Todos os filmes citados

 

Se um dos objetivos da enquete era comprovar a pluralidade histórica, o quão rico de matizes e matrizes estéticas é o cinema brasileiro, um bom caminho parece ser o número – 268!, pasmem – e os títulos que foram citados pelo menos uma vez. Outro dado possível: o que mais recebemos e ouvimos dos participantes foram comentários do gênero 10 filmes é muito pouco para tantas obras-primas – e realmente é: escolher as 10 fitas prediletas parece ser, ao mesmo tempo, deixar pelo menos outras tantas, ou mais, de fora. E se as citações ficaram um pouco concentradas em certos títulos já e sempre arqui-consagrados – ou ao menos um pouco mais do que gostaríamos e esperávamos – este também parece ser um indício de algo que já foi comentado aqui mesmo na revista: se o terreno do cinema brasileiro já está razoalvemente cartografado e documentado, ao mesmo tempo o sentimento é de que quanto mais se descobre mais se ignora, tantos são os tesouros escondidos e inacessíveis. Ou não? Este é um fato cultural que também não parece ser muito difícil de constatar: poderíamos falar, entre outros filmes votados, de Carnaval no Fogo, clássica chanchada de 1950, dirigida por Watson Macedo, mas da qual hoje só podemos assistir (na falta de cópias: o que havia se perdeu para sempre) fragmentos – entre eles a grande patuscada de Grande Otelo e Oscarito parodiando Romeu e Julieta.

Mas Carnaval no Fogo não deixou de ser citado, assim como tantos outros filmes que – ao menos por enquanto, ainda – existem, e poderiam/deveriam ser mais vistos – mas como e aonde? Claro que nem o mais ilustrado e curioso dos votantes – e tem gente na lista que conhece e assiste a quase tudo – atingiu, nem poderia, o sonho dessa cinefilia total, porém parece claro que ainda há muito a descobrirmos sobre o cinema brasileiro. Se há algo marcante na lista dos 268 filmes é justamente este dado: o ato de lembrar passa necessariamente por um outro, preliminar, o de conhecer – e de alguma maneira, todos os diferentes caminhos desta pesquisa parecem levar a este mesme ponto. E não falo, claro, apenas do que é excepcional, para poucos – fitas como Kirongozi, Mestre Caçador, Cristais de Sangue e Hitler, Terceiro Mundo – ou necessariamente longínquo – o cinema mudo, tirante Limite e o semi-sonoro Ganga Bruta, muito pouco visto.

Poderíamos, por exemplo, comentar a relativa pouca votação de alguns diretores cruciais para o cinema brasileiro, porém sem muito legado nestes tempos – entre eles, Nilo Machado (um caso extremo de obra a ser redescoberta, vide o verbete na Enciclopédia do Cinema Brasileiro) Ozualdo Candeias (marginal entre marginais, criticamente revisto por Contracampo na última edição), Ivan Cardoso, Luiz Rosemberg Filho, e até Alberto Cavalcanti. Ou ainda, e o participante da nossa pesquisa que não me leve a mal, o exemplo mais patente – até um pouco revoltante – de limbo, o maldito José Mojica Marins: por mais que se fale, que se conheça (?) e se faça graça com sua persona, que vez ou outra lhe seja dado espaço até na televisão, Mojica continua – ou melhor, é, pois em outros tempos, paradoxalmente mais livres para os filmes, foi nosso homem de cinema de comunicação mais fácil com o público – um desconhecido para boa parte da gente de cinema no Brasil.

