A IDADE DA TERRA: SINOPSE
(1974)

A história começa no México e termina em Nova York

I – México 1974. Junete. Selva {sul-americana}. Um grupo de guerrilheiros composto de camponeses, índios e negros é perseguido pelo exército. Durante um violento combate, os guerrilheiros são mortos ou aprisionados. Um guerrilheiro de 35 anos, cubano, Juan Morales, é ferido em um braço mas consegue fugir.

II – Selva. Um grupo de índios caça animais selvagens. Juan Morales aproxima-se dos índios e pede ajuda. Os índios o socorrem e o levam para a tribu. O Feiticeiro recebe Juan Morales como um enviado do Sol, trata de sua ferida e lhe conta histórias sobre as origens históricas e religiosas da tribu. Juan passa a viver com os índios e participa da caça, da pesca e da guerra com as outras tribus. Um ano depois, o Feiticeiro diz a Juan que ele deve cumprir uma missão sagrada em pagamento aos favores que a tribu lhe fez. Juan aceita e o Feiticeiro o envia às distantes montanhas do Norte onde vive um Pássaro Azul, o qual Juan deve prender, arrancar as penas e fazer uma Coroa que deve trazer ao Feiticeiro. A Coroa significa Eternidade.

III – Juan viaja a cavalo até as montanhas do Norte e caça o Pássaro Azul. Depois de procurar muitos dias encontra um Pássaro velho, doente e sem penas. Desiludido e revoltado contra o Feiticeiro, que o enganou, Juan desce as montanhas mas um terremoto o faz prisioneiro. Durante a noite uma tempestade provoca grande medo em Juan. Ele delira e vê a origem dos astros e o fim do universo, libertando o sonho reprimido em seu inconsciente.

IV – Dias mais tarde, um grupo de Amazonas, chefiadas por uma guerreira chamada Punalua, 25 anos, encontra Juan ferido e faminto nas margens de um rio.

V – Juan e outros homens prisioneiros trabalham como escravos para as Amazonas que vivem em regime matriarcal. As Amazonas celebram o ritual da fertilidade. Juan e os escravos fazem amor com as Amazonas, com o objetivo de engravidá-las, e depois são castrados e abandonados na floresta.

VI – Abandonado com os outros escravos, Juan se separa do grupo, procura o caminho que o leve à cidade e encontra Punalua que lhe conta estar apaixonada por ele e por isto abandonou a tribu para acompanhá-lo.

VI – Juan e Punalua encontram um grupo de assaltantes de trens e de bancos liderados por um ex-militar chamado Comandante Vargas, que procura a cidade mítica de Eldorado. Vargas é um visionário e aceita a entrada de Juan e Punalua no seu grupo. O Exército envia tropas para combater Vargas, e Juan e Punalua são obrigados a participar de vários combates até que Vargas é morto. Juan, Punalua e outros membros do grupo de Vargas são aprisionados e condenados a trabalhar num campo de concentração.

VI – No campo, Juan e Punalua são separados, mas, ajudados pelos amigos, conseguem trocar algumas mensagens e organizam uma rebelião no dia de Natal. A rebelião explode, os soldados atiram nos prisioneiros mas Juan e Punalua e muitos outros conseguem fugir, e se dirigem para a fronteira dos Estados Unidos. , onde encontram um grupo de contrabandistas de drogas, liderados por um negro de 45 anos, chamado Black People.

VII – New Yorq. O grupo de Black Peole, 50, atua em Nova Yorq, onde desencadeia uma série de seqüestros e assaltos, provocando o medo da população e a violenta perseguição comercial. Juan e Punalua participam de várias ações e se escondem nos ghettos até que Black People é assassinado pela polícia. Juan e Punalua se separam e fogem.

VIII – Mudando de identidade, Punalua vai trabalhar como bailarina, cantora e strip-teaser num cabaré dirigido por um gangster, chamado Samuel Taylor, que contrabandeia armas para os países do Terceiro Mundo. Punalua faz sucesso como cantora e Samuel Taylor a introduz na alta sociedade e a apresenta ao industrial e banqueiro John Brahms, 55 anos, casado com a ex-atriz cinematográfica Margarida Madalena.

IX – John Brahms, temendo que o presidente se alie com os comunistas, organiza um golpe de Estado liderado pelo General Philiph Brooks, estabelece uma ditadura militar e é nomeado Primeiro Ministro, se divorcia de Margarida Madalena e se casa com Punalua.

