Júlio
Bressane/preservação:
pequeno dossiê panorâmico
A grande repercussão
e o pequeno número de projeções que os filmes de
Julio Bressane tiveram durante os mais de 30 anos de sua carreira (os
filmes dos anos 70) nos apareceu, desde início, como um desafio
gigantesco e uma motivação a mais. O mapeamento e a localização
dos filmes de Julio Bressane para a exibição na Retrospectiva
"Julio Bressane: Cinema Inocente" tinha sim um caráter
emergencial para o evento, mais se estendia também na responsabilidade
de se reagrupar e dar à vista umas das mais ricas cinematografias
brasileiras. O
pequeno dossiê que aqui se encontra tem a intenção
de ser um ponto de referência sobre a obra do cineasta, com ênfase
no paradeiro de cópias e negativos – tornando mais fáceis
as pesquisas futuras em torno da obra do cineasta.
Com
uma produção cinematográfica de extrema variedade
de formatos e durações, de pequenos curtas em 16mm aos mais
de 20 longas-metragens, o cinema de Julio Bressane está intimamente
ligado à cidade do Rio de Janeiro e a seus espaços. Com
uma vivência de cinefilia na Cinemateca do MAM, o cineasta não
esconde seu apreço pela cinemateca carioca, razão pela qual
a maioria de seus filmes ainda se encontra depositada ali. Filmes inéditos
há mais de 25 anos, como Barão Olavo, o Horrível,
impressionaram até mesmo o próprio Bressane, pela qualidade
da imagem preservada. Outros filmes, porém, como os fragmentários
Viagem Através do Brasil e Lágrima pantera,
perderam-se no tempo e podem ser vistos apenas em pequenos trechos montados
em outros filmes.
Segue-se
abaixo a listagem dos filmes e as informações de localização
e estado dos mesmos, para que pesquisadores futuros, cinéfilos
e críticos tenham um porto inicial donde partir para empreitadas
vindouras.
A)
FILMES
Lima
Barreto: Trajetória (1966)
A única
cópia ainda existente do filme estará sendo exibida na Retrospectiva.
Atualmente a Cinemateca Brasileira está em processo de restauração
dos negativos originais do filme. Para isso, pode contar com internegativos
de som e imagem possivelmente localizados no acervo do CTAv-Funarte.
Bethânea
Bem de Perto (1966)
Depois de finalizado
em sua versão original de 33 minutos na década de 60, o
filme ganhou uma controvertida versão de 18 minutos no final da
década de 70. Acreditava-se que o negativo original do filme tivesse
sido remontado, e que, assim, se tivesse perdido sua versão original
e que o único material na íntegra do filme seria uma cópia
em péssimo estado de conservação. Felizmente, durante
nosso levantamento, foi localizado um internegativo completo do filme;
na cinemateca do MAM, de onde pôde-se tirar uma NOVA CÓPIA
para a Retrospectiva, que deverá ser depositada no Museu.
Cara
a Cara (1967)
Com o negativo
aguardando restauração na Cinemateca Brasileira, o filme
tem três cópias em 16mm (o filme original é 35mm)
disponíveis: uma cópia na Cinemateca do MAM; uma cópia
no acervo do CTAv; e uma cópia no acervo do LIA-UFF; todas em estado
mediano de conservação, necessitaram de uma revisão
especial para a projeção.
Matou
a Família e Foi ao Cinema (1969)
O negativo do
filme, apesar de seu status de um dos grandes clássicos do cinema
brasileiro, está em estado avançado de degradação,
o que impossibilitou uma copiagem nova em padrões normais. As cópias
localizadas no MAM, estão uma incompleta e uma em degradação
avançada. Com o apoio da Cinemateca Brasileira foi possível
fazer uma NOVA CÓPIA em equipamentos especiais, capazes de processar
o negativo envelhecido. A cópia nova será depositada na
Cinemateca do MAM.
O
Anjo Nasceu (1969)
O negativo presente
no MAM só é copiável em equipamentos especiais, o
que encarece e dificulta o processo. Além disso, tal material não
contém os créditos finais do filme; assim como a versão
telecinada do filme. Tais créditos, conforme versão original
do filme são encontrados apenas (aparentemente) em três cópias:
uma do MAM, uma do CTAv-Funarte (ambas em 35mm), e uma cópia do
acervo do LIA-UFF, em 16mm.
A
Família do Barulho (1970)
Uma cópia
em 16mm (o filme original é 35mm) está no acervo do MAM
e será projetada na Retrospectiva. O negativo ainda se encontra
no MAM, em bom estado de conservação.
