Chang
Cheh demonstra a todo instante uma extrema habilidade
em realizar sucessivos enquadramentos e operar movimentos
óticos ou de câmera para seguir seus personagens
da forma mais expressiva possível. Esta seqüência
de planos determina um momento chave em New One-Armed
Swordsman, além de apresentar todos os principais
recursos expressivos da decupagem de Chang Cheh. Fung
encontra Lei Li pela primeira vez, confrontado por capangas
da Mansão Tigre que ameaçam sua amiga
Ba Jiao. Lei Li está frente a frente com os homens
levemente embriagados que se engraçavam para
Ba Jiao. Esta se encontra segurada pelos dois, tentando
se soltar como pode. Lei trabalha como garçom
na taverna cuja área exterior serve de palco
para este confronto; trata-se, portanto, do local que
ele havia escolhido, ao perder seu braço direito,
para levar uma vida tranqüila, longe de qualquer
confusão relativa a seus velhos dias de espadachim.
Ali conheceu Ba Jiao, que com freqüência
vinha comprar vinho para seu pai. Como única
amiga, ela despertou sua afeição e seu
carinho devotados. Vendo-a ameaçada por membros
da mesma Mansão Tigre cujo chefe o havia derrotado
e o feito cortar seu próprio braço anos
atrás, Lei Li vê crescer seus instintos
de proteção e de vingança, que
ele tenta conter a qualquer custo para manter a promessa
de ter aposentado o kung fu e ter jogado nas cinzas
do tempo sua experiência de herói lutador.
Arremessado subitamente em tal redemoinho, ele fica
paralisado no impasse, mão à frente do
corpo em prontidão alarmada.
Lei ocupa, nesta posição, toda a extensão
do quadro de Chang Cheh. Mão no limite esquerdo,
cabeça no limite direito. No fundo do quadro,
fora de foco, chega Fung para apear seu cavalo. Chang
Cheh muda velozmente o foco para ele que, apresentado
a nós pouco tempo antes, é inserido no
centro do quadro, no coração da trama
que envolve o herói principal. Este, no entanto,
rapidamente retoma a atenção da imagem,
em sua contenção aflita. A câmera
realiza um brusco movimento circular para a esquerda
e para trás, simultâneo a um zoom out,
a fim de bem enquadrar Lei de frente, a mão em
riste diante do corpo ameaçando os dois sujeitos
mal-intencionados. A câmera recua para ele avançar,
em sua impotência, em direção aos
degraus de pedra da taverna, à sua frente, desferindo-lhes
um violento soco, que é acompanhado por uma correção
de quadro para baixo, até vermos o degrau com
uma mossa e a mão quebrada de Lei ao lado. Massacrado
em espírito, o herói curva o corpo em
derrota sentida, pela incapacidade de qualquer ação
válida e digna do momento. Todo o ódio
desferido na pedra sela a impossibilidade de prosseguir
na situação. Ba Jiao olha para Lei ali
caído, com pesar.
É quando Fung toma seu lugar de ação,
ordenando aos dois bandidos que soltem a moça.
Constatando de imediato que ordem alguma influirá
na situação, ele pega suas espadas gêmeas
amarradas à sela do cavalo, com placidez e calma,
apoiando-as no ombro, em pose precoce de vitória
garantida. Para então selar a grandeza deste
herói e sua admirável maestria ainda não
exposta a nossos olhos, Chang Cheh avança em
veloz zoom in para um close do rosto de Fung. Como que
absortos nesta atenção convocada para
o novo herói, os bandidos relaxam em sua guarda
e acabam deixando Ba Jiao escapar, para ir ao encontro
de Lei, num plano geral que contempla os três
personagens principais dispostos em triângulo.
Eles são o trio que cultivará o companheirismo
durante um breve tempo, mas também os vértices
que configuram uma espécie de triângulo
amoroso, evidenciado na emotividade direta e aberta
que Lei dispensará a Fung e vice-versa, além
de em alguns comentários que irão de certa
forma opor Fung e Ba Jiao em relação à
afeição de Lei. A forte amizade que rapidamente
os dois espadachins um ao outro, além da indefinição
dos flertes entre Lei e Ba Jiao, pode fazer pensar num
homo-erotismo, suspeita recorrente de diversos filmes
de artes marciais do período, não apenas
de Chang Cheh. Mas, de qualquer forma, o que fica é
a impressão de uma forte amizade masculina, de
compreensão, apoio e admiração
intensos e mútuos. Dois heróis que abraçaram
como irmão um o outro.
Tatiana Monassa
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