Por outros caminhos, pode-se seguir também a trilha de Júlio Bressane, o realizador que conseguiu emplacar o maior número de títulos, nove, ainda que a maioria com uma ou duas lembranças – afinal, quem pode assistir a Cuidado, Madame? ou O Rei do Baralho? Sem falar que, invertendo um pouco o jogo, enquanto alguns dividem seus votos por muitos filmes, outros aglutinam quase tudo em torno da(s) mesma(s) fita(s): afora Deus e o Diabo e Terra em Transe, já vistos e revistos, quem lembrou do Glauber de A Idade da Terra? E do Sganzerla de A Mulher de Todos? Ou ainda do Roberto Santos de Um Anjo Mau? Poucos, é o que se nota, mas o Joaquim Pedro de O Homem do Pau-Brasil e o Burle de Quem Roubou meu Samba? nem sequer foram citados – e falo aqui antes de fitas infelizmente menos vistas, do que de títulos menores.

Continuando no rastro de Burle e das chanchadas, estas são um verdadeiro caso à parte; por mais que tenham sido criticamente recuperadas, que tenham algum – porém, sempre insuficiente – valor estético reconhecido, poucos ainda são os que parecem ver a força de resistência cultural na paródia e na inversão. Dentre os filmes da Atlântida, o que mereceu mais citações – o genial Carnaval Atlântida – ainda assim não esteve entre os 30 mais votados. No mais, alguns votos para Manga (O Homem do Sputnik, Nem Sansão nem Dalila, Matar ou Correr, e a raridade Cacareco Vem Aí), Macedo (Sinfonia Carioca, Aviso aos Navegantes, O Petróleo é Nosso), sem falar nas 3 lembranças ao pioneiro da Cinédia, Alô, Alô, Carnaval, assinado por Adhemar Gonzaga. (E talvez não haja nada mais simbólico de um período em que apenas dois filmes recentes tentaram –de alguma maneira – recuperar a marca da chanchada e da paródia, sendo que um deles foi tremendamente infeliz.)

Idem para as pornochanchadas; talvez contem-se nos dedos as citações: três para O Império do Desejo (do Carlão Reichenbach, ex-Orson Welles da Boca do Lixo, como já disseram), duas para A Dama do Lotação (ainda hoje a segunda maior bilheteria do cinema nacional), uma para o clássico Histórias que Nossas Babás não Contavam, outra para Uma Estranha História de Amor (dirigida pelo chinês John Doo!, uma das mais proeminentes e prolíficas vozes da Boca), uma para As Aventuras Amorosas de um Padeiro, e salvo engano, mais a lembrança de um ou outro título.

O leitor que confira então a lista – devidamente acompanhada dos dados básicos – de todos os títulos citados; e se, ao menos um pouco, ele se sentir tentado e incentivado a conhecer mais sobre estes muitos e às vezes tão pouco vistos filmes, o trabalho de organizar e pesquisar (pois muito menos a nós de Contracampo os filmes são todos familiares) esta lista terá valido a pena.

Juliano Tosi

* * *

 

24 Horas de Sonho (1941)
Dir: Chianca de Garcia

À Meia-Noite Levarei sua Alma (1964)
Dir: José Mojica Marins

A$$untina das Amérikas (1973-5)
Dir: Luiz Rosemberg Filho

Abismu – Somos Todos de MU (1977)
Dir: Rogério Sganzerla

Aleluia, Gretchen (1976)
Dir: Sylvio Back

Alma Corsária (1993)
Dir: Carlos Reichenbach

Almas em Tumulto (1949, inacabado)
Dir: Jurandyr Noronha

Alô Alô Carnaval (1936)
Dir: Adhemar Gonzaga

Amei um Bicheiro (1952)
Dir: Jorge Ileli e Paulo Vanderley

Amélia (2000)
Dir: Ana Carolina

Amor, Palavra Prostituta (1979)
Dir: Carlos Reichenbach

Amores (1997)
Dir: Domingos de Oliveira

As Amorosas (1968)
Dir: Walter Hugo Khouri

O Amuleto de Ogum (1974)
Dir: Nelson Pereira dos Santos

Anahy de las Missiones (1997)
Dir: Sérgio Silva

Anchieta, José do Brasil (1977)
Dir: Paulo César Saraceni

Os Anchietanos (episódio da série de tv Comédias da Vida Privada, 1997)
Dir: Jorge Furtado

