HISTÓRIA

É de Francis Fukuyama a proposição acerca do fim da História, que teria terminado com a queda do Muro de Berlim em 1989, com o fim da União Soviética e do socialismo real em 1991. Conceito que, na verdade, se insere na descrença pós-moderna, segundo Jean-François Lyotard, a respeito dos discursos racionais e científicos, estruturantes do pensamento ocidental, que tomam a filosofia para suas próprias legitimações enquanto saberes, sobretudo a noção teleológica da História, herdada da dialética hegeliana-marxista. Assim, ao invés da História vista como sistema totalizante, há histórias – vozes múltiplas, dispersas, estilhaçadas, contraditórias – que travam permanentes conflitos permanentes entre si, pois buscam a afirmação de subjetividades locais e pessoais no jogo macroscópico da superfície social.

Na primeira parte de Nossa Música, intitulada Inferno, Jean-Luc Godard denuncia os horrores da História através de imagens de vídeo cuja péssima qualidade estoura qualquer possibilidade de representação (a violência da imagem não apenas nas informações que transmite, como também na forma em que as propaga), para, em contrapartida, seguindo o caminho de Dante pelo Purgatório e pelo Paraíso, invocar o poder de resistência das minorias subjugadas – os palestinos, os índios norte-americanos, a mulher – por intermédio da imaginação, da fabulação criadora e auto-fundante.

Já Éric Rohmer e Bernardo Bertolucci, respectivamente em Agente Triplo e em Os Sonhadores, utilizam imagens de arquivo a fim de colocar em questão o impacto dos acontecimentos que convulsionam a sociedade nos corpos individuais, nas relações afetivas cotidianas. Porém, enquanto Bertolucci opta pela colagem pastiche e auto-referente de tais imagens, em homenagem estéril ao cinema, Rohmer isola-as, sob a forma de cine-jornais estanques e em aparência independentes da narrativa, da vida privada do casal protagonista, cujo amor e cuja devoção não sobrevivem à História que, ao atravessar as paredes do apartamento, destrói em definitivo a ligação entre marido e esposa.


Paulo Ricardo de Almeida