X – Juan trabalha nas docas de Nova Yorque, onde conhece um aventureiro mexicano, Emiliano Martinez, que prepara um grupo guerrilheiro para ocupar um território no Amazonas. Juan Morales, influenciado por Martinez, procura Punalua e lhe pede para convencer Samuel Taylor. Juan Morales aceita a proposta de Martinez e procura Punalua para lhe pedir ajuda.

XI – Casada com Brahms, Punalua é uma mulher rica e famosa. Ela recebe Juan em sua casa, diz que não o ama, lhe nega ajuda e pede que ele não a procure.

XII – John Brahms organiza uma grande festa para receber a visita de alguns de seus associados internacionais e discutir importantes problemas econômicos e políticos. Os convidados bebem, tomam drogas, vestem trajes exóticos e elogiam a inteligência de Brahms e a beleza de Punalua. São apresentados números musicais pornográficos e números de hipnotismo. John Brahms se diverte, se proclama o homem mais forte do mundo e anuncia a destruição do mundo pela bomba atômica. John Brahms, revelando seu caráter selvagem, se transforma num monstro de grande força que começca a matar e comer várias pessoas na festa. Terror, Punalua enfrenta Brahms e o mata.

XIII – Os jornais e a televisão anunciam o assassinato do Primeiro Ministro John Brahms por sua mulher Punalua. Julgada, Punalua é condenada à cadeira elétrica.

XIV – No México, Juan e um grupo de 10 homens e mulheres se preparam para embarcar num Iate comandado pelo Comandante Martinez em direção a um ponto da Amazônia, onde devem instalar um foco guerrilheiro. Juan vai clandestiunamente ao mercado comprar comida e encontra uma índia que vende um Pássaro Azul numa gaiola. Juan quer comprar o pássaro, a Índia se recusa a vende-lo, Juan discute com a Índia, os dois lutam e ficam amigos Juan descobre que a Índia é igual Punalua. Ficam amigos. A Índia vem com Juan e ele a apresenta ao Comandante Martinez. O Comandante tira a máscara e se revela como o Feiticeiro que enviou Juan em busca do Pássaro Azul. O Feiticeiro diz que o Pássaro da Eternidade é Punalua. A Índia tira sua máscara e revela ser Punalua. O Feiticeiro casa Punalua com Juan e em seguida eles embarcam.

XV – Durante a viagem, o Comandante Martinez revela que o ponto secreto na Amazônia para o qual se dirigem se chama Eldorado e lá ele pretende fundar uma nova civilização nas Américas.

XVI – Eldorado, um miserável país perdido na Amazônia, vive sob a sanguinária ditadura do General Porfírio Diaz. Ao saber que se aproxima um barco com revolucionários, O General Diaz ordena uma grande repressão contra os partidários de Martinez. O barco de Martinez é bombardeado mas Juan, Punalua e muitos outros escapam e são ajudados pelos pescadores.

XVII – Um grupo de jovens militares do exército de Eldorado faz uma aliança com o Comandante Martinez, que se transforma em Comandante de um Exército de camponeses, e juntos eles depõem, prendem e fuzilam Porfírio Diaz. Martinez entra vitorioso em Eldorado e toma o poder como Primeiro Ministro. ,instalando uma ditadura socialista.

XVIII – Martinez nomeia Juan Ministro da Economia da Nova República e nomeia Punalua Ministro da Educação. Juan e Punalua tentam pôr em prática um regime político justo e livre mas entram em conflito com o desejo de poder pessoal de Martinez. Juan e Punalua entram em conflito com Martinez renunciam aos cargos políticos e partem de Eldorado acompanhado por um grupo minoritário que está de acordo, se rendem com amigos para conspirar se organizam com alguns amigos para fazer uma nova revolução contra Martinez.

XIX – Denunciados pela polícia como traidores, Juan e Punalua são perseguidos e fogem. Organizam um assalto a um quartel para roubar armas e libertar alguns presos. A operação é realizada com sucesso, Juan, Punalua e o grupo fogem para a selva, onde reiniciarão a luta.

XX – Na selva, o grupo guerrilheiro comandado por Punalua e Juan lutam contra o exército de Martinez. Juan e Punalua resistem e esperam dias melhores para o futuro. A selva é incendiada pelos bombardeios de Napalm. Juan é ferido e morre. Punalua queima seu corpo e joga suas cinzas no rio. Punalua segue lutando e canta anunciando a volta de Juan reencarnado no Pássaro Azul, que reina Eterno sobre as distantes montanhas do Norte.


Glauber Rocha

 

Apoio: