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Se um dos objetivos da enquete era comprovar a pluralidade histórica, o quão rico de matizes e matrizes estéticas é o cinema brasileiro, um bom caminho parece ser o número 268!, pasmem e os títulos que foram citados pelo menos uma vez. Outro dado possível: o que mais recebemos e ouvimos dos participantes foram comentários do gênero 10 filmes é muito pouco para tantas obras-primas e realmente é: escolher as 10 fitas prediletas parece ser, ao mesmo tempo, deixar pelo menos outras tantas, ou mais, de fora. E se as citações ficaram um pouco concentradas em certos títulos já e sempre arqui-consagrados ou ao menos um pouco mais do que gostaríamos e esperávamos este também parece ser um indício de algo que já foi comentado aqui mesmo na revista: se o terreno do cinema brasileiro já está razoalvemente cartografado e documentado, ao mesmo tempo o sentimento é de que quanto mais se descobre mais se ignora, tantos são os tesouros escondidos e inacessíveis. Ou não? Este é um fato cultural que também não parece ser muito difícil de constatar: poderíamos falar, entre outros filmes votados, de Carnaval no Fogo, clássica chanchada de 1950, dirigida por Watson Macedo, mas da qual hoje só podemos assistir (na falta de cópias: o que havia se perdeu para sempre) fragmentos entre eles a grande patuscada de Grande Otelo e Oscarito parodiando Romeu e Julieta. Mas Carnaval no Fogo não deixou de ser citado, assim como tantos outros filmes que ao menos por enquanto, ainda existem, e poderiam/deveriam ser mais vistos mas como e aonde? Claro que nem o mais ilustrado e curioso dos votantes e tem gente na lista que conhece e assiste a quase tudo atingiu, nem poderia, o sonho dessa cinefilia total, porém parece claro que ainda há muito a descobrirmos sobre o cinema brasileiro. Se há algo marcante na lista dos 268 filmes é justamente este dado: o ato de lembrar passa necessariamente por um outro, preliminar, o de conhecer e de alguma maneira, todos os diferentes caminhos desta pesquisa parecem levar a este mesme ponto. E não falo, claro, apenas do que é excepcional, para poucos fitas como Kirongozi, Mestre Caçador, Cristais de Sangue e Hitler, Terceiro Mundo ou necessariamente longínquo o cinema mudo, tirante Limite e o semi-sonoro Ganga Bruta, muito pouco visto. Poderíamos, por exemplo, comentar a relativa pouca votação de alguns diretores cruciais para o cinema brasileiro, porém sem muito legado nestes tempos entre eles, Nilo Machado (um caso extremo de obra a ser redescoberta, vide o verbete na Enciclopédia do Cinema Brasileiro) Ozualdo Candeias (marginal entre marginais, criticamente revisto por Contracampo na última edição), Ivan Cardoso, Luiz Rosemberg Filho, e até Alberto Cavalcanti. Ou ainda, e o participante da nossa pesquisa que não me leve a mal, o exemplo mais patente até um pouco revoltante de limbo, o maldito José Mojica Marins: por mais que se fale, que se conheça (?) e se faça graça com sua persona, que vez ou outra lhe seja dado espaço até na televisão, Mojica continua ou melhor, é, pois em outros tempos, paradoxalmente mais livres para os filmes, foi nosso homem de cinema de comunicação mais fácil com o público um desconhecido para boa parte da gente de cinema no Brasil. Por outros caminhos, pode-se seguir também a trilha de Júlio Bressane, o realizador que conseguiu emplacar o maior número de títulos, nove, ainda que a