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Essa sessão é atualizada semanalmente. |
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ARTIGOS
Telespectador atual ou espectador
virtual
(sobre a campanha publicitária do Pan-Americano)
por Raphael Mesquita (31/07/2006)
A
lição de J.D.
(Elogio de Scrubs)
por Leonardo Levis (31/07/2006)
FILMES DA SEMANA
(11 a 17 DE SETEMBRO DE 2006)
Dia 11
Estranha semana essa em que os principais destaques são
as exibições dos seis episódios da
saga Guerra nas Estrelas. De segunda a sexta, passam
no Telecine Action às 22:00, preparando a estréia
do terceiro/sexto e último da série (pelo
menos até agora). Não é pela ordem
cronológica, e sim pela ordem de produção
que eles passam, então teremos primeiro Guerra
nas Estrelas (Star Wars, 1977), também
conhecido mais recentemente como Episódio 4
Um Novo Começo. Mas o filme que a gente
realmente recomenda é Texasville (1990),
filme de Peter Bogdanovich que é uma espécie
de continuação do belíssimo A
Última Sessão de Cinema, feito pelo
mesmo Bogdanovich em 1971. Hoje, dirigindo quase exclusivamente
telefilmes (os últimos foram Hustle e The
Mystery of Natalie Wood, ambos de 2004), Bogdanovich
provavelmente é mais conhecido por fazer o papel
do psicanalista que analisa a Dra. Melfi em A Família
Soprano, e por ter feito o livro Afinal, quem faz
os filmes? com entrevistas com diversos cineastas
decisivos de Hollywood. Curioso que a reputação
possa mudar tanto: na década de 70 ele era uma
das figuras chave do cinema americano. Ainda no Telecine
Emotion estréia às 22:00 Chegadas e Partidas
(The Shipping News, 2001), filme do insosso Lasse
Hallström que no entanto tem um elenco estelar: Kevin
Spacey, Julianne Moore, Judi Dench, Cate Blanchett, Pete
Postlethwaite. Quem sabe dá pro gasto.
Dia 12
O horário de 22:00 espera um embate interessante.
De um lado, está Reis e Rainha (Rois
et reine, 2004), belo filme de Arnaud Desplechin que
foi coqueluche na redação de Contracampo
e, no entanto, passou de forma tão rápida
pelo circuito exibidor do Rio de Janeiro. Desplechin é
um dos cineastas mais singulares do cinema francês
nos últimos quinze anos, e é uma pena que
seus dois melhores filmes, Minha Vida Sexual e
Esther Kahn, não tenham sido exibidos comercialmente
no Brasil (o primeiro veio para a então Mostra
Banco Nacional e o segundo passou na tv a cabo somente).
Em Reis e Rainha, o que seduz é o hibridismo
dos andamentos, a forma como o filme parece se reconstruir
a cada momento. O filme passa no Cinemax às 22:00.
No mesmo horário, passa a incógnita Europa
Paulistana (2006), primeira produção
brasileira da Eurochannel, um documentário dirigido
por Michel Tikhomiroff e Edu Rajabally sobre imigração
em São Paulo. Evento incomum, que desperta um pouco
mais de simpatia pelo canal que já foi muito bom
com os admiradores de cinema e hoje insiste em passar
as enfadonhas produções de gênero
da Inglaterra e da Itália, isso quando não
apela para telefilmes franceses. No mesmo horário,
no Telecine Action, tem, claro, O Império Contra-Ataca
(The Empire Strikes Back, 1980), provavelmente
o melhor filme da série, e o responsável
é Irving Kershner.
Dia 13
Por pouco o único destaque do dia não foi
O Retorno de Jedi (1983), último episódio
cronológico da série (até agora)
e terceiro na ordem da produção. É
tudo uma questão entre pai e filho. E é
preciso vigiar constantemente seus poderes, porque a força
corrompe. A baboseira pseudofilosófica até
que daria pra engolir se não fosse a tão
pouca atenção dada à mise-en-scène
por Richard Marquand, que se não tivesse dirigido
esse filme teria morrido na mais completa irrelevância
artística. O filme passa às 22:00, como
sempre, no Telecine Action, mas o verdadeiro destaque
do dia mais árduo da semana para os cinéfilos
que ficam zapeando seus canais a cabo em busca de algo
interessante é Abaixo o Amor (Down with
Love, 2003), comédia romântica referencial
estrelada por Renée Zellweger e Ewan McGregor.
Referencial não porque o filme virou obra de referência,
mas porque faz referência ao período das
comédias românticas de Doris Day, hoje consideradas
exemplares do gênero. O filme está muito
longe do sensacional, mas ele tem um trabalho em cima
do imaginário dos anos 60 (sobretudo a moda) e
acima de tudo um irrealismo provocado pela mise-en-scène
conjugada com a direção de arte e o figurinho
que é encantador. Quem exibe é a Fox, que
infelizmente não vai exibi-lo no formato scope
original, e sim cortado no fullscreen, onde o filme deve
perder um pouquinho de sua elegência.
