22), Câncer
(1968-72, dia 23), Claro (1975, dia 24) e A Idade
da Terra (1980, dia 25). Fase final de Glauber, dois
inéditos absolutos (Der Leone... e Claro),
uma obra-prima absoluta da história do cinema
(A Idade da Terra) e outro filme seminal de passagem
de mentalidade no país (Câncer).
Não deixar de atentar, no entanto, para um filme
tardio de Jack Arnold que o Telecine Classic estréia
às 21:00: Uma Casa Como Poucas (Hello
Down There, 1969), uma comédia com Tony Randall
(Em Busca de um Homem) e Janet Leigh (Psicose).
Não é Arnold em seu terreno preferido
(o cinema fantástico) mas quem sabe aparece algo
de interessante.
Dias 24 a 31
A coluna não foi publicada no perído.
Ruy Gardnier
|