maioria com uma ou duas lembranças afinal, quem pode assistir a Cuidado, Madame? ou O Rei do Baralho? Sem falar que, invertendo um pouco o jogo, enquanto alguns dividem seus votos por muitos filmes, outros aglutinam quase tudo em torno da(s) mesma(s) fita(s): afora Deus e o Diabo e Terra em Transe, já vistos e revistos, quem lembrou do Glauber de A Idade da Terra? E do Sganzerla de A Mulher de Todos? Ou ainda do Roberto Santos de Um Anjo Mau? Poucos, é o que se nota, mas o Joaquim Pedro de O Homem do Pau-Brasil e o Burle de Quem Roubou meu Samba? nem sequer foram citados e falo aqui antes de fitas infelizmente menos vistas, do que de títulos menores. Continuando no rastro de Burle e das chanchadas, estas são um verdadeiro caso à parte; por mais que tenham sido criticamente recuperadas, que tenham algum porém, sempre insuficiente valor estético reconhecido, poucos ainda são os que parecem ver a força de resistência cultural na paródia e na inversão. Dentre os filmes da Atlântida, o que mereceu mais citações o genial Carnaval Atlântida ainda assim não esteve entre os 30 mais votados. No mais, alguns votos para Manga (O Homem do Sputnik, Nem Sansão nem Dalila, Matar ou Correr, e a raridade Cacareco Vem Aí), Macedo (Sinfonia Carioca, Aviso aos Navegantes, O Petróleo é Nosso), sem falar nas 3 lembranças ao pioneiro da Cinédia, Alô, Alô, Carnaval, assinado por Adhemar Gonzaga. (E talvez não haja nada mais simbólico de um período em que apenas dois filmes recentes tentaram de alguma maneira recuperar a marca da chanchada e da paródia, sendo que um deles foi tremendamente infeliz.) Idem para as pornochanchadas; talvez contem-se nos dedos as citações: três para O Império do Desejo (do Carlão Reichenbach, ex-Orson Welles da Boca do Lixo, como já disseram), duas para A Dama do Lotação (ainda hoje a segunda maior bilheteria do cinema nacional), uma para o clássico Histórias que Nossas Babás não Contavam, outra para Uma Estranha História de Amor (dirigida pelo chinês John Doo!, uma das mais proeminentes e prolíficas vozes da Boca), uma para As Aventuras Amorosas de um Padeiro, e salvo engano, mais a lembrança de um ou outro título. O leitor que confira então a lista devidamente acompanhada dos dados básicos de todos os títulos citados; e se, ao menos um pouco, ele se sentir tentado e incentivado a conhecer mais sobre estes muitos e às vezes tão pouco vistos filmes, o trabalho de organizar e pesquisar (pois muito menos a nós de Contracampo os filmes são todos familiares) esta lista terá valido a pena. Juliano Tosi * * *
24 Horas de Sonho (1941) À Meia-Noite Levarei sua Alma (1964) A$$untina das Amérikas (1973-5) Abismu Somos Todos de MU (1977) Aleluia, Gretchen (1976) Alma Corsária (1993) Almas em Tumulto (1949, inacabado) Alô Alô Carnaval (1936) Amei um Bicheiro (1952) Amélia (2000) Amor, Palavra Prostituta (1979) Amores (1997) As Amorosas (1968) O Amuleto de Ogum (1974) Anahy de las Missiones (1997) Anchieta, José do Brasil
(1977) Os Anchietanos (episódio
da série de tv Comédias da Vida Privada, 1997) Um Anjo Mau (1971) O Anjo Nasceu (1969) O Anjo da Noite (1964) Anjos da Noite (1986) Anjos do Arrabalde (1986) Os Anos JK (1980) Ao Redor do Brasil (1932) Aopção ou As Rosas da
Estrada (1981) Argila (1940) Aruanda (curta-metragem, 1960) Asfalto Selvagem (1964) O Assalto ao Trem Pagador, (1962) Atração Satânica
(1988) As Aventuras Amorosas de um Padeiro