Dia 14
Quinta-feira, adivinha o que tem no Telecine Cult? Pois
é, a continuação da mostra Krzysztof
Kieslowski, com A Igualdade É Branca (Trois
couleurs: blanc, 1994), que é certamente o
filme menos esquemático da famosa "trilogia
das cores". É de longe aquele que mais parece
com os filmes poloneses do diretor, e aquele que mais
está isento das críticas que se fazem (com
toda a razão) a seus filmes franceses. Acaba sendo
irônico que o filme seja considerado o pior da trilogia,
justamente por flertar com a comédia e fazer respirar
um pouco o miserabilismo existencial prêt-à-porter
dos outros filmes. A ver às 22:00. No mesmo horário,
para variar, no Telecine Action, teremos Episódio
1: A Ameaça Fantasma (Star Wars: Episode
I - The Phantom Menace, 1999), retomada que George
Lucas faz de sua série, fazendo os três episódios
que vinham antes do primeiro filme. Convenhamos: a segunda
trilogia não tem nada do charme da primeira, ainda
que a primeira já não seja lá grande
coisa. Em A Ameaça Fantasma, George Lucas
ainda cometeu o erro de tentar adaptar a trama para um
público de faixa etária menor, e acabou
desagradando até os fanáticos pela série.
Enfim...
Dia 15
Mais um Bogdanovich dos anos 90 sendo exibido no mesmo
Telecine Emotion, num mesmo esquema de horário
pouco honroso, no caso, as 16:00
(ainda que seja melhor que 05:40 da manhã). É
Um Sonho, Dois Amores (The Thing Called Love,
1993), penúltimo filme estrelado por River Phoenix,
que co-protagoniza o filme com Dermot Mulroney, Sandra
Bullock e Samantha Mathis. Enquanto o Telecine Cult faz
um auê danado para exibir o manjadíssimo
Woody Allen e seu manjadíssimo Interiores (Interiors,
1978), filme rodado entre dois de seus filmes mais badalados,
Noivo Neurótico, Noiva Nervosa e Manhattan, e que
dá origem ao assim chamado ciclo de filmes bergmanianos
de Allen que será mais fluente nos anos 80. 20:15.
Fugindo do óbvio, o FX continua a nos brindar com
filmes pouco ou nada conhecidos de Hong Kong produzidos
entre os últimos dez anos. Dessa vez é Tai
Chi 2 (Tai ji quan, 1996), elogiado filme que
Yuen Woo-ping co-dirigiu com Zhang Xinyan, que passa às
20:00. Por fim, às 22:00, como sempre, mais um
filme da saga Guerra nas Estrelas, dessa vez Episódio
2: O Ataque dos Clones (Star Wars: Episode II -
Attack of the Clones, 2002), que pelo menos tem o
mérito de ter sido pioneiro na utilização
de câmeras digitais de alta definição
em filmes hollywoodianos. No Telecine Action.
Dia 16
Dessa vez a balança do público está
toda do lado do Telecine Premium e da estréia de
Episódio 3: A Vingança dos Sith (Star
Wars: Episode III - Revenge of the Sith, 2005) às
22:00, e não de Uma Garota Encantada (Ella
Enchanted, 2004), filme de um anônimo Tommy
O'Haver e estrelado por Anne Hathaway, a mesma jovem atriz
de Os Diários da Princesa, que o HBO passa
às 21:00. O filme até que ganhou alguns
elogios nos EUA, mas há de se admitir que é
um filme que não faz muito o tipo de lançamento
de nove da noite, e sim um lançamento de matinê
num HBO Family da vida. Passemos então rapidamente
a Os Reis do Ié Ié Ié (A
Hard Day's Night, 1964), filme de Richard Lester que
ganhou um séquito não apenas dos amantes
dos Beatles, mas também de críticos como
José Lino Grunewald, que viam em Lester a renovação
do cinema musical. Passada tanta água debaixo da
ponte, o filme é bom mas não é exatamente
uma obra-prima. Ainda assim, é a aposta do dia,
junto com o bem raro Gargalhada Final (1979), terceiro
longa-metragem de Xavier de Oliveira sobre pai e filho
de vida circense que cruzam as estradas do sul do país.
O filme dos Beatles passa às 20:20, o de Xavier
de Oliveira, estrelado por Fregolente e Stepan Nercessian,
passa às 02: 05 na madrugada de sábado para
domingo.
Dia 17
Mais Elvis Presley aos domingos. Dessa vez, é O
Barco do Amor (Clambake, 1967, dir. Arthur
H. Nadel), feito num momento já de franca decadência
do músico, por um diretor, que, tirando esse filme,
quase só fez televisão. Passa no Telecine
Cult às 16:20. Sem dúvida mais interessante
é Espião por Acidente (Dak miu
mai shing, 2001), filme estrelado por Jackie Chan
e dirigido por Teddy Chan. Como é um filme de Hong
Kong, significa que ele não teve lançamento
comercial no Brasil, indo direto para o mercado de dvd.
Quem perdeu, é só conferir às 22:00
no Telecine Action. E, por favor, alguém peça
à TV5, ao Canal Brasil, ao Film&Arts, a todos
esses canais para darem uma aumentada de nível,
porque está sendo dramático ficar catando
coisa nessas programações tão sem
criatividade e nada audaciosas. Vergonha a todos os que
trabalham na programação dos canais a cabo,
e isso inclui a rede Telecine. Humpf.
Dia 18/9 em diante
A coluna não
foi publicada por conta da cobertura do Festival do Rio.
Ruy Gardnier
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Reis e Rainha (2004),
de Arnaud Desplechin,
estréia no Cinemax nessa terça-feira 12
às 22:00.
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