|  ARTIGOS Quando os canarinhos 
                          se pintam de vermelho
 (sobre o Grande Prêmio Brasil de Fórmula-1)
 por Raphael Mesquita (25/10/2006)
 
 
  FILMES DA SEMANA (18 A 24 DE DEZEMBRO DE 2006)
 
 
  Dia 18 Se existe um Papai Noel dos cinéfilos que acompanham 
                          a programação da tv a cabo, nós 
                          não fomos boas crianças. Não só 
                          o ano foi afetado por uma sensível queda de interesse 
                          e diversidade das ofertas de filmes. A penúltima 
                          semana do ano não segue lá um curso muito 
                          diferente, apresenta mesmo uma seleção 
                          francamente menos interessante do que de costume. Mas 
                          vamos lá que período de festas é 
                          sempre um momento propício para exercitar a tolerância 
                          e se contentar com as bobagens que nossas programadoras 
                          insistem em passar. Nessa segunda, até sobrou 
                          um espacinho bem lá de madrugada para opções 
                          não muito batidas e verdadeiramente dignas de 
                          interesse. Às quatro da manhã o Canal 
                          Brasil passa um raro curta-metragem de Sergio Santeiro 
                          (dos belos Humor Amargo e Ismail Nery), 
                          Indústria do Solúvel (1971), sobre 
                          café, e em seguida, às 4:30, passa O Pornógrafo 
                          (1970), único longa-metragem de João Callegaro, 
                          belo e pouquíssimo conhecido filme da facção 
                          paulista do cinema marginal, companheirismo com Antonio 
                          Lima, Jairo Ferreira e Carlos Reichenbach circulando 
                          pela Boca do Lixo propondo cinema ágil, entrando 
                          no coração do mau gosto e do cinema de 
                          gênero para dali extrair suas peças finas, 
                          raras e rudes. É tarde mas vale ver. Ou gravar.
 
  Dia 19 Dois filmes independentes americanos que tiveram uma 
                          certa repercussão boa na crítica internacional 
                          e chegaram a entrar por aqui em circuitinho e festivais, 
                          Pacto Maldito (Mean Creek, de Aaron Jacob 
                          Estes) e Prova de Amor (All the Real Girls, 
                          de David Gordon Green) passam respectivamente no Telecine 
                          Premium e no Cinemax, às 23:40 e 20:00. Boa oportunidade 
                          para se familiarizar com o cinema de dois realizadores 
                          algo talentosos, elogiados, que não estão 
                          no primeiro escalão dos fazedores de imagens 
                          contenporâneos mas ainda assim são bem 
                          dignos de atenção. Mas o destaque verdadeiro 
                          do dia vem novamente do Canal Brasil, às 23:40, 
                          com a reprise bem vinda de Talento Demais (1995), 
                          de Edgard Navarro, pegando carona na ótima recepção 
                          que o lindo Eu Me Lembro teve entre o público 
                          dito especializado. Antes disso, às 20:00, passa 
                          Manual de Barros (2006), filme de uma hora do 
                          incansável Joel Pizzini, que quando a gente vê 
                          já tem quinze novos filmes e a gente sempre tenta 
                          se atualizar da melhor maneira. Como o título 
                          sugere, o filme é uma entrada lúdica no 
                          universo de Manoel de Barros.
 
  Dia 20 Aproveitando que o belo Mundo Novo de Emanuele 
                          Crialese acaba de passar numa mostra de filmes italianos 
                          exibidos esse ano em Veneza, que tal aproveitar uma 
                          ocasião para ver seu filme imediatamente anterior, 
                          o exuberante Respiro (2004)? Entrevistamos Crialese 
                          aqui 
                          sobre esse filme, e se de certa forma Mundo Novo 
                          persegue um outro caminho, outros climas, outras 
                          atmosferas, as rusgas entre um universo originário, 
                          "primitivo", fulgurante, e a desafecção 
                          do mundo racionalizado, normal, que inscreve cada um 
                          em seus lugares já assinalados aí permanecem. 
                          Filme de uma sensualidade forte, de uma presença 
                          física da paisagem e da protagonista, interpretada 
                          por Valeria Golino, Respiro faz muito pensar 
                          em Cassavetes e Gena Rowlands. O filme passa no Telecine 
                          Cult, cultíssimo, ahan, sei, às 22:00.
 
