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Retrospectiva 98

Fugindo da tradicional metodologia que os jornais aplicam para dar mais uma "olhada" no ano, Contracampo tenta rever o ano com um sentido de cinefilia, ou seja, como foi o ano de 98 no que tange a relação mundo / cinema. Respeitando sua proposta inicial de fazer uma política do cinema, trazemos aqui matérias que não tentam ser simplesmente retrato ou relatos do que foi o ano, e sim uma observação atual e relevante para o futuro do cinema e de sua política. No texto Os Dois filmes de 98, Eduardo Valente procura explicar porque Matador (de Darezhan Omirbaev) e O Show de Truman (de Peter Weir) são os dois filmes mais atuais do ano. Em Os Dez Outros Filmes de 1998, Ruy Gardnier fala dos dez filmes exibidos em mostras que, pela importância criadora, deveriam ter uma chance no circuito de exibição. Em Mostra de Cinema Internacional de São Paulo de 1998: Um Balanço, Eduardo Valente nos relata o que viu na mostra mais conceituada do Brasil.