HOMEM-ARANHA 3
Sam Raimi, Spider-Man 3, EUA, 2007

Os poderes já estão dados e estabelecidos, as responsabilidades são conhecidas e foram assumidas como tal. Mas houve, de fato, algum momento no passado do Homem-Aranha que nos fizesse cogitar a possibilidade de que este não fosse o caminho a ser seguido por ele? O lema moral agora é outro, reforçado pela narração em off do próprio herói na última seqüência do novo filme: “sempre temos uma escolha”. Ora, esta escolha é toda a razão da trama de Homem-Aranha 3, sabida desde que suas primeiras imagens foram divulgadas. Temos, de um lado, o herói de uniforme todo preto, mas seu reflexo, no espelho de um arranha-céu, mantém o vermelho e azul originais. Esta, no entanto, é uma imagem externa, do mundo do marketing, que nunca aparece no mundo ficcional criado por Sam Raimi. Ali dentro ela é mais que símbolo desta suposta dualidade do ser. É sim a própria base de segurança a partir da qual o diretor dispara todas as situações de risco contra seu protagonista. Porque tão óbvia quanto a dureza dos desafios (íntimos ou públicos) que o Homem-Aranha terá que enfrentar é a certeza de que ele nunca teve, verdadeiramente, uma escolha a fazer: o mal pode até vesti-lo eventualmente, mas é do bem, puro e simples, que sua imagem e o reflexo de seu interior são feitos.

O mundo de Raimi nunca suportou a idéia do mal. Todos os vilões da série foram, antes de tudo, vítimas. Norman Osborn e Otto Octavius eram homens da ciência, seus engenhos visavam revoluções no modo de viver da humanidade, mas em algum momento do processo os dois eram transtornados por este “excesso de boa vontade” para com os outros, e acabavam virando-se para si mesmos, despertando personalidades que nem supunham ter. Os vilões de Homem-Aranha 3 são menos grandiosos. Flint Marko apenas queria dar de comer à sua filha, Harry Osborn precisava acertar postumamente a relação com seu pai, Eddie Brock só queria levar alguma vantagem, seja com a namorada ou com o patrão. Assim, não é apenas por uma certa obrigação-de-manual que o herói aqui é bom: sua condição obedece a própria natureza constitutiva deste universo de fantasia do qual é a figura mais destacada. E se assim o é, por que então trazer o mal para o centro da mesa?

Difícil imaginar o motivo como sendo a abertura de uma nova fronteira para a experiência do Homem-Aranha no mundo, uma vez que Raimi responde à introdução deste elemento de diferença com as mesmas armas que já havia usado tantas vezes antes. Teremos novamente uma cena romântica de Peter Parker e Mary Jane deitados numa teia de aranha ao luar, outra piada sobre a diferença entre o enorme arranjo de flores presenteado por Harry e o ramalhete ridiculamente pequeno de Peter, mais uma briga envolvendo o herói, um vilão e um trem em movimento, a repetição da mesma estratégia de representação ao mostrar Harry se confrontando com a memória fantasmática de seu pai ao olhar no espelho da sala de sua casa.

Mais ainda: a mesma estrutura narrativa pontuada por pequenos clipes totalizantes, onde uma idéia simples é lançada e, em poucos minutos, encenada e esgotada no máximo do didatismo. Se no filme anterior o momento musical-libertador se dava logo após a decisão do protagonista em abandonar o fardo de herói, agora veremos a semente da disco dance germinar em Peter tão logo sinta o lado bom do mal – mas Raimi não se dá nem ao trabalho de mudar o registro, e reutiliza o mesmo enquadramentro frontal, recuando à medida que o rapaz avança soberbo pela rua, a mesma iluminação dourada e ofuscante à Janusz Kaminski, o mesmo ar paródico e descontraído.