  Dia 21 Tentamos, tentamos, mas foi realmente impossível 
                          recomendar algo que fugisse um pouquinho às coisas 
                          mais óbvias ou àquilo que já recomendamos 
                          aqui mesmo nesta seção. Tem Cassi Jones 
                          no Canal Brasil. Já recomendamos ele aqui, provavelmente 
                          mais de uma vez até. Não é top 
                          de linha, mas é dirigido por Luís Sérgio 
                          person e protagonizado por Paulo José. As credenciais 
                          contam.
 
  Dia 22 E não é que o Telecine Cult de vez em 
                          quando nos surpreende e realmente passa filmes que são 
                          ao mesmo tempo de difícil acesso, interessantes 
                          e que fazem jus ao nome do canal? Às 22:00, o 
                          TCC passa Procura Insaciável (Taking 
                          Off, 1971), primeiro longe-metragem americano de 
                          Milos Forman, depois de três longas extremamente 
                          elogiados na Tchecoslováquia, inscrevendo o país 
                          no surto de renovação de linguagem dos 
                          novos cinemas dos anos 60, como bem se sabe. Não 
                          é estréia, já recomendamos antes, 
                          mas tá aí e vale a pena. Antes dele, no 
                          mesmo canal, passa um filme que estava meio sumido desde 
                          a época em que o Cult era Classic, O Homem 
                          Que Quis Matar Hitler (Man Hunt, 1941), sexto 
                          filme de Fritz Lang nos Estados Unidos, estrelado por 
                          Walter Pidgeon. Quando se passa uma coisa dessas, tem 
                          que prestigiar.
 
  Dia 23 As estréias da véspera de véspera 
                          de Natal são tão desanimadoras que não 
                          vale a pena nem ficar listando o que entra na HBO ou 
                          no Telecine Premium. O jeito é se contentar com 
                          a exibição (não estréia) 
                          do filme de Bruno Podalydès Le Mystère 
                          de la chambre jaune (2003). Podalydès merece 
                          atenção nem que seja pelo belo Só 
                          Deus Sabe (Diel seul me voit, 1998), que 
                          nunca entrou em cartaz mas passa de vez em quando nas 
                          mostras organizadas com acervo da Maison de France. 
                          Infelizmente, seus filmes mais recentes não têm 
                          a mesma receptividade deste último, apesar de 
                          serem admirados com algum entusiasmo. Vale a pena considerar. 
                          Antes disso, cabe à Disney passar o filme mais 
                          interessante com temática natalina da semana. 
                          Trata-se de O Estranho Mundo de Jack (Tim 
                          Burton's Nightmare Before Christmas, 1993), que 
                          prefere o minoritário ao unanimista, a visão 
                          parcial ao fascismo de grupo tão comuns nesses 
                          momentos de criação forçada e meio 
                          hipócrita de feelgood e generosidade. 
                          O filme passa às 20:00, e quem não viu 
                          tem que ver. Quem viu sabe que vale a pena rever.
 
  Dia 24 Dia 24 é sempre aquele tédio televisivo. 
                          Ai daqueles que precisam encontrar na tv um refúgio 
                          aos papos familiares meio enfadonhos, porque tudo que 
                          se vê é especial da Xuxa, missa do galo 
                          e outros espetáculos de baixo calão. Como 
                          no terreno dos filmes também não existe 
                          nenhum porto seguro que seja garantia de excelente companhia, 
                          recomendemos este O Expresso Polar (The Polar 
                          Express, 2004), de Robert Zemeckis, que, apesar 
                          da maior parte das reações ter sido negativa, 
                          conseguiu adesão frente a alguns críticos 
                          importantes lá fora, em especial Dave Kehr. Por 
                          aqui não vimos, esnobando o realizador de Forrest 
                          Gump... Será que deveríamos, ao contrário, 
                          ter prestigiado o autor dos belos Back to the Future? 
                          O filme passa na HBO Family às 21:00. Boas festas.
 Ruy Gardnier
   |