Barão
Olavo, O Horrível (1970)
Sem cópia
para projeção desde a década de 70 (o próprio
cineasta não o via há 25 anos), o filme ganha CÓPIA
NOVA a partir do negativo original em bom estado de conservação,
que se encontrava no MAM.
Cuidado,
Madame! (1970)
Montado na França,
o filme tem o negativo localizado nos Laboratórios Éclair,
de Paris. A CÓPIA NOVA em exibição foi retirada de
um Internegativo do CTAv, tendo sido este retirado de uma cópia
já desgastada ainda na época da Embrafilme (final dos anos
80).
A
Miss e o Dinossauro (1970)
Considerado
perdido por Julio Bresssane, o filme foi realizado em S-8 e tem várias
versões quanto a sua duração final: 70min, 120min,
150min? Hoje, o filme se encontra telecinado em VHS, com os rolos desordenados,
necessitando uma edição tardia (segundo o co-diretor Rogério
Sganzerla).
Memórias
de um Estrangulador de Loiras (1971)
Considerado
perdido por anos, o filme foi encontrado, em nosso levantamento, em um
internegativo feito à época da Embrafilme. O material estava
depositado com um título em inglês ("Memories of a blond
strangler"), no CTAv, o que dificultava sua localização.
A CÓPIA NOVA deverá ser depositada no MAM.
Amor
Louco (1971)
A única
cópia existente do filme se encontra em poder do cineasta, necessitando
urgentemente da feitura de um novo internegativo. Tal material, porém,
não pode mais ser processado em equipamentos comuns, por já
estar em estado avançado de degradação.
A
Fada do Oriente (1972)
Filmado em 16mm,
o filme é considerado PERDIDO pelo próprio cineasta.
Lágrima
Pantera (1972)
O filme, constituído
de pequenas filmagens em 16mm, é considerado PERDIDO pelo cineasta.
Trechos do filme podem ser vistos no curta HO, de Ivan Cardoso.
O
Rei do Baralho (1973)
Negativo em
bom estado depositado até hoje no MAM. A CÓPIA NOVA deve
ser depositada na Cinemateca Brasileira.
O
Monstro Caraíba (1975)
A Agonia
(1976)
Negativos em
bom estado depositados ainda no MAM. As CÓPIAS NOVAS devem ser
depositadas na Cinemateca do MAM.
Viola
Chinesa (1976)
A única
cópia restante do filme (em poder do cineasta) ganhou um internegativo
novo, e uma CÓPIA NOVA, que deve ser depositada na Cinemateca Brasileira.
O
Gigante da América (1978)
A única
cópia disponível do filme estava em péssimo estado.
Uma CÓPIA NOVA foi feita à partir de Negativo depositado
no MAM, e deve ser depositada na Cinemateca Brasileira.
Cinema
Inocente (1980)
O Negativo está
depositado no MAM, com o processo de degradação adiantado.
Uma CÓPIA NOVA foi realizada e deve ser depositada na Cinemateca
Brasileira.
Tabu
(1982)
O filme tem
negativo em bom estado ainda no MAM, onde também se encontram quatro
cópias em bom estado.
Brás
Cubas (1985)
O filme tem
negativo em bom estado ainda no MAM, onde também se encontram três
cópias em bom estado.
Sermões
(1989)
Negativo em
bom estado no MAM, onde também se encontra uma cópia em
bom estado.
Quem
Seria o Feliz Conviva de Isadora Duncan? (1992)
Negativo em
bom estado no MAM. Uma cópia em bom estado foi localizada no MIS-SP.
O
Mandarim (1995)
Miramar (1996)
São Jerônimo (1999)
Dias de Nietzsche em Turim (2001)
Filmes distribuidos pela Riofilme. O MAM possui uma copia de Miramar
e uma copia de O Mandarim. Detalhes com a Riofilme.
B)
VIDEOS:
Mais bem preservados
em geral do que os filmes em película, os 8 videos que formam a
obra de Bressane podem ser em parte encontrados no acervo da Videoteca
do CCBB. No geral, os filmes contam com Masters e copias em bom estado.
Com a excessão de Cidade Pagã, mantido até a Retrospectiva
apenas em uma cópia VHS gravada de sua transmissão pela
TV. Os videos exibidos na Mostra serão, em sua maioria, doados
ao CCBB, ou permanecerão com os organizadores. Nenhum desses filmes
se encontra no mercado de VHS.
Felipe
Bragança
(Agredecemos
imensamente a Hernani Heffner, Carlos Roberto de Souza e Bruno Safadi,
pelo apoio dado à feitura desse mapeamento)
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