DURO DE MATAR 4.0
Len Wiseman, Live Free or Die Hard, EUA, 2007

O “4.0” do título se prova bastante oportuno, pois a aventura que faz o detetive John McClane retornar ao cinema é como uma obra de engenharia, um modelo de carro atualizado. Duro de Matar em novo design, novo motor, mais peças, quatro cilindros extras de impacto visual. As principais cenas se destacam pelos efeitos de hipérbole que os filmes anteriores já traziam, e Len Wiseman mostra surpreendente desenvoltura nas gags de ação (a seqüência no túnel, a luta entre McClane e Mai no fosso do elevador, a perseguição do caça aéreo). À medida que o herói pula de um meio de transporte a outro, a narrativa vai se construindo. De helicóptero a caminhão, passando por uma viatura da polícia e um carro velho, McLane pilota de tudo, mostra sua adaptabilidade ao mundo mecânico – até surfar um jato F-35 ele consegue. Já quando o assunto é computador, Internet, era digital/virtual, sua ignorância é completa e confessa (ele até se orgulha disso, de certa maneira). “Um relógio de corda perdido no mundo digital”, o vilão provoca.      

Duro de Matar 4.0 segue o princípio de expansão da série, que se deslocou de um modelo de aventura condensada no tempo-espaço – toda a ação se dando em uma única noite num arranha-céu – para uma trama pipocada no mapa. No terceiro filme, a invasão terrorista já era extrapolada à cidade de Nova York como conjunto. Agora é toda a América que está ameaçada, por meio de uma pane geral que um grupo de terrorismo provoca nos sistemas de energia, telecomunicação e defesa do país. John McClane já não é mais um herói por acidente, não cai na aventura tão de pára-quedas assim, ainda que ele continue brincando de estar sempre no lugar errado na hora errada. O filme sabe que ele é o cara. McClane é um mito. Sua missão é proteger o hacker Matt (Justin Long) dos inimigos que querem matá-lo a qualquer preço, da mesma forma que fizeram antes com outros ratos de computador que poderiam ajudar o governo. Matt é a última esperança de tirar a rede informática norte-americana do caos. Desse modo, como nos outros filmes, McClane conta com um cúmplice, alguém para dividir a injeção de adrenalina. A relação entre o policial durão e o jovem assustadiço é o ingrediente buddy movie, que sempre foi um dos traços característicos da franquia Die Hard. Completando os “movimentos obrigatórios” do enredo, McClane aproveita a situação-limite para resolver questões familiares, dessa vez com a filha (Mary Elizabeth Winstead, de Premonição 3, posando aqui de tough girl).   

Na metade do filme, Matt pede a ajuda de um outro hacker, Warlock (Kevin Smith, escalado para o papel por razões óbvias). Warlock é algo como um estereótipo mor do hacker. Ele é gordo, nerd, anti-social e mora com a mãe esquisita. No porão da sua casa, há um acervo evolutivo da era eletrônica, onde coleciona desde heróis das primeiras ficções científicas a videogames de última geração, e opera desde antigos rádios transmissores a computadores de ponta. Ele conecta as duas épocas representadas pelos protagonistas do filme, preenchendo a lacuna entre a geração de McClane, old school, e a de Matt, que vive radicalmente nos signos do presente.

O mais clássico personagem de Bruce Willis continua afiado nos comentários engraçadinhos à beira da morte, assim como sua resistência física está mais inverossímil que nunca. O roteirista foi cuidadoso ao manter essas marcas registradas do personagem sem transformá-lo em dinossauro, utilizando as piadas internas com moderação. Há alguns clichês de thriller político pós-11/9, a exemplo do inimigo que tem sotaque estrangeiro mas é cria da casa, perigo endógeno, essa idéia de que o Mal se dissemina como um vírus etc e tal. Mas a abordagem do terrorismo virtual rende passagens interessantíssimas, como a mixagem de discursos de vários presidentes dos EUA, bela cena de pirataria audiovisual, ou aquela outra, tão forte quanto algumas colisões de carro do filme, da implosão virtual da Casa Branca, um terrorismo psicológico que mexe de forma bem assustadora com o trauma do ataque ao WTC (grande ponto de mutação da ficção paranóica, situado no meio do intervalo entre Duro de Matar – A Vingança, de 1995, e este novo retorno de John McClane). Duro de Matar 4.0 é na maior parte do tempo um blockbuster de ação mediano, mas com momentos em que surge um algo mais.

Luiz Carlos Oliveira Jr.