O primeiro livro da equipe da Contracampo
Onde obter: Diretamente
no site da Azougue ou em diversas
livrarias
Já chegou às livrarias o primeiro livro
publicado pelo selo Contracampo, fruto da parceira entre
a Associação Cultural Contracampo e a
Editora Azougue. "Cinema Brasileiro 95-05 Ensaios
sobre uma década" é uma revisão
crítica radical dos últimos dez anos do
cinema brasileiro, reunindo artigos de redatores e colaboradores
de Contracampo, abordando desde análises temáticas
e estilísticas até estudos sobre alguns
dos aspectos e efeitos das políticas culturais
vigentes no país no período. Com 352 páginas,
o livro reúne ainda entrevistas inéditas
com alguns dos principais nomes da realização
cinematográfica no país, como Beto Brant,
Tata Amaral, Paulo Sacramento, Walter Salles, Carlos
Reichenbach, Fernando Meirelles, entre outros. Para
além dos clichês cansados da "retomada"
ou da "diversidade", o livro se debruça
sobre o cinema brasileiro de forma ao mesmo tempo apaixonada
e crítica, destrinchando aspectos, apontando
caminhos, confrontando a preguiça. Que vontade
de cinema reside hoje em nossos filmes? Que caminhos
eles traçam em comum ou em divergência?
Para além da sobrevivência de uma cinematografia,
o que pode hoje o cinema brasileiro?
Os textos são divididos em três partes:
Temas e Gêneros; Abordagens; e Características
Históricas, seguidos por duas crônicas
que comentam as relações do cinema brasileiro
com a crítica e o público. Nomes como
Fernando Bonassi, Joel Pizzini, Silvio Da-Rin, Walter
Carvalho, Domingos Oliveira, Jorge Furtado, Sara Silveira
e Cezar Migliorin também contribuem através
de entrevistas inéditas.
Já no texto de abertura (assinado pelos redatores
Daniel Caetano, Eduardo Valente, Luís Alberto
Rocha Melo e Luiz Carlos Oliveira Jr.) de “Cinema
brasileiro 1995-2005 Ensaio sobre uma década”,
os autores se propõem a não poupar modelos
e vícios estruturais que se instituíram
no período, apontando os impasses e as fragilidades
das produções, intimamente ligados às
falhas do próprio sistema de incentivo, produção
e difusão dos filmes. O livro coloca em foco
a fragilidade de um cinema que, se teve a capacidade
de revelar alguns talentos e produzir filmes admiráveis,
deixou clara a ausência de força para delinear
movimentos estéticos, vestindo em contraponto
as “máscaras ideológicas”
de uma retomada amuletada no discurso da diversidade:
“Sem nome e sem rosto, assim se passaram dez anos
de cinema no Brasil”, escrevem os redatores. Uma
toada crítica que se estende à análise
de alguns pontos centrais da Lei de Incentivo hoje em
vigor no país, mapeando os caminhos traçados
por um sistema de produção que “viciou-se
no uso de incentivos”, caracterizado como uma
forma institucionalizada de “esmola pública”.
Este panorama histórico do período é
apenas o começo de um livro que reúne
ainda mai catorze outros textos, que tratam de temas
como o uso constante das narrações em
off; a produção de curtas em
favelas e comunidades; a emergência de filmes
dirigidos por mulheres; a produção de
comédias românticas e sentimentais; os
projetos de cinema que não conseguiram chegar
ao público, entre outros.
“Cinema brasileiro 1995-2005 – Ensaios sobre
uma década” traz ainda uma lista de todos
os longa-metragens brasileiros exibidos comercialmente
e em festivais entre 1995 e 2004, complementada por
outra parcial – até o mês de outubro
– dos filmes estreados em 2005.
Cinema brasileiro 1995-2005 – Ensaios
sobre uma década
352 pgs.
Publicação: Editora Azougue e Associação
Cultural Contracampo
Organização: Daniel Caetano
Ensaios:
1995-2005: Histórico de uma década
Daniel Caetano, Eduardo Valente,
Luís Alberto Rocha Melo, Luiz Carlos Oliveira
Jr.
Fugindo do inferno A distopia na redemocratização
Cléber Eduardo
Gêneros, produtores e autores Linhas de produção
no cinema brasileiro recente
Luís Alberto Rocha Melo
Homens sem sombra Uma tendência intelectual
em tempos recentes
Guilherme Sarmiento
Encontros e desencontros Comédias de situações
e a construção do espaço urbano
no cinema brasileiro recente
Paulo Ricardo de Almeida
Que história contar?
Juliana Fausto
Da imersão, ou como a postura cinematográfica
determina uma postura social
Tatiana Monassa
Dos modos de performance: a figura do ator no cinema
brasileiro contemporâneo
Filipe Furtado
"Eu é um outro" Variações
da narração em primeira pessoa
Cléber Eduardo
Retrospecto em fragmentos
Luciana Corrêa de Araújo
A angústia de Narciso: imagens da classe média
no documentarismo brasileiro
Arthur Autran
Oficinas em perspectiva
Bernardo Oliveira
História Espectral do Cinema Brasileiro (1995-2005)
Filipe Furtado
Jairo Ferreira e o ano 2000
Inácio Araújo
Nós (cinema brazuca em situação
pós-colonial)
Daniel Caetano
Entrevistas:
Técnicos:
Sara Silveira (produtora)
Fernando Bonassi (roteirista)
Silvio Da-Rin (técnico de som)
Walter Carvalho (diretor de fotografia)
Cezar Migliorin (montador)
Cineastas:
Beto Brant
Carlos Reichenbach
Domingos Oliveira
Fernando Meirelles
Joel Pizzini
Jorge Furtado
Paulo Sacramento
Tata Amaral
Walter Salles
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