São as cada vez maiores cenas de ação, estes videoclipes que introduzem novos estados de espírito do protagonista, e as seqüências de sermão, onde o valor moral daquilo que se está encenando, diante da incapacidade de virar imagem, sobra em palavra, reflexo da crescente Yoda-ização dos roteiros do gênero (e que aqui tem sua maior representante na absolutamente nula Tia May). Não há sinal daquilo que se prometia como “a batalha interior”. Toda briga de Homem-Aranha 3 é travada no exterior, todo seu desejo é pela superficialidade.  

Nenhum problema de partida nisso, não fosse a criação de um enorme ruído entre o passado de construção do Homem-Aranha (e ele importa muito para Raimi, não só pelo sumário, presente nos créditos iniciais, das aventuras acontecidas até ali, mas também pelo apego aos modelos repetitivos de encenação a que já nos referimos) e aquilo em que este contato tão estreito entre o diretor e seu protagonista se transformou. O movimento feito pelos dois filmes anteriores da série era de um mergulho naquilo que muito pobremente tem se chamado de “humanização” dos super-heróis de quadrinhos. Diferente do Superman, que é naturalmente fantástico e precisa vestir a fantasia de Clark Kent para se mundanizar, e mais ainda dos X-Men, em que seus poderes são (ou se tornam) um desdobramento direto da personalidade e da psicologia de cada um, o Homem-Aranha mantém uma curiosa separação entre seu papel público e sua existência privada. Não podemos nem dizer que Peter Parker seja seu alter ego, ou vice-versa: há uma só pessoa ali, naturalmente humana, já devidamente preenchida de traumas e crises, e a aquisição casual de super-poderes se torna apenas mais uma delas. Assim, não é o Homem-Aranha em si que precisa de qualquer carga de humanidade, mas sim a imagem que se criou dele. Não é mais o herói que interessa (e a falta de inventividade das cenas de ação de Homem-Aranha 3 nos mostra exatamente isso). Estamos agora lidando com o ícone.

O que não é nenhuma novidade, e a grande cena de Homem-Aranha 2 já parecia ter resolvido isto. Depois de se esgotar fisicamente ao frear um trem em movimento, o herói tinha sido carregado pelas mãos dos passageiros como um verdadeiro rockstar, mas toda esta pose de diferença se confundia com uma profunda sensação de proximidade à medida que seu corpo era deitado no chão e, sem máscara, seu rosto estava exposto pela primeira vez aos olhos daqueles a quem protegia. “É só um menino”, diz um dos passageiros, “tem a idade do meu filho”, e assim se criava uma relação única entre aquela figura extraordinária e toda a massa de gente comum que ele representava – agora não mais apenas por dever moral ou cívico, mas por uma identidade completa entre um e outro.

Aquele que aparece agora em Homem-Aranha 3 já não é o mesmo sujeito deitado no assoalho de um vagão de trem. A saga deste herói tridimensional, disponível ao toque (mãos que seguram seu peito e impedem que despenque da frente do trem) parece terminada, e surge no lugar dele um outro, que é imagem plana, reflexo no espelho ou foto no jornal, passível de todo tipo de manipulação, mas que veremos apenas à distância (mãos que acenam de longe, mãos que interagem com a ação que acontece lá onde nós já não podemos mais estar). A relação se inverte, e já não temos mais um filme que se molda aos humores daquele cuja vida decide acompanhar, mas sim um personagem completamente submetido aos experimentos impostos por esta fonte de registro. A verdadeira “batalha interior” não diz respeito aos dilemas morais do Homem-Aranha, mas sim ao momento em que Sam Raimi – tão naturalmente “bom” quanto todos os vilões de seus filmes – fecha-se em si mesmo e, deslumbrado com o tamanho do espetáculo que conseguiu produzir até ali, abandona o action hero em nome do action figure: o verdadeiro protagonista de Homem-Aranha 3 não é mais Tobey Maguire, mas sim o bonequinho de brinquedo produzido a partir dele.

