ARTIGOS
Máscara Negra
2, de Tsui Hark (HBO, dia 26/3, 17:30)
por Guilherme Martins (26/03/2004)
24 Horas no ar
por Luiz Carlos Oliveira Jr. (20/03/2004)
Um não-evento
televisivo (São Paulo X Juventus)
por Filipe Furtado (20/03/2004)
filmes da semana (13 a 19 de
maio de 2004)
Dia 13
Uma semana sarapintada de estréias, mas nenhuma
delas é motivo de apreensão e espera.
Talvez a melhor novidade da semana seja mesmo a reestréia
na programação do Telecine Classic de
Tudo Que o Céu Permite (All That Heaven
Allows, 1955), obra-prima de Douglas Sirk, com Jane
Wyman e Rock Hudson vivendo um amor socialmente intolerável
por ele ser mais novo e de classe mais baixa. Além
de ser um dos mais poderosos (se não o mais)
filmes de Sirk, adicione-se o atrativo de ser o filme-matriz
para a construção de Longe do Paraíso
de Todd Haynes. Às 22:00. No mesmo horário,
o Telecine Emotion exibe Um Homem Desinibido (Stan
The Flasher, 1990), último filme de Serge
Gainsbourg morto um ano depois. De Gainsbourg,
na música ou no cinema, nunca se sabe muito bem
o que esperar, mas sabe-se que está sempre longe
de ser algo irrelevante. A apelação e
a iconoclastia via de regra compensam.
Dia 14
Programa duplo no Film&Arts. À meia-noite
de sexta para sábado, o canal exibe o cultuado
King Kong vs. Godzilla (Kingukongu tai Gojira,
1963), de Ishirô Honda. De acordo com a duração
do filme informada pelo canal, a versão exibida
será a americana (91'), razoavelmente cortada,
redublada e tornada mais "legível"
para os públicos ocidentais. Em todo caso, uma
oportunidade rara em tvs a cabo para assistir cinema
fantástico japonês dos anos 60. Em seguida,
às 02:00, o mesmo Film&Arts exibe Os Sinos
de Santa Maria (The Bells Of St. Mary's,
1946), de Leo McCarey. Um drama sobre padres e freiras
não é o terreno mais apropriado para McCarey,
mas aqueles que acompanham a carreira do diretor terão
uma boa chance de ver um filme difícil de se
encontrar. Os protagonistas são Bing Crosby e
Ingrid Bergman.
Dia 15
Aposta cega da semana: Girlhood (idem, 2003), documentário
de Liz Garbus sobre o cotidiano de duas meninas internas
em um reformatório que o Cinemax exibe às
16:30. Garbus não é exatamente uma documentarista
conhecida e seus filmes costumam ser criticados como
simples ratificações do sistema institucional.
Em todo caso, não custa dar uma olhada.
Dia 16
Já cedo no dia, às 11:30, o Canal Brasil
estréia em sua programação o filme
No Mundo da Lua (1958), dirigido por Roberto
Farias e estrelado por Walter Dávilla e Violeta
Ferraz. Segundo filme de Faria, o filme se inscreve
esteticamente nos códigos da chanchada carioca
tardia. Mais tarde, às 22:00, o Telecine Classic
inicia seu ciclo de "comédias românticas
dos anos 50-60" (!) com A Greve do Sexo
(Jessica, 1962), de Jean Negulesco. É
talvez o filme mais apetitoso da mostra, e estrela Angie
Dickinson e Maurice Chevalier. Mas a maior atração
do dia é de fato Bord de Mer (2002), filme
de estréia e, até agora, único
de Julie Lopes-Curval que ganhou com ele a Caméra
d'Or no Festival de Cannes 02. O canal que exibe é
o TV5, e a hora é 21:30.
Dia 17
Mais um exemplar de nordestern comercial e acadêmico,
de sua época, Cangaceiros de Lampião
(1966) estréia no quadro do Canal Brasil.
Como não podia deixar de ser, o filme é
dirigido por Carlos Coimbra, avó estético
de Paulo Thiago e Sérgio Rezende. Mais tarde,
o Telecine Classic estréia O Passado de Meu
Marido (The Constant Husband, 1955), filme
de Sidney Gilliat que deve ser tão pouco interessante
quanto parece. No fim da noite, já na madrugada
de 04:00, passa Weekend em Palm Springs (Palm
Springs Weekend, 19, 1963), comédia de Norman
Taurog (diretor de filmes com Dean Martin e Jerry Lewis,
mas também dos mais famosos de Elvis Presley)
com Troy Donahue e Connie Stevens, que o Cinemax exibe.
Dia 18
Outra comédia da série do Telecine Classic
é O Prefeito se Diverte (Beau James, 1957), segundo
filme de Melville Shavelson, com Bob Hope e Vera Miles.
Já deu pra perceber que os atores dessa retrospectiva
são mais chamativos que os diretores, não?
Preocupante, preocupante... Antes disso, o Film&Arts
passa O Homem do Prego (The Pawnbroker,
1964), de Sidney Lumet, às 19:00. Lumet não
tem um estilo próprio, mas tem uma obsessão
que sabe trabalhar de forma impressionante: protagonistas
em situações dramáticas à
beira de cometer atos terríveis. Um apuro visual
igualmente digno de ser notado, sobretudo até
os anos 80, quando seu cinema passa a se formatar e
confundir-se com a produção hollywoodiana
genérica.
Dia 19
Na falta de atrações inéditas em
outros canais, continuamos destacando (e reclamando
d') a mostra de comédias românticas do
Telecine Classic. Ela Topou a Parada (Who's
Got The Action, 1962), filme de Daniel Mann com
Dean Martin e Lana Turner, passa às 22:00, religioso
horário de estréias do TCC. Mais tarde,
uma curiosidade: Faustão (1970), um filme
de ficção de Eduardo Coutinho baseado
no personagem do Falstaff de Shakespeare. A não
se esperar a grandeza de seus documentários:
o filme é só uma pegada de uma longa caminhada.
Passa às 03:00 (de quarta para quinta) no Canal
Brasil.
Ruy Gardnier
|