Um Anjo Mau (1971)
Dir: Roberto Santos

O Anjo Nasceu (1969)
Dir: Júlio Bressane

O Anjo da Noite (1964)
Dir: Walter Hugo Khouri

Anjos da Noite (1986)
Dir: Wilson de Barros

Anjos do Arrabalde (1986)
Dir: Carlos Reichenbach

Os Anos JK (1980)
Dir: Silvio Tendler

Ao Redor do Brasil (1932)
Dir: Major (Luís Tomás) Reis

Aopção ou As Rosas da Estrada (1981)
Dir: Ozualdo Candeias

Argila (1940)
Dir: Humberto Mauro

Aruanda (curta-metragem, 1960)
Dir: Linduarte Noronha

Asfalto Selvagem (1964)
Dir: J. B. Tanko

O Assalto ao Trem Pagador, (1962)
Dir: Roberto Farias

Atração Satânica (1988)
Dir: Fauzi Mansur

As Aventuras Amorosas de um Padeiro (1975)
Dir: Waldyr Onofre

Aviso aos Navegantes (1950)
Dir: Watson Macedo

Bahia de Todos os Santos (1961)
Dir: Triguerinho Neto

Baiano Fantasma (1984)
Dir: Denoy de Oliveira

Baile Perfumado (1996)
Dir: Paulo Caldas e Lírio ferreira

O Bandido da Luz Vermelha (1968)
Dir: Rogério Sganzerla

Bang Bang (1970)
Dir: Andrea Tonacci

Bar Esperança, o Último que Fecha (1982)
Dir: Hugo Carvana

Bebel, a Garota Propaganda (1967)
Dir: Maurice Capovilla

O Beijo da Mulher Aranha (1984)
Dir: Hector Babenco

Bete Balanço (1984)
Dir: Lael Rodrigues

Blá Blá Blá (1968)
Dir: Andrea Tonacci

Boca de Lixo (vídeo, média-metragem, 1992)
Dir: Eduardo Coutinho

Bocage, o Triunfo do Amor (1997)
Dir: Djalma Limongi Batista

O Bom Marido (1978)
Dir: Antônio Calmon

Brasilia segundo Feldman (curta-metragem, 1979)
Dir: Vladimir Carvalho

Bye-Bye, Brasil (1979)
Dir: Cacá Diegues

Cabaret Mineiro (1980)
Dir: Carlos Alberto Prates Correia

Cabra Marcado para Morrer (1964-84)
Dir: Eduardo Coutinho

Cacareco Vem Aí (ou Duas Histórias, 1960)
Dir: Carlos Manga

Os Cafajestes (1961)
Dir: Ruy Guerra

Câncer (1968-72)
Dir: Glauber Rocha

O Cangaceiro (1953)
Dir: Lima Barreto

O Canto da Saudade (1950)
Dir: Humberto Mauro

O Canto do Mar (1953)
Dir: Alberto Cavalcanti

Cara a Cara (1967)
Dir: Júlio Bressane

Carlota Joaquina, Princesa do Brasil (1995)
Dir: Carla Camurati

Carnaval Atlântida (1952)
Dir: José Carlos Burle

Carnaval no Fogo (1949)
Dir: Watson Macedo

A Casa Assassinada (1970)
Dir: Paulo César Saraceni

O Casamento (1975)
Dir: Arnaldo Jabor

O Caso dos Irmãos Naves (1967)
Dir: Luiz Sérgio Person

Central do Brasil (1998)
Dir: Walter Salles

Um Céu de Estrelas (1996)
Dir: Tata Amaral

Chapeleiros (curta-metragem, 1984)
Dir: Adrian Cooper

Chico Antônio, o Herói com Caráter (vídeo, média-metragem, 1983)
Dir: Eduardo Escorel