É por isso que a introdução do mal como grande elemento dramático deste terceiro filme é tão completamente desastrosa. De um lado temos um personagem completamente imune a qualquer desvio do caminho do bem (e já nem é possível falar que existia nele uma tendência maligna, nascida da culpa pela morte de seu tio e da imediata vontade de vingança a qualquer custo, uma vez que Peter Parker não só perdoa o assassino no final, como a câmera ainda consegue flagrar um suspiro de alívio do mocinho, finalmente liberto da carga negativa que nunca coube de fato em seus ombros). Do outro temos um diretor que trabalha herculeamente para constranger qualquer manifestação do lado negro que não esteja dominada por seu poder de controle da encenação. Se Peter Parker viveu profundamente a crise do heroísmo, do equilíbrio entre vida pessoal e dever social, seu boneco agora é incapaz de experimentar o mal, mergulhar nele, deixar-se contaminar verdadeiramente. O que é, afinal de contas, o mal em Homem-Aranha 3? Um botão de on/off: franja penteada significa bondade, franja caída sobre a testa significa maldade. Quando a potência do pacto faustiano se manifesta em seu corpo, incomodando o herói? Toda vez que, pensando em fazer alguma bobagem, Parker dá uma coçadinha nada discreta na fantasia negra que veste por debaixo da roupa.

Sam Raimi é incapaz de filmar aquilo que não pertença aos domínios de sua missa campal. Por isso torna o mal um elemento tão exterior, um truque barato de roteiro: a gosma negra cai na Terra encapsulada num meteorito, justamente ao lado da teia de amor de Parker e M.J., e não há qualquer outra explicação para ela senão o fato de que é preciso algum grande evento que detone as aventuras do terceiro capítulo da série. E pelo mesmo motivo, Raimi se acovarda quando percebe que seu truque pode lhe custar a vida, pode abalar a estrutura tão harmonicamente desarranjada de seu filme.

São dois momentos, de longe os mais interessantes de Homem-Aranha 3, em que quase podemos reencontrar o Peter Parker anterior, momentos de crise de consciência absoluta. Como já havíamos visto em X-Men 3: O Confronto Final, o que pode realmente ameaçar um filme de ação dessa natureza não é apenas a introdução de uma força oposta e potencialmente destrutiva, mas sim a assimilação desta por aqueles que mais capacidade teriam de lutar contra este novo poder. Há, em algum momento do filme de Brett Ratner, a possibilidade real de que aquele seja mesmo o confronto final, uma vez que Jean Grey retorna como a Fênix Negra e passa a aniquilar, um a um e sem qualquer piedade, diversos protagonistas até então importantíssimos para o andamento da série. Com o rosto todo deformado pelo mal, e espalhando uma febre pela mise-en-scène que parece poder explodi-la literalmente a qualquer momento, a Fênix é assumida por X-Men 3 sem qualquer restrição, mesmo que o filme saiba que está a abraçar sua provável executora – cabe ao universo ficcional criado ali a tarefa de impedir sua própria extinção.

Em Homem-Aranha 3 vemos, primeiro, Peter Parker tirar mais uma onda de dançarino e sedutor fatal no clube de jazz em que Mary Jane trabalha para, então, se envolver numa briga com os seguranças do lugar e, meio sem querer e meio consciente, dar um soco na própria namorada, fazendo-a cair no chão. Depois será no confronto derradeiro com Harry Osborn, em que Parker claramente vence a luta, mas ainda assim abusa de seus poderes (com toques de sadismo), para então terminar deformando o rosto do próprio amigo, numa reação friamente calculada e completamente desnecessária. A resposta de Sam Raimi às duas únicas explosões realmente genuínas do mal que ele mesmo plantou em seu protagonista é de puro apaziguamento, e não poderia ser diferente. De um filme que propõe que a badalada dos sinos de uma igreja é a arma secreta contra o grande mal alienígena se pode esperar tudo, menos honestidade. E assim, colocar Peter Parker para dizer, na última seqüência, que todos sempre temos uma escolha é de uma crueldade incomparável. No mundo de Homem-Aranha 3 ninguém tem direito a escolha nenhuma, e é esse seu único e verdadeiro mal.

Rodrigo de Oliveira

 

 








Ainda que o corpo se vista de negro, seu reflexo
no espelho será sempre colorido: a imagem que não está
em Homem-Aranha 3 é a razão de toda sua existência