(1975) Aviso aos Navegantes (1950) Bahia de Todos os Santos (1961) Baiano Fantasma (1984) Baile Perfumado (1996) O Bandido da Luz Vermelha (1968) Bang Bang (1970) Bar Esperança, o Último
que Fecha (1982) Bebel, a Garota Propaganda (1967) O Beijo da Mulher Aranha (1984) Bete Balanço (1984) Blá Blá Blá
(1968) Boca de Lixo (vídeo, média-metragem,
1992) Bocage, o Triunfo do Amor (1997) O Bom Marido (1978) Brasilia segundo Feldman (curta-metragem,
1979) Bye-Bye, Brasil (1979) Cabaret Mineiro (1980) Cabra Marcado para Morrer (1964-84) Cacareco Vem Aí (ou Duas
Histórias, 1960) Os Cafajestes (1961) Câncer (1968-72) O Cangaceiro (1953) O Canto da Saudade (1950) O Canto do Mar (1953) Cara a Cara (1967) Carlota Joaquina, Princesa do Brasil
(1995) Carnaval Atlântida (1952) Carnaval no Fogo (1949) A Casa Assassinada (1970) O Casamento (1975) O Caso dos Irmãos Naves (1967) Central do Brasil (1998) Um Céu de Estrelas (1996) Chapeleiros (curta-metragem, 1984) Chico Antônio, o Herói
com Caráter (vídeo, média-metragem, 1983) Chuvas de Verão (1977) Cinco Vezes Favela, em episódios: Como Era Gostoso o Meu Francês
(1970) Copacabana me Engana (1968) A Cor do Seu Destino (1986) Coração Iluminado
(1998) Couro de Gato (ver Cinco Vezes Favela) Crônica de um Industrial (1976) Cronicamente Inviável (2000) Cuidado, Madame (1970) A Dama do Cine Shangai (1987) A Dama do Lotação
(1975) Das Tripas Coração
(1982) O Desafio (1965) O Despertar da Besta (ver Ritual dos Sádicos) Deu Pra Ti Anos Setenta (1981) Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964) Deus Ex-Machina (curta-metragem,
1995) Os Deuses e os Mortos (1970) Di (1977) Documentário (curta-metragem,
1965) Dois Córregos (1999) Dona Flor e seus Dois Maridos (1976) O Dragão da Maldade contra o
Santo Guerreiro (1969) O Ébrio (1946) Egungun (1981) El Justicero (1966) Ele, o Boto (1986) Eles Não Usam Black-Tie (1981) O Escorpião Escarlate (1990) A Espera (curta-metragem, 1986) Esta Noite Encarnarei no teu Cadáver
(1966) Estorvo (2000) Uma Estranha História de Amor
(1978) O Estranho Mundo de Zé do Caixão
(1967), em episódios: Eu Tu Eles (2000) Extremos do Prazer (1983) A Falecida (1965) A Família do Barulho (1970) As Filhas do Fogo (1978) Filme Demência (1985) Finis Hominis (1971) O Fio da Memória (1991) Floradas na Serra (1954) Fome de Amor Você Nunca Tomou
Banho de Sol Inteiramente Nua? (1968) Fulaninha (1985) Os Fuzis (1963) Gaijin (1979) Ganga Bruta (1933) Gordos e Magros (1976) A Grande Cidade (1965) A Grande Feira (1961) O Grande Momento (1957) Guerra Conjugal (1974) A Herança (1971) Os Herdeiros (1969) Histórias que Nossas Babás
não Contavam (1979) Hitler, Terceiro Mundo (1969) HO (curta-metragem, 1979) O Homem do Sputnik (1959) O Homem Que Virou Suco (1979) A Hora da Estrela (1985) A Hora e a Vez de Augusto Matraga
(1965) A Idade da Terra (1980) Ilha das Flores (curta-metragem,
1989) Imagens do Inconsciente (1983-5),
em 3 partes: O Império do Desejo (1978) Os Inconfidentes (1972) Inocência (1982) O Inspetor (curta-metragem, 1988) Iracema, uma Transa Amazônica
(1974) Jango (1984) Jardim de Espumas (1971) O Jogo da Vida (1976) Juvenília (curta-metragem,
1994) Kirongozi, Mestre Caçador
(1956) Lábios sem Beijos (1930) Lição de Amor (1975) Lilian M, Relatório Confidencial
(1974) Limite (1931) A Lira do Delírio (1977) Lúcio Flávio, o Passageiro
da Agonia (1977) Macunaíma (1968) O Mágico e o Delegado (1983) O Mandarim (1995) Manelão, o Caçador de
