Terror nas Trevas/A Casa do Além,
de Lucio Fulci


L'Aldila / The Beyond
, Itália,1981


Terror nas Trevas, de Lucio Fulci

Em O Pássaro Sangrento, de Michele Soavi, há uma troca de diálogos entre um produtor e um diretor de um balé. O produtor está furioso com uma passagem que o diretor havia inserido e pergunta sobre qual o sentido dela, no que o diretor responde: "Você consegue imaginar a reação do publico quando ver a vítima estuprando seu próprio assassino? Será sensacional!". Esta fé na força da imagem pode servir a todo o cinema de horror italiano, mas serve especialmente para Lucio Fulci. Ninguém levou esta convicção tão longe na Itália quanto ele, e neste sentido The Beyond é provavelmente seu maior trunfo.

Há em The Beyond uma trama, a respeito de um hotel colocado numa das sete portas do inferno, com começo, meio e fim. Mas por meio de sua mise en scène, Fulci transforma o filme numa série de seqüências delirantes que parecem buscar uma imagem síntese, uma imagem que dê noção dos horrores ocorridos durante a projeção. Peguemos uma das mais belas e inventivas passagens do filme, onde a mãe e a filha de um coadjuvante morto um pouco antes vão ao necrotério ver seu corpo. A mãe pede para a filha que espere do lado de fora e entra na sala onde está o corpo de seu marido. A câmera permanece com a filha que parece totalmente deslocada no local, e nada acontece até que algum tempo depois ouvimos um grito da mãe. A filha entra apressada na sala encontrando a mãe caída no chão enquanto um vaso de ácido escorre sobre seu rosto. A garota se desespera ao ver o rosto da mãe se dissolvendo ao mesmo tempo em que um líquido vermelho escorre em sua direção, dando alguns passos para trás até abrir um armário onde há um cadáver em decomposição que alguns instantes antes estava numa maca ao lado do pai. Fim. Óbvio que lendo esta descrição a passagem não faz nenhuma lógica, mas a direção de Fulci a transforma numa série de perturbadoras e claustrofóbicas imagens. Vale ressaltar que o início, nada mais que uma jovem sentada em um banco, é tão impactante quanto os estranhos acontecimentos que se seguem.

Existem diversas seqüências similares ao longo do filme, nem sempre tão bem sucedidas (uma envolvendo um homem sendo atacados por aranhas é bem fraca). Se a imaginação de Fulci nem sempre ocasiona as melhores ou mais impressionantes cenas, nos melhores momentos de The Beyond - como na passagem citada - ela une uma elaboração visual inventiva e uma forte atmosfera que dificilmente deixam de causar grande impacto no espectador. Muitos podem até se sentir acima do filme e de sua trama sobre sete portas do inferno, algumas atuações inexpressivas e efeitos que mostram as limitações da produção, mas é difícil negar que The Beyond assusta e que algumas seqüências ficam bem depois de ver o filme. Esta habilidade de Fulci em transcender qualquer material através da força de sua encenação é comparável a poucos (alguns brilhantes filmecos de Edgar G. Ulmer vêm à cabeça). Pequenos objetos como uma campainha, um cão e especialmente um quadro são manipulados de forma a se tornarem ameaçadores. O porão do hotel parece se tornar o lobby para um inferno que engole todos que por ali se aventuram.

Se The Beyond é esta profissão de fé para Fulci, isto se dá também por ser sua visão sobre o apocalipse. E o que é o apocalipse para Fulci se não o momento em que cada imagem parece sair do controle, cada situação se torna um delírio quase caótico? Um plano parece resumir todo o filme: um carro percorre uma ponte cuja geometria cria a sensação de um funil cujo destino parece ser inevitável, uma mulher cega (cega por ser a única sobrevivente do massacre anterior ou terá ela realmente sobrevivido?). Ao casal protagonista, Lisa, a mulher que herdou o hotel, e John McCabe, o estóico médico que a ajuda, restará a função de testemunhas (e a ação principal de The Beyond parece sempre estar longe deles). Como espectadores, eles tentaram negar todas as evidências do universo fantástico construído ao seu redor; no caso dele, mesmo quando confrontado com a prova concreta dos zumbis. É na última cena que The Beyond chega ao final da tal ponte e Lisa e John encaram o além do título. Com a ajuda da trilha de Fabio Frizzi, é construído um momento de cinema que só poderia existir num cinema como o de Fulci. A John McCabe e ao autor deste texto só restou baixar a guarda.

Filipe Furtado