Chuvas de Verão (1977)
Dir: Cacá Diegues

Cinco Vezes Favela, em episódios:
Um Favelado
Dir: Marcos Farias
Zé da Cachorra
Dir: Miguel Borges
Escola de Samba, Alegria de Viver
Dir: Cacá Diegues
Couro de Gato
Dir: Joaquim Pedro de Andrade
Pedreira de São Diogo
Dir: Leon Hirszman

Como Era Gostoso o Meu Francês (1970)
Dir: Nelson Pereira dos Santos

Copacabana me Engana (1968)
Dir: Antônio Carlos Fontoura

A Cor do Seu Destino (1986)
Dir: Jorge Durán

Coração Iluminado (1998)
Dir: Hector Babenco

Couro de Gato (ver Cinco Vezes Favela)

Cristais de Sangue (1975)
Dir: Luna Alkalay

Crônica de um Industrial (1976)
Dir: Luiz Rosemberg Filho

Cronicamente Inviável (2000)
Dir: Sérgio Bianchi

Cuidado, Madame (1970)
Dir: Júlio Bressane

A Dama do Cine Shangai (1987)
Dir: Guilherme de Almeida Prado

A Dama do Lotação (1975)
Dir: Neville d’Almeida

Das Tripas Coração (1982)
Dir: Ana Carolina

O Desafio (1965)
Dir: Paulo César Saraceni

O Despertar da Besta (ver Ritual dos Sádicos)

Deu Pra Ti Anos Setenta (1981)
Dir: Nelson Nadotti e Giba Assis Brasil

Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964)
Dir: Glauber Rocha

Deus Ex-Machina (curta-metragem, 1995)
Dir: Carlos Gerbase

Os Deuses e os Mortos (1970)
Dir: Ruy Guerra

Di (1977)
Dir: Glauber Rocha

Documentário (curta-metragem, 1965)
Dir: Rogério Sganzerla

Dois Córregos (1999)
Dir: Carlos Reichenbach

Dona Flor e seus Dois Maridos (1976)
Dir: Bruno Barreto

O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro (1969)
Dir: Glauber Rocha

O Ébrio (1946)
Dir: Gilda de Abreu

Egungun (1981)
Dir: Carlos Brajsblat

El Justicero (1966)
Dir: Nelson Pereira dos Santos

Ele, o Boto (1986)
Dir: Walter Lima Jr.

Eles Não Usam Black-Tie (1981)
Dir: Leon Hirszman

O Escorpião Escarlate (1990)
Dir: Ivan Cardoso

A Espera (curta-metragem, 1986)
Dir: Maurício Farias

Esta Noite Encarnarei no teu Cadáver (1966)
Dir: José Mojica Marins

Estorvo (2000)
Dir: Ruy Guerra

Uma Estranha História de Amor (1978)
Dir: John Doo

O Estranho Mundo de Zé do Caixão (1967), em episódios:
O Fabricante de Bonecas, A Tara e A Ideologia
Dir: José Mojica Marins

Eu Tu Eles (2000)
Dir: Andrucha Waddington

Extremos do Prazer (1983)
Dir: Carlos Reichenbach

A Falecida (1965)
Dir: Leon Hirszman

A Família do Barulho (1970)
Dir: Júlio Bressane

As Filhas do Fogo (1978)
Dir: Walter Hugo Khouri

Filme Demência (1985)
Dir: Carlos Reichenbach

Finis Hominis (1971)
Dir: José Mojica Marins

O Fio da Memória (1991)
Dir: Eduardo Coutinho

Floradas na Serra (1954)
Dir: Luciano Salce

Fome de Amor – Você Nunca Tomou Banho de Sol Inteiramente Nua? (1968)
Dir: Nelson Pereira dos Santos

