I'M NOT THERE
de Todd Haynes

Um filme sobre Bob Dylan, artista multifacetado, no qual o personagem é interpretado por seis diferentes atores. A “descrição” de I’m Not There, novo filme de Todd Haynes, é, ao mesmo tempo, sua premissa e sua sinopse. A irresistível tentação de afirmar de antemão, antes mesmo de podermos ver o filme, que se trata de uma obra-prima, é proporcional à grandiosidade de sua proposta. Cineasta conceitual por excelência, Haynes trabalha sempre com estruturas narrativas significantes. E sua operação de busca de sentidos e de interrogação de fenômenos que envolvem cultura popular e sociedade estabelecida, aponta para um clímax com este trabalho.

É preciso deixar claro, no entanto, que Todd Haynes está muito distante do “cinema de tese” mais corrente, no qual é vital veicular um discurso acima de tudo. O motivo maior de fascinação com a obra do cineasta reside na articulação de suas investigações conceituais com suas pesquisas estéticas. Porque, para Haynes, não basta transmitir uma enunciação como conteúdo, é preciso enunciar através de uma elaboração plástico-formal.

Assim sendo, em Veneno, por exemplo, para tratar da relação de uma sociedade conservadora com o homossexualismo, o cineasta pega o trabalho de Jean Genet, ícone de uma dita contra-cultura homossexual, para montar três contos que remetam aos conflitos no seio deste choque inevitável entre o indivíduo “marcado” e seu entorno. E é preciso que cada um dos contos molde-se a partir de estéticas distintas e significativas: o primeiro, de um curta do próprio Jean Genet, o segundo, da ficção científica da década de 50, e o terceiro, das encenações televisivas de dramas familiares em programas sensacionalistas.

Esta abertura à manifestação de uma singularidade contra a organização do mundo que a rodeia talvez seja o grande tema da obra de Todd Haynes, ao lado de sua obsessão em emular estéticas, deslocando os sentidos adquiridos em seu uso originário. Espécie de laboratório de “engenharia estética” a serviço de uma defesa da subjetividade dentro da lógica do coletivo, trata-se de um projeto artístico de admirável envergadura, que não encontra pares no cinema contemporâneo – talvez apenas nas artes plásticas.

A exuberância visual de Longe do Paraíso condensa esta proposição de forma exemplar: por trás das cores e dos enquadramentos do cinema de melodrama familiar de Douglas Sirk, um profundo desejo de eclosão da ordem. A estética tragando o mundo pra dentro de si, aprisionando-o num produto dele mesmo e conformando o universo no qual os personagens (e, por extensão, o espectador) estarão imersos. De maneira análoga, em A Salvo, a placidez suprema da forma confunde-se com os contornos da sociedade morta em que vive a personagem, tudo silenciosamente conspirando para sua pane interna.

De acordo com os materiais de divulgação de I’m Not There, que mencionam a influência das personas incorporadas por Bob Dylan na sociedade e a sistemática evasão do artista pela re-invenção, podemos imaginar uma espécie de entrecruzamento entre aspectos de Longe do Paraíso e A Salvo (a sociedade como mônada engolidora de singularidades) com aspectos de Velvet Goldmine (o embate do artista para se adaptar ao mundo por meio do deslizamento e da criação). Homenagem de dimensões artísticas, culturais e históricas, pra dizer o mínimo, I’m Not There promete ser o filme-monumento deste ano e um belo enigma cinematográfico. Aguardamos, pois, com curiosidade e ansiedade, o momento de finalmente estarmos face a face com o último giro de um cineasta brilhante.

Tatiana Monassa

 

 







A perfeita simetria de um mundo prestes a ruir e a reconfigurar a personagem que transita em suas bordas em A Salvo (1994).


A auto-invenção em Velvet Goldmine (1998)...


... e em I'm Not There (2007).