Facilmente o melhor faroeste a chegar por aqui desde
o Dead Man de Jamursch, o filme de Hillcoat se
constrói a partir da tensão entre o roteiro sobre fratricídio
bastante básico, escrito por Nick Cave, e o desejo do
cineasta de nos instalar na Austrália ainda no começo
do processo de colonização. Um faroeste revisionista,
então? Sim, mas que passa longe dos problemas que este
sub-gênero normalmente sofre, já que assim como Dead
Man seu interesse é nos instalar num mundo que existe
à parte do processo civilizatório, e não o de responder
a faroeste anteriores.
A base do filme é simples, um capitão do exercito inglês
(Ray Winstone) oferece a um criminoso capturado (Guy
Pearce) uma proposta: matar seu irmão mais velho (Danny
Huston), que aterroriza a região com uma série de crimes
brutais até o Natal e assim salvar a vida do irmão caçula.
Hillcoat e Cave constroem o filme de forma bastante
direta, tratando o que há de simbólico e mito fundador
inerente ao material da maneira mais seca e simples
possível. Além disso, A Proposta adota múltiplos
pontos de vista de maneira que cada figura na tela seja
detestável e simpática, não através de uma retórica
vazia, mas na maneira como o filme se relaciona com
a história daquela Austrália nascente. Hillcoat nunca
permite que nos esqueçamos que estamos diante de uma
crônica de cadáveres há muito atropelados por uma história
violenta que o consciente coletivo prefere esquecer.
É marcante a maneira como A Proposta recusa qualquer
conciliação com este passado.
Mas o que mais impressiona aqui é a forma como Hillcoat
reconstrói o cotidiano dos seus personagens, seja nos
momentos entre Pearce e Huston no meio do deserto, seja
quando Winstone tenta – em parceria com a esposa (Emily
Watson) – manter um pouco da sua Inglaterra natal. O
cineasta é fascinado por este mundo pré-civilização:
as ruas que mal disfarçam a posição da cidade como um
entreposto temporário erguido há pouco tempo, o bar
desolado no meio do nada, a delegacia com sua direção
de arte que se destaca pelo completo vazio, mas sobretudo
a casa do oficial inglês e o deserto australiano, o
mais e menos civilizado espaços à disposição. A Proposta
se constrói todo como este filme de ambientes (e é uma
pena que o DVD nacional esteja em tela cheia) costurados
com precisão por Hillcoat e Cave. Uma espécie de instalação
histórica filmada com a brutalidade de um Peckinpah
nos seus melhores dias.
Filipe Furtado
(DVD California)
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