A PROPOSTA
John Hillcoat, The Proposition, Austrália, 2005


Facilmente o melhor faroeste a chegar por aqui desde o Dead Man de Jamursch, o filme de Hillcoat se constrói a partir da tensão entre o roteiro sobre fratricídio bastante básico, escrito por Nick Cave, e o desejo do cineasta de nos instalar na Austrália ainda no começo do processo de colonização. Um faroeste revisionista, então? Sim, mas que passa longe dos problemas que este sub-gênero normalmente sofre, já que assim como Dead Man seu interesse é nos instalar num mundo que existe à parte do processo civilizatório, e não o de responder a faroeste anteriores.

A base do filme é simples, um capitão do exercito inglês (Ray Winstone) oferece a um criminoso capturado (Guy Pearce) uma proposta: matar seu irmão mais velho (Danny Huston), que aterroriza a região com uma série de crimes brutais até o Natal e assim salvar a vida do irmão caçula. Hillcoat e Cave constroem o filme de forma bastante direta, tratando o que há de simbólico e mito fundador inerente ao material da maneira mais seca e simples possível. Além disso, A Proposta adota múltiplos pontos de vista de maneira que cada figura na tela seja detestável e simpática, não através de uma retórica vazia, mas na maneira como o filme se relaciona com a história daquela Austrália nascente. Hillcoat nunca permite que nos esqueçamos que estamos diante de uma crônica de cadáveres há muito atropelados por uma história violenta que o consciente coletivo prefere esquecer. É marcante a maneira como A Proposta recusa qualquer conciliação com este passado.

Mas o que mais impressiona aqui é a forma como Hillcoat reconstrói o cotidiano dos seus personagens, seja nos momentos entre Pearce e Huston no meio do deserto, seja quando Winstone tenta – em parceria com a esposa (Emily Watson) – manter um pouco da sua Inglaterra natal. O cineasta é fascinado por este mundo pré-civilização: as ruas que mal disfarçam a posição da cidade como um entreposto temporário erguido há pouco tempo, o bar desolado no meio do nada, a delegacia com sua direção de arte que se destaca pelo completo vazio, mas sobretudo a casa do oficial inglês e o deserto australiano, o mais e menos civilizado espaços à disposição. A Proposta se constrói todo como este filme de ambientes (e é uma pena que o DVD nacional esteja em tela cheia) costurados com precisão por Hillcoat e Cave. Uma espécie de instalação histórica filmada com a brutalidade de um Peckinpah nos seus melhores dias.


Filipe Furtado

(DVD California)