Essa sessão é atualizada semanalmente.

ARTIGOS
Máscara Negra 2, de Tsui Hark (HBO, dia 26/3, 17:30)
por Guilherme Martins (26/03/2004)

24 Horas no ar
por Luiz Carlos Oliveira Jr. (20/03/2004)

Um não-evento televisivo (São Paulo X Juventus)
por Filipe Furtado (20/03/2004)


filmes da semana (13 a 19 de maio de 2004)

Dia 13
Uma semana sarapintada de estréias, mas nenhuma delas é motivo de apreensão e espera. Talvez a melhor novidade da semana seja mesmo a reestréia na programação do Telecine Classic de Tudo Que o Céu Permite (All That Heaven Allows, 1955), obra-prima de Douglas Sirk, com Jane Wyman e Rock Hudson vivendo um amor socialmente intolerável por ele ser mais novo e de classe mais baixa. Além de ser um dos mais poderosos (se não o mais) filmes de Sirk, adicione-se o atrativo de ser o filme-matriz para a construção de Longe do Paraíso de Todd Haynes. Às 22:00. No mesmo horário, o Telecine Emotion exibe Um Homem Desinibido (Stan The Flasher, 1990), último filme de Serge Gainsbourg – morto um ano depois. De Gainsbourg, na música ou no cinema, nunca se sabe muito bem o que esperar, mas sabe-se que está sempre longe de ser algo irrelevante. A apelação e a iconoclastia via de regra compensam.
Dia 14
Programa duplo no Film&Arts. À meia-noite de sexta para sábado, o canal exibe o cultuado King Kong vs. Godzilla (Kingukongu tai Gojira, 1963), de Ishirô Honda. De acordo com a duração do filme informada pelo canal, a versão exibida será a americana (91'), razoavelmente cortada, redublada e tornada mais "legível" para os públicos ocidentais. Em todo caso, uma oportunidade rara em tvs a cabo para assistir cinema fantástico japonês dos anos 60. Em seguida, às 02:00, o mesmo Film&Arts exibe Os Sinos de Santa Maria (The Bells Of St. Mary's, 1946), de Leo McCarey. Um drama sobre padres e freiras não é o terreno mais apropriado para McCarey, mas aqueles que acompanham a carreira do diretor terão uma boa chance de ver um filme difícil de se encontrar. Os protagonistas são Bing Crosby e Ingrid Bergman.
Dia 15
Aposta cega da semana: Girlhood (idem, 2003), documentário de Liz Garbus sobre o cotidiano de duas meninas internas em um reformatório que o Cinemax exibe às 16:30. Garbus não é exatamente uma documentarista conhecida e seus filmes costumam ser criticados como simples ratificações do sistema institucional. Em todo caso, não custa dar uma olhada.
Dia 16
Já cedo no dia, às 11:30, o Canal Brasil estréia em sua programação o filme No Mundo da Lua (1958), dirigido por Roberto Farias e estrelado por Walter Dávilla e Violeta Ferraz. Segundo filme de Faria, o filme se inscreve esteticamente nos códigos da chanchada carioca tardia. Mais tarde, às 22:00, o Telecine Classic inicia seu ciclo de "comédias românticas dos anos 50-60" (!) com A Greve do Sexo (Jessica, 1962), de Jean Negulesco. É talvez o filme mais apetitoso da mostra, e estrela Angie Dickinson e Maurice Chevalier. Mas a maior atração do dia é de fato Bord de Mer (2002), filme de estréia – e, até agora, único – de Julie Lopes-Curval que ganhou com ele a Caméra d'Or no Festival de Cannes 02. O canal que exibe é o TV5, e a hora é 21:30.
Dia 17
Mais um exemplar de nordestern comercial e acadêmico, de sua época, Cangaceiros de Lampião (1966) estréia no quadro do Canal Brasil. Como não podia deixar de ser, o filme é dirigido por Carlos Coimbra, avó estético de Paulo Thiago e Sérgio Rezende. Mais tarde, o Telecine Classic estréia O Passado de Meu Marido (The Constant Husband, 1955), filme de Sidney Gilliat que deve ser tão pouco interessante quanto parece. No fim da noite, já na madrugada de 04:00, passa Weekend em Palm Springs (Palm Springs Weekend, 19, 1963), comédia de Norman Taurog (diretor de filmes com Dean Martin e Jerry Lewis, mas também dos mais famosos de Elvis Presley) com Troy Donahue e Connie Stevens, que o Cinemax exibe.
Dia 18
Outra comédia da série do Telecine Classic é O Prefeito se Diverte (Beau James, 1957), segundo filme de Melville Shavelson, com Bob Hope e Vera Miles. Já deu pra perceber que os atores dessa retrospectiva são mais chamativos que os diretores, não?
Preocupante, preocupante... Antes disso, o Film&Arts passa O Homem do Prego (The Pawnbroker, 1964), de Sidney Lumet, às 19:00. Lumet não tem um estilo próprio, mas tem uma obsessão que sabe trabalhar de forma impressionante: protagonistas em situações dramáticas à beira de cometer atos terríveis. Um apuro visual igualmente digno de ser notado, sobretudo até os anos 80, quando seu cinema passa a se formatar e confundir-se com a produção hollywoodiana genérica.
Dia 19
Na falta de atrações inéditas em outros canais, continuamos destacando (e reclamando d') a mostra de comédias românticas do Telecine Classic. Ela Topou a Parada (Who's Got The Action, 1962), filme de Daniel Mann com Dean Martin e Lana Turner, passa às 22:00, religioso horário de estréias do TCC. Mais tarde, uma curiosidade: Faustão (1970), um filme de ficção de Eduardo Coutinho baseado no personagem do Falstaff de Shakespeare. A não se esperar a grandeza de seus documentários: o filme é só uma pegada de uma longa caminhada. Passa às 03:00 (de quarta para quinta) no Canal Brasil.
Ruy Gardnier


 
A importância pornográfica de João Kleber

contra-regra

O que é que passa pela cabeça de um repórter, de um jornalista, de um diretor de televisão, para colocar no ar, no Fantástico, imagens detalhadas de bonecos sendo seguidamente dilacerados por minas terrestres? Sob a chancela precária da denúncia, "para mostrar o poder de fogo dos traficantes", a reportagem promove um sádico exercício de violência gratuita...

leia mais

FILMES

Ali, de Michael Mann
por Paulo Ricardo de Almeida

O Círculo Vermelho (Le Cercle Rouge), de Jean-Pierre Melville
por Paulo Ricardo de Almeida

Paris No Verão (Haut Bas Fragile), de Jacques Rivette
por Ruy Gardnier

arquivo DE FILMES

Veja as críticas antigas dessa sessão.

arquivo DE ARTIGOS

Veja os artigos antigos dessa sessão.