Orelhas (1982) Mar de Rosas (1977) A Margem (1967) A Marvada Carne (1985) Matador Profissional (1969) Os Matadores (1997) Matar ou Correr (1954) Mato Eles? (curta-metragem, 1982) Matou a Família e Foi ao Cinema
(1969) Mauá O Imperador e o Rei
(1999) Memória de Helena (1969) Memórias do Cárcere
(1983) Menino de Engenho (1965) Meteorango Kid, o Herói Intergaláctico
(1969) Meu Nome É Tonho (1969) Meus Amores no Rio (1958) Miramar (1997) O Monstro Legume do Espaço
(vídeo, 1995) Os Mucker (1980) Mulher (1931) A Mulher de Todos (1969) A Mulher do Atirador de Facas (curta-metragem,
1989) A Mulher do Desejo (1976) Mulheres e Milhões (1961) Na Boca da Noite (1970) Natal da Portela (1988) Navalha na Carne (1969) Nelson Cavaquinho (1968) Nem Sansão nem Dalila (1953) No País das Amazonas (1921) Noite Vazia (1964) Nunca Fomos Tão Felizes (1984) Ó Xente, Pois Não
(curta-metragem, 1976) O Olho Mágico do Amor (1981) Olho por Olho (curta-metragem, 1965) A Opinião Pública
(1967) Orfeu (1999) Orfeu do Carnaval (1958) Orgia ou o Homem que Deu Cria (1970) A Ostra e o Vento (1997) Ovelha Negra, uma Despedida de Solteiro
(1975) P.S.: Post Scriptum (1981) O Padre e a Moça (1965) O Pagador de Promessas (1962) O País de São Saruê
(1971) Pedreira de São Diogo (ver Cinco Vezes Favela) Perdida (1975) O Petróleo é Nosso
(1954) Pixote, a Lei do Mais Fraco (1980) O Poeta do Castelo (1959) Porto das Caixas (1962) Procissão dos Mortos (ver Trilogia do Terror) O Profeta da Fome (1969) A Psicose de Laurindo (1967) O Pulso (1997, curta-metragem) O Quatrilho (1995) A Queda (1976) Rainha Diaba (1971) Rebelião em Vila Rica (1957) O Rei da Noite (1975) O Rei do Baralho (1973) Ressureição (curta-metragem,
1989) Rio, 40 Graus (1955) Rio, Zona Norte (1957) Ritual dos Sádicos (ou O
Despertar da Besta, 1969-83) Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-Rosa
(1968) Romance (1987) Samba em Brasília (1960) Sangue Mineiro (1929) O Santo e a Vedete (1981) Santo Forte (1999) São Bernardo (1972) São Jerônimo (1999) São Paulo S.A. (1964) São Paulo, Sinfonia de uma Metrópole
(1929) Sargento Getúlio (1983) Se a Galinha É Boa, o Pinto Não
Falha (1991) O Segredo da Múmia (1982) Sem essa, Aranha (1970) O Sertão das Memórias
(1996) Simão, o Caolho (1952) Sinfonia Carioca (1955) Socorro Nobre (curta-metragem, 1995) O Som Ou Tratado da Harmonia (curta-metragem,
1984) Sumidades Carnavalescas (curta-metragem,
1971) Teodorico, o Imperador do Sertão
(programa da série Globo Repórter, 1975) Terra em Transe (1967) Terra Estrangeira (1995) Tesouro Perdido (1927) Tocaia no Asfalto (1962) Toda Nudez Será Castigada
(1973) Todas as Mulheres do Mundo (1966) O Toque do Oboé (1998) Traí... Minha Amante Descobriu
(1978) Os Trapalhões nas Minas do Rei
Salomão (1977) Três Moedas na Fonte (curta-metragem,
1991) Trilogia do Terror (1968), em episódios: Triste Trópico (1974) Tudo Bem (1978) Tudo É Brasil (1998) Uirá, um Índio em Busca
de Deus (1972) O Vampiro da Cinemateca (1977) O Vampiro de Copacabana (1976) A Velha a Fiar (curta-metragem,
1964) O Ventríloquo (1945, episódio
de Dead of Night) Vera (1986) Vereda Tropical, espisódio
de Contos Eróticos (1976) Viagem ao Fim do Mundo (1967) O Viajante (1998) A Vida Provisória (1968) Vidas Secas (1963) O Vigilante (1992) Villa-Lobos, uma Vida de Paixão
(2000) Viramundo (média-metragem,
1965) Xica da Silva (1976) Zezéro (média-metragem,
1974)
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