HOMEM EQUILIBRISTA
James Marsh, Man on Wire, Reino Unido, 2007

Muitos antes dos atentados de 11 de setembro, as torres gêmeas do World Trade Center foram alvo de uma incursão igualmente cinematográfica: o “golpe” de Philippe Petit para realizar seu sonho de andar numa corda suspensa entre os dois prédios. Sem fazer uma menção sequer à tragédia de 2001, Homem Equilibrista se alimenta de um fascínio com a figura de Petit que parte sobretudo dos extensos registros que o próprio possui de seu passado. Filmagens e fotografias preenchem as narrativas verbais dos entrevistados conferindo uma vivacidade impressionante para o que poderia ser apenas relato e reconstituição dramática. Se Petit é uma obra de arte em si mesmo, ao desafiar as leis da Física e das instituições para, com seu corpo, realizar movimentos que denotam um olhar específico sobre o mundo e sobre a vida, suas inúmeras imagens de arquivo são o manancial autêntico para a ficção que aguardava para ser criada. E o que James Marsh elabora a partir deste material é um filme de tensão dramática impressionante, em que o suspense dá o tom de uma aventura que ignora os parâmetros sociais e os limites que o homem estabelece para sua espécie.

Por certo, o grande mérito de Homem Equilibrista está na montagem, capaz de reunir imagens de natureza absolutamente diversas num único todo uniforme profundamente cinematográfico. Seja pelo carisma do personagem transgressor em frente à câmera, seja pelo ritmo que imprime às ações, o filme demonstra um total domínio do potencial narrativo de suas imagens. James Marsh parece ter identificado na extraordinária figura de Petit o gênero de personagem que invade a tela e transcende julgamentos com a força de sua personalidade e de seu estar no mundo. Pois em nenhum momento o filme descamba para sua defesa, ou mesmo para ponderações sobre seus atos baseadas no contraponto entre depoimentos. Tampouco importam as conseqüências dos seus atos: as instâncias repressoras e os julgamentos limitadores estão à espreita a todo instante, mas verdadeiramente fora de campo. O que está de fato em jogo é a engenhosa concepção de um outro mundo dentro do nosso mundo, uma natureza à parte construída em imagens, que, embora documentais, não parecem originar-se na realidade, mas num universo mental, num delírio artístico compartilhado por testemunhas de fé.


Tatiana Monassa

 

 
 





A beleza do inusitado: Philippe Petit em uma das impressionantes imagens de arquivo de Man on Wire.