Fulaninha (1985)
Dir: David Neves

Os Fuzis (1963)
Dir: Ruy Guerra

Gaijin (1979)
Dir: Tizuka Yamazaki

Ganga Bruta (1933)
Dir: Humberto Mauro

Gordos e Magros (1976)
Dir: Mário Carneiro

A Grande Cidade (1965)
Dir: Cacá Diegues

A Grande Feira (1961)
Dir: Roberto Pires

O Grande Momento (1957)
Dir: Roberto Santos

Guerra Conjugal (1974)
Dir: Joaquim Pedro de Andrade

A Herança (1971)
Dir: Ozualdo Candeias

Os Herdeiros (1969)
Dir: Cacá Diegues

Histórias que Nossas Babás não Contavam (1979)
Dir: Osvaldo Oliveira

Hitler, Terceiro Mundo (1969)
Dir: José Agripino de Paula

HO (curta-metragem, 1979)
Dir: Ivan Cardoso

O Homem do Sputnik (1959)
Dir: Carlos Manga

O Homem Que Virou Suco (1979)
Dir: João Batista de Andrade

A Hora da Estrela (1985)
Dir: Suzana Amaral

A Hora e a Vez de Augusto Matraga (1965)
Dir: Roberto Santos

A Idade da Terra (1980)
Dir: Glauber Rocha

Ilha das Flores (curta-metragem, 1989)
Dir: Jorge Furtado

Imagens do Inconsciente (1983-5), em 3 partes:
Em Busca do Espaço Cotidiano, No Reino das Mães e A Barca do Sol
Dir: Leon Hirszman

O Império do Desejo (1978)
Dir: Carlos Reichenbach

Os Inconfidentes (1972)
Dir: Joaquim Pedro de Andrade

Inocência (1982)
Dir: Walter Lima Jr.

O Inspetor (curta-metragem, 1988)
Dir: Arthur Omar

Iracema, uma Transa Amazônica (1974)
Dir: Jorge Bodanzky e Orlando Senna

Jango (1984)
Dir: Silvio Tendler

Jardim de Espumas (1971)
Dir: Luiz Rosemberg Filho

O Jogo da Vida (1976)
Dir: Maurice Capovilla

Juvenília (curta-metragem, 1994)
Dir: Paulo Sacramento

Kirongozi, Mestre Caçador (1956)
Dir: Geraldo J. Oliveira

Lábios sem Beijos (1930)
Dir: Humberto Mauro

Lição de Amor (1975)
Dir: Eduardo Escorel

Lilian M, Relatório Confidencial (1974)
Dir: Carlos Reichenbach

Limite (1931)
Dir: Mário Peixoto

A Lira do Delírio (1977)
Dir: Walter Lima Jr.

Lúcio Flávio, o Passageiro da Agonia (1977)
Dir: Hector Babenco

Macunaíma (1968)
Dir: Joaquim Pedro de Andrade

O Mágico e o Delegado (1983)
Dir: Fernando Cony Campos

O Mandarim (1995)
Dir: Júlio Bressane

Manelão, o Caçador de Orelhas (1982)
Dir: Ozualdo Candeias

Mar de Rosas (1977)
Dir: Ana Carolina

A Margem (1967)
Dir: Ozualdo Candeias

A Marvada Carne (1985)
Dir: André Klotzel

Matador Profissional (1969)
Dir: Jece Valadão

Os Matadores (1997)
Dir: Beto Brant

Matar ou Correr (1954)
Dir: Carlos Manga

Mato Eles? (curta-metragem, 1982)
Dir: Sérgio Bianchi

Matou a Família e Foi ao Cinema (1969)
Dir: Júlio Bressane

Mauá – O Imperador e o Rei (1999)
Dir: Sérgio Rezende

Memória de Helena (1969)
Dir: David Neves

Memórias do Cárcere (1983)
Dir: Nelson Pereira dos Santos

Menino de Engenho (1965)
Dir: Walter Lima Jr.

