Essa sessão é atualizada semanalmente.

ARTIGOS
Quando os canarinhos se pintam de vermelho
(sobre o Grande Prêmio Brasil de Fórmula-1)
por Raphael Mesquita (25/10/2006)

FILMES DA SEMANA
(18 A 24 DE DEZEMBRO DE 2006)


Dia 18
Se existe um Papai Noel dos cinéfilos que acompanham a programação da tv a cabo, nós não fomos boas crianças. Não só o ano foi afetado por uma sensível queda de interesse e diversidade das ofertas de filmes. A penúltima semana do ano não segue lá um curso muito diferente, apresenta mesmo uma seleção francamente menos interessante do que de costume. Mas vamos lá que período de festas é sempre um momento propício para exercitar a tolerância e se contentar com as bobagens que nossas programadoras insistem em passar. Nessa segunda, até sobrou um espacinho bem lá de madrugada para opções não muito batidas e verdadeiramente dignas de interesse. Às quatro da manhã o Canal Brasil passa um raro curta-metragem de Sergio Santeiro (dos belos Humor Amargo e Ismail Nery), Indústria do Solúvel (1971), sobre café, e em seguida, às 4:30, passa O Pornógrafo (1970), único longa-metragem de João Callegaro, belo e pouquíssimo conhecido filme da facção paulista do cinema marginal, companheirismo com Antonio Lima, Jairo Ferreira e Carlos Reichenbach circulando pela Boca do Lixo propondo cinema ágil, entrando no coração do mau gosto e do cinema de gênero para dali extrair suas peças finas, raras e rudes. É tarde mas vale ver. Ou gravar.
Dia 19
Dois filmes independentes americanos que tiveram uma certa repercussão boa na crítica internacional e chegaram a entrar por aqui em circuitinho e festivais, Pacto Maldito (Mean Creek, de Aaron Jacob Estes) e Prova de Amor (All the Real Girls, de David Gordon Green) passam respectivamente no Telecine Premium e no Cinemax, às 23:40 e 20:00. Boa oportunidade para se familiarizar com o cinema de dois realizadores algo talentosos, elogiados, que não estão no primeiro escalão dos fazedores de imagens contenporâneos mas ainda assim são bem dignos de atenção. Mas o destaque verdadeiro do dia vem novamente do Canal Brasil, às 23:40, com a reprise bem vinda de Talento Demais (1995), de Edgard Navarro, pegando carona na ótima recepção que o lindo Eu Me Lembro teve entre o público dito especializado. Antes disso, às 20:00, passa Manual de Barros (2006), filme de uma hora do incansável Joel Pizzini, que quando a gente vê já tem quinze novos filmes e a gente sempre tenta se atualizar da melhor maneira. Como o título sugere, o filme é uma entrada lúdica no universo de Manoel de Barros.
Dia 20
Aproveitando que o belo Mundo Novo de Emanuele Crialese acaba de passar numa mostra de filmes italianos exibidos esse ano em Veneza, que tal aproveitar uma ocasião para ver seu filme imediatamente anterior, o exuberante Respiro (2004)? Entrevistamos Crialese aqui sobre esse filme, e se de certa forma Mundo Novo persegue um outro caminho, outros climas, outras atmosferas, as rusgas entre um universo originário, "primitivo", fulgurante, e a desafecção do mundo racionalizado, normal, que inscreve cada um em seus lugares já assinalados aí permanecem. Filme de uma sensualidade forte, de uma presença física da paisagem e da protagonista, interpretada por Valeria Golino, Respiro faz muito pensar em Cassavetes e Gena Rowlands. O filme passa no Telecine Cult, cultíssimo, ahan, sei, às 22:00.
Dia 21
Tentamos, tentamos, mas foi realmente impossível recomendar algo que fugisse um pouquinho às coisas mais óbvias ou àquilo que já recomendamos aqui mesmo nesta seção. Tem Cassi Jones no Canal Brasil. Já recomendamos ele aqui, provavelmente mais de uma vez até. Não é top de linha, mas é dirigido por Luís Sérgio person e protagonizado por Paulo José. As credenciais contam.
Dia 22
E não é que o Telecine Cult de vez em quando nos surpreende e realmente passa filmes que são ao mesmo tempo de difícil acesso, interessantes
e que fazem jus ao nome do canal? Às 22:00, o TCC passa Procura Insaciável (Taking Off, 1971), primeiro longe-metragem americano de Milos Forman, depois de três longas extremamente elogiados na Tchecoslováquia, inscrevendo o país no surto de renovação de linguagem dos novos cinemas dos anos 60, como bem se sabe. Não é estréia, já recomendamos antes, mas tá aí e vale a pena. Antes dele, no mesmo canal, passa um filme que estava meio sumido desde a época em que o Cult era Classic, O Homem Que Quis Matar Hitler (Man Hunt, 1941), sexto filme de Fritz Lang nos Estados Unidos, estrelado por Walter Pidgeon. Quando se passa uma coisa dessas, tem que prestigiar.
Dia 23
As estréias da véspera de véspera de Natal são tão desanimadoras que não vale a pena nem ficar listando o que entra na HBO ou no Telecine Premium. O jeito é se contentar com a exibição (não estréia) do filme de Bruno Podalydès Le Mystère de la chambre jaune (2003). Podalydès merece atenção nem que seja pelo belo Só Deus Sabe (Diel seul me voit, 1998), que nunca entrou em cartaz mas passa de vez em quando nas mostras organizadas com acervo da Maison de France. Infelizmente, seus filmes mais recentes não têm a mesma receptividade deste último, apesar de serem admirados com algum entusiasmo. Vale a pena considerar. Antes disso, cabe à Disney passar o filme mais interessante com temática natalina da semana. Trata-se de O Estranho Mundo de Jack (Tim Burton's Nightmare Before Christmas, 1993), que prefere o minoritário ao unanimista, a visão parcial ao fascismo de grupo tão comuns nesses momentos de criação forçada e meio hipócrita de feelgood e generosidade. O filme passa às 20:00, e quem não viu tem que ver. Quem viu sabe que vale a pena rever.
Dia 24
Dia 24 é sempre aquele tédio televisivo. Ai daqueles que precisam encontrar na tv um refúgio aos papos familiares meio enfadonhos, porque tudo que se vê é especial da Xuxa, missa do galo e outros espetáculos de baixo calão. Como no terreno dos filmes também não existe nenhum porto seguro que seja garantia de excelente companhia, recomendemos este O Expresso Polar (The Polar Express, 2004), de Robert Zemeckis, que, apesar da maior parte das reações ter sido negativa, conseguiu adesão frente a alguns críticos importantes lá fora, em especial Dave Kehr. Por aqui não vimos, esnobando o realizador de Forrest Gump... Será que deveríamos, ao contrário, ter prestigiado o autor dos belos Back to the Future? O filme passa na HBO Family às 21:00. Boas festas.
Ruy Gardnier

 

 
O Homem Que Quis Matar Hitler (Man Hunt, 1941), de Fritz Lang, passa no Telecine Cult
na sexta-feira às 20:05.

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