Plano Geral




Notas
  Crônicas


--Para quem se interessou pela pauta central da Contracampo e quiser pesquisar mais sobre o cinema de horror italiano, vale a pena dar uma olhada em dois sites que servem de referência para os fãs. Um é o Dark Dreams, site dedicado a Dario Argento, outro é Kino Eye, que tem vários artigos sobre Argento e sobre o horror italiano. De quebra, vale também a visita a um site indicado já nos favoritos da Contra, o Images Journal, que dedicou sua edição número 5 inteiramente ao horror gótico italiano. E bons sonhos a todos. (D.C) 25-07-2002

--Seria injusto dizer que o cinema brazuca não tem saída - taí o
Aeroporto Tom Jobim pra comprovar o contrário. (D.C) 25-07-2002

--Cinema é a maior diversão? Talvez, mas é acima de tudo negócio. E negócio significa vender o seu peixe. E para que mais serve um trailer, um dos mais clássicos modelos de venda de filmes? Pois está cada vez mais chocante a sofisticação dos trailers americanos. Numa sessão recente, vi na sequência Jogo de Espiões, Código de Guerra, Minority Report e Cálculo Mortal. Todos (talvez o último um pouco menos) vêm empacotados num embrulho absolutamente irresistível, e como qualquer criança em festa de Natal (que no fundo é o que o espectador parece no cinema), a vontade que dá é de abri-los. Podemos criticar o público por isso, ou simplesmente entender o que o move. O fato é que, no geral, até hoje o cinema brasileiro não sabe atrair seu público pelo trailer. Um membro aqui da revista costuma dizer que quanto melhor o trailer, geralmente pior o filme, ou ainda que se o trailer é tão bom, ele nem quer o filme para não estragar. Pode ser, mas o fato é que o público paga para ver sim. Dois dias depois, vi um funcional trailer brasileiro, o que não via há tempos. Era o do filme As Três Marias. Fiquei feliz porque o material funcionava, mas lembrei do colega de redação: já tendo visto o filme em Recife, fiquei tentado a concordar de repente com a tese dele... Mas, dane-se, o que importa é que se consiga levar o público à sala! Afinal, trailer é para isso. (E.V.) 12-07-2002

-- As salas de shopping ou multiplex, ou as que tentam copiá-las mesmo não sendo (como as do São Luiz, no Rio) fazem um trabalho exemplar de tornar a ida ao cinema cada vez menos mágica, mais pragmática e vazia. Nas salas do Severiano Ribeiro, então... Já é hábito (e recomendação expressa dos patrões, me informou uma vez um gerente) acender as luzes todas (inclusive as da tela) assim que aparece uma ponta de créditos na tela. Não importa se são créditos sobre tela preta ou imagem ainda em ação. Poucas coisas cortam mais o barato ou o poder de permanência de uma sessão de um filme. Agora criaram uma nova mania: o auxiliar da sala invariavelmente vem abrir a porta de saída (muitas vezes sob ou ao lado da tela) e se postar ao lado dela nas cenas finais do filme. Além de anticlimaticamente antecipar o fim do filme, ainda incomoda pela luz e movimento dispersivos criados em torno da tela. Parece que querem tentar fazer com que o filme termine mais rápido, que o rodízio de espectadores (portanto, de $$) ande mais eficiente. Cada vez menos o cinema é o local do sonho. Mas, como nenhum espectador (ou pelo menos, pouquíssimos) reclama, parece mesmo que ele já não se incomoda mais. E o filme torna-se aquele bem consumido entre a pipoca e o jantar. (E.V.) 12-07-2002

--Então é isso aí, a Copa acabou, tem eleições mil vindo pela frente, Brasil pentacampeão... Ninguém segura esse país! (D.C) 08-07-2002

--Essa é para quem estiver passeando em Montreal na última semana de agosto: Jean-Luc Godard possivelmente estará por lá, dando duas conferências - abertas ao público - nos dias 24 e 25 de agosto. O tema? "O olhar de Godard sobre o cinema de hoje e de amanhã". Para quem quiser saber de mais detalhes, a notícia está no jornal canadense La Presse. (D.C.) 08-07-2002

--A Contracampo tem o prazer de informar a chegada de uma "concorrente" na praça. É o site Críticos.com.br. Editado por Marcelo Janot e tendo como proposta "reunir em um mesmo website críticos de renome e credibilidade", o portal vale a visita. Afinal, merece atenção um site que reúne figuras como Nelson Hoineff e Pedro Butcher, entre outros. (D.C.) 10-06-2002

--Entrevista com David Lynch sobre Mulholland Dr. - Cidade dos Sonhos na Bravo! on-line. (D.C.) 01-06-2002

 

 

 

 

Artigo demasiado humano

Guilherme Sarmiento

Sobre o Homem-Aranha

Bolívar Torres

Ensaios

Névoas, Sombras e Estranhamento - As Phantasmagorias sob a Optica do Romantismo

Guilherme Sarmiento

Cartas dos leitores

Crítica ao Pensamento sobre o ator marginal, de Ruy Gardnier

Sobre a estrutura de O Invasor

Manifestações acerca do fim da cinemateca do MAM

Sobre Cannes 2002


Links


Os favoritos de Contracampo

Contracampão do mês

Contracampete do mês