Meteorango Kid, o Herói Intergaláctico (1969)
Dir: André Luiz Oliveira

Meu Nome É Tonho (1969)
Dir: Ozualdo Candeias

Meus Amores no Rio (1958)
Dir: Carlos Hugo Christensen

Miramar (1997)
Dir: Júlio Bressane

O Monstro Legume do Espaço (vídeo, 1995)
Dir: Petter Baiestorff

Os Mucker (1980)
Dir: Jorge Bodanzky

Mulher (1931)
Dir: Octávio Gabus Mendes

A Mulher de Todos (1969)
Dir: Rogério Sganzerla

A Mulher do Atirador de Facas (curta-metragem, 1989)
Dir: Carla Camurati

A Mulher do Desejo (1976)
Dir: Carlos Hugo Christensen

Mulheres e Milhões (1961)
Dir: Jorge Ileli

Na Boca da Noite (1970)
Dir: Walter Lima Jr.

Natal da Portela (1988)
Dir: Paulo César Saraceni

Navalha na Carne (1969)
Dir: Braz Chediak

Nelson Cavaquinho (1968)
Dir: Leon Hirszman

Nem Sansão nem Dalila (1953)
Dir: Carlos Manga

No País das Amazonas (1921)
Dir: Silvino Santos

Noite Vazia (1964)
Dir: Walter Hugo Khouri

Nunca Fomos Tão Felizes (1984)
Dir: Murilo Salles

Ó Xente, Pois Não (curta-metragem, 1976)
Dir: Joaquim Assis

O Olho Mágico do Amor (1981)
Dir: José Antônio Garcia e Ícaro Martins

Olho por Olho (curta-metragem, 1965)
Dir: Andrea Tonacci

A Opinião Pública (1967)
Dir: Arnaldo Jabor

Orfeu (1999)
Dir: Cacá Diegues

Orfeu do Carnaval (1958)
Dir: Marcel Camus

Orgia ou o Homem que Deu Cria (1970)
Dir: João Silvério Trevisan

A Ostra e o Vento (1997)
Dir: Walter Lima Jr.

Ovelha Negra, uma Despedida de Solteiro (1975)
Dir: Haroldo Marinho Barbosa

P.S.: Post Scriptum (1981)
Dir: Romain Lesage

O Padre e a Moça (1965)
Dir: Joaquim Pedro de Andrade

O Pagador de Promessas (1962)
Dir: Anselmo Duarte

O País de São Saruê (1971)
Dir: Vladimir Carvalho

Pedreira de São Diogo (ver Cinco Vezes Favela)

Perdida (1975)
Dir: Carlos Alberto Prates Correia

O Petróleo é Nosso (1954)
Dir: Watson Macedo

Pixote, a Lei do Mais Fraco (1980)
Dir: Hector Babenco

O Poeta do Castelo (1959)
Dir: Joaquim Pedro de Andrade

Porto das Caixas (1962)
Dir: Paulo César Saraceni

Procissão dos Mortos (ver Trilogia do Terror)

O Profeta da Fome (1969)
Dir: Maurice Capovilla

A Psicose de Laurindo (1967)
Dir: Nilo Machado

Uma Pulga na Balança (1953)
Dir: Luciano Salce

O Pulso (1997, curta-metragem)
Dir: José Pedro Goulart

O Quatrilho (1995)
Dir: Fábio Barreto

A Queda (1976)
Dir: Ruy Guerra

Rainha Diaba (1971)
Dir: Antônio Carlos Fontoura

Rebelião em Vila Rica (1957)
Dir: Geraldo Santos Pereira e Renato Santos Pereira

O Rei da Noite (1975)
Dir: Hector Babenco

O Rei do Baralho (1973)
Dir: Julio Bressane

Ressureição (curta-metragem, 1989)
Dir: Arthur Omar

Rio, 40 Graus (1955)
Dir: Nelson Pereira dos Santos

Rio, Zona Norte (1957)
Dir: Nelson Pereira dos Santos

Ritual dos Sádicos (ou O Despertar da Besta, 1969-83)
Dir: José Mojica Marins

Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-Rosa (1968)
Dir: Roberto Farias

Romance (1987)
Dir: Sérgio Bianchi

Samba em Brasília (1960)
Dir: Watson Macedo

Sangue Mineiro (1929)
Dir: Humberto Mauro

O Santo e a Vedete (1981)
Dir: Luiz Rosemberg Filho

Santo Forte (1999)
Dir: Eduardo Coutinho

São Bernardo (1972)
Dir: Leon Hirszman

São Jerônimo (1999)
Dir: Júlio Bressane

São Paulo S.A. (1964)
Dir: Luiz Sérgio Person

São Paulo, Sinfonia de uma Metrópole (1929)
Dir: Adalberto Kemeny e Rudolf Rex Lustig

Sargento Getúlio (1983)
Dir: Hermano Penna

Se a Galinha É Boa, o Pinto Não Falha (1991)
Dir: Carlos Nascimento

O Segredo da Múmia (1982)
Dir: Ivan Cardoso

Sem essa, Aranha (1970)
Dir: Rogério Sganzerla

O Sertão das Memórias (1996)
Dir: José Araújo

Simão, o Caolho (1952)
Dir: Alberto Cavalcanti

Sinfonia Carioca (1955)
Dir: Watson Macedo

Socorro Nobre (curta-metragem, 1995)
Dir: Walter Salles

O Som Ou Tratado da Harmonia (curta-metragem, 1984)
Dir: Arthur Omar

Sumidades Carnavalescas (curta-metragem, 1971)
Dir: Arthur Omar

Teodorico, o Imperador do Sertão (programa da série Globo Repórter, 1975)
Dir: Eduardo Coutinho

Terra em Transe (1967)
Dir: Glauber Rocha

Terra Estrangeira (1995)
Dir: Walter Salles

Tesouro Perdido (1927)
Dir: Humberto Mauro

Tocaia no Asfalto (1962)
Dir: Roberto Pires

Toda Nudez Será Castigada (1973)
Dir: Arnaldo Jabor

Todas as Mulheres do Mundo (1966)
Dir: Domingos de Oliveira

O Toque do Oboé (1998)
Dir: Cláudio MacDowell

Traí... Minha Amante Descobriu (1978)
Dir: Nilo Machado

Os Trapalhões nas Minas do Rei Salomão (1977)
Dir: J. B. Tanko

Três Moedas na Fonte (curta-metragem, 1991)
Dir: A. S. Cecílio Neto

Trilogia do Terror (1968), em episódios:
Pesadelo Macabro
Dir: José Mojica Marins
O Acordo
Dir: Ozualdo Candeias
Procissão dos Mortos
Dir: Luiz Sérgio Person

Triste Trópico (1974)
Dir: Arthur Omar

Tudo Bem (1978)
Dir: Arnaldo Jabor

Tudo É Brasil (1998)
Dir: Rogério Sganzerla

Uirá, um Índio em Busca de Deus (1972)
Dir: Gustavo Dahl

O Vampiro da Cinemateca (1977)
Dir: Jairo Ferreira

O Vampiro de Copacabana (1976)
Dir: Xavier de Oliveira

A Velha a Fiar (curta-metragem, 1964)
Dir: Humberto Mauro

O Ventríloquo (1945, episódio de Dead of Night)
Dir: Alberto Cavalcanti

Vera (1986)
Dir: Sérgio Toledo

Vereda Tropical, espisódio de Contos Eróticos (1976)
Dir: Joaquim Pedro de Andrade

Viagem ao Fim do Mundo (1967)
Dir: Fernando Cony Campos

O Viajante (1998)
Dir: Paulo César Saraceni

A Vida Provisória (1968)
Dir: Maurício Gomes Leite

Vidas Secas (1963)
Dir: Nelson Pereira dos Santos

O Vigilante (1992)
Dir: Ozualdo Candeias

Villa-Lobos, uma Vida de Paixão (2000)
Dir: Zelito Viana

Viramundo (média-metragem, 1965)
Dir: Geraldo Sarno

Xica da Silva (1976)
Dir: Cacá Diegues

Zezéro (média-metragem, 1974)
Dir: Ozualdo Candeias